quarta-feira, 11 de maio de 2022

Dicas para emagrecer de forma natural e saudável

 Chegamos a segunda-feira e é a partir desse dia que muitas pessoas prometem dar início a uma vida natural e saudável em busca da perda de peso. Nesse processo é comum que muitas pessoas deixem de lado coisas importantes, como a alimentação.



No entanto, a nutrição é o principal fator de interação com o metabolismo. Ou seja, tudo que você ingere é o que seu corpo usa para criar e manter a estrutura dos órgãos e transforma em energia para processos celulares, químicos e fisiológicos do organismo.

A falta de alimentação adequada, por exemplo, pode afetar a sua saúde metabólica. Com isso, os riscos de complicações de saúde aumentam com um metabolismo deficiente e diversos aspectos da vida podem ser prejudicados. O desempenho cognitivo declina, assim como a disposição, o humor, a capacidade de se proteger de vírus e patógenos e do organismo se recuperar de eventuais infecções.

Mas então, por onde começar a ter um metabolismo eficiente para perder peso?

 Dicas para emagrecer de forma natural e saudável. Confira a seguir:

  • Aumente a ingestão de proteína:

Essa classe nutricional tem densidade nutritiva e efeito térmico, o que facilita a sinalização de saciedade. O consumo de proteínas naturalmente implica na ingestão de menos calorias e maior gasto calórico. 

  • Consuma mais fibras:

As fibras, presentes nos vegetais, fornecem volume às refeições, aumentam a sensação de saciedade e alimentam bactérias benéficas do intestino. Por isso, a dica para emagrecer é: inclua mais folhas, legumes e frutas no seu  dia a dia. 

  •  Escolha gorduras saudáveis:

Gorduras são fontes concentradas de calorias e devem ser consumidas com moderação por quem quer perder gordura corporal. Alimentos como abacate, açaí, coco, castanhas, nozes e peixes oleosos são ótimas fontes de boas gorduras. Substitua gorduras vegetais hidrogenadas e óleos ultraprocessados por azeite de oliva, manteiga e ghee. 

  • Atente-se aos nutrientes vitais:

A deficiência de ômega 3, por exemplo, pode trazer consequências ruins  para o seu metabolismo, sabia? A ingestão insuficiente de minerais como magnésio e cromo desregula os mecanismos relacionados à glicose sanguínea e ao apetite. 

  • Beba mais água:

Quando estamos pouco hidratados, a sede e a fome se confundem. O hipotálamo é o responsável pelo envio das duas sensações, então a falta de hidratação envia uma mensagem que soa como necessidade de comida, mas pode ser falta de água. Para manter a boa hidratação, são recomendados 35 ml por quilo corporal.

Gostou das dicas para emagrecer com saúde? 

Fonte: Alto Astral

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