quarta-feira, 25 de maio de 2022

Benefícios do Cacau

 Apesar de o cacau e o chocolate serem comumente associados pela maioria das pessoas, o cacau é um fruto rico em nutrientes e vitaminas importantes para o funcionamento do organismo. No Brasil, o cacaueiro (Theobroma Cacao) está presente, em sua maioria, nos estados da Bahia e Pará.



Benefícios do Cacau

 O cacau é rico em antioxidantes, além de poder funcionar como vasodilatador - excelente para a saúde do coração e para evitar doenças em geral.

Com isso, ele auxilia bastante no controle da pressão e evita, também, o aparecimento de patologias ligadas ao coração.

 A ação vasodilatadora da fruta faz com que ela ajude a controlar e tratar algumas doenças e condições, como a trombose demência. Ela também auxilia diminuindo a inflamação corporal na questão dos radicais livres, que são combatidos pelo alto nível de antioxidante

.A semente do cacau é rica em ferro, o que serve de auxílio no combate à anemia.

No ramo da beleza, a fruta também é utilizada como base em composição de cosméticos para a pele e cabelo, já que sua alta concentração de vitaminas e minerais ajudam na hidratação corporal e na saúde dos fios.

Consumir:

É comum que o único contato de muitas pessoas com a fruta seja através do chocolate. Entretanto, o cacau pode ser consumido de diferentes formas, aproveitando os nutrientes de todas as suas partes, inclusive, as sementes.

A polpa do cacau, por exemplo, pode ser consumida pura ou misturada a algum item adoçante. Antônio Matos conta que as sementes do fruto podem ser levemente torradas e partidas, semelhante com o que é feito com a Castanha-do-Pará.

As sementes podem ser torradas e transformadas em pós, adicionadas em vitaminas e sucos. Também é possível fazer uma farofa com a semente.

Cacau em pó ou achocolatado?

Na hora de preparar receitas que pedem por aquele gostinho de chocolate, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual dos produtos a base dessa fruta utilizar.

A diferença entre o cacau em pó e o achocolatado em pó é que, o primeiro, na maioria das vezes, é puro. Já o achocolatado tem diversos aditivos químicos, uma quantidade absurda de açúcar e estabilizantes - então, ele é bem mais prejudicial do que o cacau em pó puro.

Ainda segundo o nutricionista, a diferença no sabor entre os dois alimentos acontece devido aos altos teores de açúcar acrescentados ao achocolatado - o que faz com que a quantidade de cacau diminua, e o produto tenha seus benefícios reduzidos.

Contraindicações

Não há contraindicações importantes para o consumo de cacau. O indicado é, apenas, que a fruta não seja consumida em excesso, a fim de que não ocorra possíveis alterações na pressão sanguínea.

O ideal seria consumir, mais ou menos, uns 30 gramas de cacau em pó todos os dias. A nutricionista explica que essa quantidade representa duas colheres de chá ou uma de sobremesa.

Gostou? Comente abaixo.

Fonte: Minha Vida

Link: https:// chocolate, cacau, saúde, anemia, diabetes,ferro, benefícios do cacau

Nenhum comentário:

Postar um comentário