domingo, 23 de janeiro de 2022

Você conhece as funções básicas do intestino?

 O nosso intestino possui 7 funções básicas:




É no intestino que as enzimas pancreáticas e o suco biliar atuam digerindo os

carboidratos, proteínas e gorduras que consumimos.

2. Absorção

Todos os nutrientes e os compostos bioativos que ingerimos são absorvidos no intestino.

Porém, além disso, ele também pode absorver toxinas bacterianas e fúngicas, permitir a

passagem de patógenos e absorver proteínas mal digeridas, que podem levar à

inflamação crônica e processos alérgicos.

3. Excreção

Responsável pela eliminação de restos alimentares, células mortas, bactérias e toxinas

através das fezes.

4. Detoxificação

Temos enzimas antioxidantes e detoxificantes no intestino capazes de eliminar toxinas e

compostos maléficos à saúde.

5. Imunidade

O principal órgão imunológico que temos é o intestino, onde se encontra a GALT (Tecido

Linfóide Associado à Mucosa), responsável pela nossa defesa contra bactérias, fungos,

vírus e protozoários, combate infecções, busca equilíbrio de processos alérgicos e

inflamatórios.

6. Neurológico

Temos neurônios no intestino que se comunicam diretamente com nosso cérebro através

do nervo vago. A cada 10 sinalizações, 9 partem do intestino para o cérebro, e apenas 1

do cérebro para o intestino.

Temos bactérias que produzem neurotransmissores e toxinas que podem interferir na

nossa maquinaria cerebral.

7. Endócrino

Quando há um processo de disbiose, ocorre um aumento da permeabilidade intestinal, o

que permite a passagem de toxinas, bactérias e paredes bacterianas no intestino, o que

induz um processo inflamatório, inibindo enzimas envolvidas com a síntese hormonal,

aumentando nosso cortisol e reduzindo os níveis de testosterona, estradiol e

progesterona, causando a infertilidade e baixa libido.

Além disso, fungos podem produzir micotoxinas com ação estrogênica, que podem se

ligar aos receptores do estrogênio e atuarem como disruptor endócrino, aumentando,

inclusive, o risco de câncer de mama.

Quando nosso intestino não funciona bem, isso pode causar inúmeras doenças e sintomas bem desconfortáveis.

Para preservar a boa saúde intestinal, siga algumas dicas da Nutri:

1) Aumente o consumo de fibras: verduras, legumes, frutas, alimentos integrais e leguminosas

2) Beba bastante líquidos ao longo do seu dia

3) Pratique exercícios com frequência, isso vai ajudar , entre outras coisas, a melhorar a circulação sanguínea e melhora o funcionamento intestinal.

4) Procure ter um equilíbrio emocional constantemente.

5) Consuma mais alimentos naturais e menos industrializados.

Se seguir esses passos, com certeza sentirá a diferença na saúde intestinal e no seu corpo.

Patrícia Brigagão Mendes

Nutricionista

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