quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Dicas de como deve agir durante o trabalho de home office !

 

A pandemia de Covid-19 alterou a vida de todo o planeta. De uma hora para outra, as pessoas foram obrigadas a abdicar de hábitos simples e adicionar uma série de cuidados na rotina. Ir ao cinema, aproveitar festas e shows de música se tornaram desafios. Por outro lado, o uso de máscaras, higienização constante das superfícies e, principalmente, o isolamento social viraram realidade.



Tudo isso para conter a disseminação do coronavírus e reduzir o número de pessoas com Covid-19. Uma doença perigosa e, muitas vezes, fatal. De acordo com dados do Consórcio de Veículos de Imprensa e das secretarias estaduais de saúde, a doença já atingiu mais de 20 milhões de brasileiros e matou 600 mil pessoas no país. Dados que justificam todos os cuidados e protocolos de saúde.

Uma das alternativas que algumas empresas encontraram para reduzir os impactos da Covid-19 foi adotar o sistema de home-office. Ou seja, desde o início da pandemia, inúmeras pessoas começaram a trabalhar de casa. Os pontos positivos dessa nova maneira de trabalhar foram os primeiros a aparecem. Afinal, problemas como trânsito e falta de tempo foram atenuados. No entanto, conforme o tempo passou, alguns efeitos colaterais de passar mais tempo em casa começaram a aparecer.

A falta de infraestrutura para aguentar jornadas inteiras de trabalho pode ocasionar problemas posturais e dores articulares. Sem falar no sedentarismo completo, já que mesmo pequenas atividades do cotidiano, como caminhar até o restaurante mais próximo, subir e descer escadas foram excluídas do dia a dia de muitas pessoas.

Fatores que evidenciam ainda mais a importância de manter o corpo atividade, mesmo em casa. "É sempre importante se levantar e realizar alongamentos a cada uma hora para não sofrer com problemas como: torcicolo, tendinites, bursites, contraturas musculares entre outros", explica o fisiologista do exercício, Dr. William Komatsu.

Para auxiliar as pessoas a saírem do sedentarismo, o profissional elencou quatro maneiras simples de manter o bom funcionamento do organismo durante o home-office. Confira:

1 – Realize pequenos intervalos de hora em hora

“É importante estabelecer metas de locomoção durante o dia. Colocar o despertador a cada uma hora para sinalizar o momento de deixar a cadeira de lado. Nesse momento, movimente-se, suba escadas ou simplesmente vá ao quintal/sacada para tomar um pouco de ar fresco”, recomenda o Dr. Komatsu.

2 – Alongamento é fundamental

O corpo sofre muito ao passar longos períodos na mesma posição, sem se mexer. Por isso, de acordo com o fisiologista, é importante lembrar de se alongar. Realizar pequenos exercícios, como a extensão dos braços, pescoço e pernas, são fundamentais para a saúde física. “É sempre bom reforçar que o alongamento é uma prática extremamente necessária, tanto para pessoas que praticam exercícios físicos, quanto para sedentários, pois melhora a flexibilidade e mobilidade do corpo a partir do estiramento das fibras musculares”, completa.

3 – Atenção com as articulações

Ficar horas e horas sentado, segundo Komatsu, também pode gerar tendinites no organismo. Uma boa maneira de evitar esse tipo de problema, no entanto, é trabalhar tornozelos, punhos e ombros. “Para evitar desgaste destas áreas do corpo, invista em pausas durante o trabalho e foque na ginástica laboral”, recomenda.

4 – Beba água

Sabe aquela garrafa de água que você deixa em cima da mesa enquanto trabalha? Ela é uma excelente maneira de manter o corpo hidratado. No entanto, o fisiologista não recomenda encher o recipiente até o limite. A ideia é forçar novas idas até o filtro para abastecer a garrafinha durante o dia. Dessa maneira, além de beber água, você também arrumará a postura e movimentará o corpo.

“Não se esqueça, quanto mais saudáveis, mais produtivos seremos, então fazer exercício é fundamental para combater o sedentarismo e melhorar a produtividade. Além disso, se mostra essencial incluir na rotina hábitos que ajudam a manter a saúde em longo prazo”, finaliza Komatsu.

"Todas essas dicas são importantes para sua qualidade de vida e bem estar. Sem elas, as dores no corpo virão e você se sentirá mal com  isso. Portanto, deve praticar exercícios, alongamento sempre que possível, para diminuir o estresse, controlar peso, glicemia, colesterol , pressão, melhorar o funcionamento intestinal e diminuir o estresse.¨"

Essas são as dicas da Nutri Patrícia Mendes.

Fonte: saúde em dia

Link: https:// estresse, postura, emagrecimento, pandemia, home office, hidratação, exercícios

Nenhum comentário:

Postar um comentário