terça-feira, 26 de julho de 2022

5 DICAS SOBRE A MUSCULAÇÃO

 A frase “no pain no gain“, que significa “sem dor, sem ganho”, é mundialmente famosa na musculação. E muitas pessoas a interpretam com o sentido de que, se você não sentir dor depois do treino, é sinal de que a atividade não surtiu nenhum efeito positivo para o seu corpo. Mas, isso não é uma verdade absoluta.

E além do famoso “sem dor, sem ganho”, também existem alguns outros mitos sobre a prática de musculação, que podem confundir as pessoas. Principalmente os iniciantes. Por isso, com a ajuda do educador físico e personal trainer, Leonardo Lima, esclarecemos algumas inverdades sobre a atividade. Confira:




Mitos da musculação

1. Sem dor, sem ganho

A famosa dor após o treino é uma resposta do corpo gerada pela inflamação dos músculos que pode simplesmente parar de acontecer quando o corpo se acostuma. Portanto, nem de longe, a dor é um marco confiável de progresso.

2. É melhor fazer o aeróbico antes da musculação

Falso, pois o primeiro substrato energético utilizado durante a prática de atividades físicas é o glicogênio. Como o treino de musculação esgota os estoques de glicogênio dos músculos, ao fazer os aeróbicos logo após o treino de musculação, o organismo será obrigado a utilizar como substrato energético as reservas de gordura corporal.

3. Musculação faz bem, mas vai me deixar muito grande

A musculação vai fazer com que o tecido muscular aumente o volume, contudo, o tecido de gordura é mais volumoso do que o muscular. Por exemplo, um praticante de musculação com 90 quilos pode ter um volume corporal menor do que um sedentário de mesma altura e peso. “Isso significa que um praticante de musculação pode ver suas medidas diminuírem conforme a evolução do seu treino”, explica Leonardo.

4. Idosos devem evitar o treino

Segundo o treinador, estudos comprovam os benefícios da musculação para pessoas da terceira idade, pois, naturalmente, o idoso tem uma perda de massa muscular. Além disso, a musculação traz inúmeros benefícios, como a diminuição de dores articulares e aumento da disposição.

5. Musculação não emagrece

No momento em que a musculação aumenta o volume muscular, proporciona um aumento do metabolismo, principalmente no repouso. E esse fator faz com que haja uma potencialização do gasto calórico e, por consequência, uma redução de peso.

Fonte: Sport Life

Link: https:// musculação, atividade física, ganho de massa muscular, emagrecimento, terceira idade fazendo musculação, dores articulares, sedentarismo, gordura, gordura corporal,

Nenhum comentário:

Postar um comentário