quinta-feira, 17 de março de 2022

Volta aos treinos exige alguns cuidados importantes

 No começo do ano, muitas pessoas aproveitam para colocar em prática aquele antigo projeto de praticar exercícios. Independentemente de estar voltando ou começando a prática, o calor da estação e o início de um novo ciclo são pontos muito animadores para deixar a preguiça de lado. Entretanto, é preciso estar atento a alguns cuidados, que podem evitar complicações e até lesões mais graves. É necessário respeitar os limites do corpo, além de uma série de aspectos cruciais na hora de se exercitar novamente.



Para Robson Carvalho, preparador físico e nutricionista clínico e esportivo da Care Club, o ponto mais importante do processo é cumprir todas as etapas com responsabilidade, dando um passo de cada vez. “Ao voltarmos aos treinos após um tempo afastados, devemos também ter em mente que, possivelmente, a antiga performance deve ser reconstruída. Todo o processo de treino deve ser replanejado. É necessário ter paciência e não pular etapas. Precedendo um pico de performance, sempre existe um período de base no treinamento, e essa fase deve ser cumprida”, afirma.

PRIMEIROS PASSOS

De acordo com o personal, a melhor opção inicial é buscar por orientação profissional. Seja qual for a modalidade praticada, o auxílio de um profissional é o caminho certo para alcançar os objetivos, visto que o planejamento é elaborado de forma técnica, com foco nos melhores resultados e na otimização do tempo. “Sem dúvidas a orientação profissional e a realização de exames para garantir a segurança da prática esportiva, principalmente em casos de volta aos treinos pós-covid e lesões, são fundamentais para uma boa retomada”, ressalta.

DICAS E CUIDADOS

Além da realização de exames, outro ponto essencial é evitar comparações com performances anteriores e não desrespeitar o próprio corpo ou o processo de evolução. Para Carvalho, o momento é de readaptar o corpo às atividades. Focar em performances passadas pode gerar um cenário de frustração, além de atrapalhar a criação e cumprimento de um novo processo de treino.

Outras práticas importantes em todo o processo de treino é o controle nutricional e de hidratação, que deve ser cumprido. O personal alerta também para o foco na atividade física de escolha. “Levando em consideração que a pessoa voltou a treinar na academia ou ao seu esporte, faz sentido a mesma focar na otimização de sua recuperação e não no acúmulo de treinos extras por conta própria. Os exercícios de liberação miofascial, alongamento e automassagem são uma ótima opção para acelerar os resultados”, aponta.

DURAÇÃO DOS TREINOS

Sempre tome cuidado na hora avaliar o tempo de duração das atividades. Ao pensar em um possível tempo ideal, pode-se acabar excluindo e desestimulando pessoas que já dispõem de pouco tempo. “Nem todos possuem uma hora disponível por dia, por exemplo. Sessões de treino podem ser bem efetivas, ainda que sejam de curta duração, como 20 ou 30 minutos. As pessoas se surpreenderiam ao descobrir os benefícios da constância de treinos curtos para a saúde/performance. O tempo ideal é aquele que a pessoa tem disponível, e um bom profissional a auxiliará a tornar este tempo bem proveitoso”, completa.

Ficou alguma dúvida? Comente abaixo.

Fonte: Sport Life

Link: https:// exercícios, treinamento físico, emagrecimento, qualidade de vida, ganho de massa magra, massa muscular,personal trainer

Nenhum comentário:

Postar um comentário