quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Quais suplementos devo ingerir se tiver intolerância a lactose?

 Quem tem intolerância à lactose pode tomar suplementos alimentares? A resposta curta é: no geral, sim. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Uma especialista explica o que você precisa saber:

De acordo com a nutricionista ,é importante primeiro entender o que é a intolerância à lactose. “Esta condição está relacionada com a deficiência da atividade da lactase na mucosa do intestino delgado. A lactose é um dissacarídeo (a junção de dois tipos de carboidratos: glicose e galactose) responsável pelo sabor adocicado do leite. Além disso, existem graus variados de intolerância à lactose, diagnosticados de acordo com a gravidade dos sintomas apresentados”, explica.



E, muitas vezes, os sintomas podem ser semelhantes aos de quem possui alergia ao leite de vaca, porém, vale ressaltar que esse tipo de alergia é bem mais raro e, geralmente, aparece em crianças entre 3 e 4 anos de idade, sendo que dificilmente os sintomas continuam na fase adulta dos pequenos que desenvolveram alergia ao leite. Já a intolerância à lactose é mais comum na fase adulta e, entre os principais sintomas apresentados, estão dor abdominal, inchaço, flatulência e diarreia.

Ao notar os sintomas, buscar um médico e ter o diagnóstico positivo para intolerância à lactose, é importante lembrar que não existe ainda um tratamento específico para este distúrbio digestivo, sendo que a intolerância precisa ser controlada por meio da dieta de cada um e de acordo com a gravidade de cada caso. E raramente o leite e seus derivados são retirados 100% da dieta. Existem diversas medidas que um médico pode orientar para que a dieta do paciente não corra o risco de promover algum tipo de deficiência nutricional que, muitas vezes, tem o leite como principal fonte.

E, neste caso, o uso de whey protein pode ser indicado. Já para aqueles que já fazem uso deste suplemento, é possível que ele permaneça na dieta. “Para quem possui intolerância à lactose, além de poder consumir proteínas veganas (como proteína de ervilha, arroz, chia, etc), uma opção segura de whey protein é o ‘whey protein hidrolisado’”, diz a nutri.

Fonte: Go outside

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