domingo, 19 de setembro de 2021

Como Diminuir a Insulina no organismo?

O pâncreas é um órgão vital para a nossa saúde e está diretamente relacionado com o nosso peso. Além de ajudar no processo de digestão, ele é fundamental para regular o nível de açúcar no sangue ao produzir um hormônio chamado insulina — que permite ao nosso corpo usar o açúcar para nos proporcionar energia. A insulina regula o nosso metabolismo e é diretamente responsável pelo nosso apetite e armazenamento de gordura.

Se o nível de açúcar aumentar demais no sangue, o pâncreas compensa com uma maior produção de insulina. Os níveis altos são, portanto, uma das razões do aumento de peso e da obesidade.

Se você está tentando emagrecer e sente que quase todo o seu esforço não vale a pena, controlar os níveis de insulina pode ser fundamental para esse processo. Confira os conselhos sobre como ajudar a diminuir a insulina no sangue, ficar em forma e emagrecer.



1.   Faça pelo menos 30 minutos de exercício por dia

Pode ser qualquer tipo de treino: alta intensidade, corrida, ioga, caminhada, etc. Exercícios musculares acordam o corpo e produzem energia. O açúcar é consumido e os níveis de insulina diminuem. Quando os exercícios são realizados regularmente, causam efeitos positivos na nossa saúde e nos ajudam a emagrecer.

2. Siga uma dieta baixa em carboidratos e rica em proteínas

Os carboidratos são a fonte principal de açúcar; portanto, fazem aumentar tanto os níveis de açúcar como de insulina. Diminuir a quantidade de carboidratos e aumentar a de proteínas pode ajudar a manter um bom equilíbrio sem perder a quantidade de energia necessária. Os alimentos ricos em proteínas são carnes magras, ovos, peixes e ricota, por exemplo.

3. Evite carboidratos refinados; no lugar, consuma carboidratos complexos

Os carboidratos refinados, presentes em bolos, doces e biscoitos, são digeridos muito rapidamente, o que leva a um aumento repentino no nível de açúcar no sangue. Opte por alimentos com carboidratos complexos, como arroz integral, quinoa, cevada, legumes, etc. Eles demoram mais tempo para serem digeridos, fazendo com que o açúcar seja liberado em um ritmo constante. Escolha grãos inteiros, e não processados. Eles são mais ricos em vitaminas, fibras e minerais.

4. Diga ’não’ ao açúcar de qualquer tipo

Os alimentos açucarados e processados podem aumentar os níveis de insulina. Estudos demonstram que as pessoas que consomem alimentos açucarados experimentam um aumento de 22% nos níveis de insulina. É melhor diminuir a quantidade de carboidratos e consumir alimentos com mais açúcar em ocasiões especiais. Isso significa eliminar refrigerantes e beber mais água.

5. Coma alimentos que mantenham baixo o nível de açúcar

Os alimentos com pouco açúcar também ajudam a manter os níveis de insulina sob controle. São os seguintes:

·         Frutos secos e sementes (amêndoas, pistache, chia e linhaça);

·         Grãos integrais (cevada, arroz integral, trigo-sarraceno, aveia e quinoa);

·         Frutas ricas em fibra (maçã, coco, laranja e pera);

·         Verduras verdes (espinafre, couve e alface);

·         Batata e inhame;

·         Carne (como salmão e atum);

·         Iogurte sem açúcar;

·         Abacate;

·         Alho.

A fibra solúvel se move lentamente através do sistema digestivo e dá uma sensação de saciedade durante mais tempo, o que mantém a vontade de comer açúcar sob controle, além de prevenir um aumento repentino no nível de insulina após a refeição. O alto consumo de fibra está associado a níveis mais baixos de resistência à insulina entre as mulheres.

8. Consuma vinagre de maçã

Se você consumir alimentos ricos em carboidratos, o vinagre de maçã vai diminuir significativamente os níveis de insulina no sangue. Ele ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina em 20-30%. Além disso, oferece uma maior sensação de saciedade, o que nos faz comer menos e emagrecer.

9. Beba água e chá verde

A água é uma bebida maravilhosa. O ideal é evitarmos refrigerantes, energéticos e sucos industrializados. Você também pode tomar de 2 a 3 xícaras de chá verde por dia após as refeições. Os estudos demonstram que ele ajuda a combater a resistência à insulina.

10. Acalme-se e elimine o estresse

O estresse tem um papel muito importante no desequilíbrio do nível de açúcar. Ele pode causar uma resistência à insulina, levando ao aumento de peso. Procure meditar e fazer exercícios de respiração. Tome banhos mornos, busque momentos de felicidade e se mantenha sempre ativo.

Controlar a insulina é peça chave para emagrecer. As mudanças no estilo de vida são necessárias para conseguir manter o corpo saudável e passos pequenos e consistentes trazem ótimos resultados no longo prazo. Se conhecer outros truques para controlar os níveis de insulina, compartilhe nos comentários.

Agora que já sabe, coloque tudo isso em prática e repita seus exames daqui a 3 meses e verá sua melhora! Se ficou com dúvidas, procure a Nutri que vai te ajudar!

Patrícia Mendes

Nutricionista

Fonte: Incrível club

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