segunda-feira, 13 de junho de 2022

Alimentos podem ajudar a combater gripes e resfriados

 Os casos de infecções respiratórias tendem a subir no outono/inverno, isso porque os ambientes costumam ficar mais fechados, com pouca ou nenhuma ventilação, devido ao clima frio e aos ventos fortes, característicos dessa época. Além do mais, a baixa incidência de luz solar contribui para a redução de ingestão de líquidos e o aumento do consumo de ingredientes mais calóricos, por isso vale pensar em bons hábitos alimentares como aliados do organismo, como explica Ana Carolina de Oliveira, professora do curso de Nutrição da Estácio Belo Horizonte.




"Podemos elaborar uma dieta que ajuda a fortalecer o nosso sistema imunológico e que, consequentemente, irá auxiliar no combate a gripes e resfriados. Alimentos ricos em vitaminas C, A e E, minerais, como selênio, zinco e magnésio, dotados de propriedades antioxidantes, que ajudam a combater radicais livres e evitam o comprometimento das células imunológicas. A vitamina D contribui para o funcionamento adequado das células imune; o ômega 3 tem ação anti-inflamatória e vitaminas do complexo B têm ação protetora para o sistema imunológico", relata.

Para ajudar na elaboração do cardápio protetor, a docente separou alguns alimentos que contêm os nutrientes indicados: "Vegetais folhosos verdes escuros, tais como brócolis, couve, espinafre, mostarda, acelga, entre outros; frutas cítricas, como laranja, abacaxi, tangerina, kiwi, maracujá, limão, acerola, morango; alimentos integrais, castanhas, frutas, legumes, sementes, carnes, aves e peixes. Importante ressaltar que a vitamina D não é obtida somente a partir da alimentação, mas principalmente pela exposição ao sol, portanto mesmo com a mudança de estação, procure tomar sol por pelo menos 20 minutos ao dia", orienta a nutricionista.

A professora da Estácio Belo Horizonte acrescenta que a quantidade de nutrientes a ser ingerida dependerá da idade, sexo e necessidades individuais. "Portanto, é fundamental o auxílio de um profissional da área de nutrição. Lembrando que uma alimentação saudável e equilibrada, rica em ingredientes naturais e pobre em alimentos industrializados, deve ser mantida constantemente, garantido ao corpo todos os nutrientes necessários e mantendo uma boa imunidade", afirma.

fonte: Revista Encontro

Link: https:// gripe, influenza, covid, alimentos ricos em vitamina c, zinco, frutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário