Taxas ideias de colesterol
Os valores ideais de colesterol agora dependem de cada um, de acordo com as últimas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Eles variam conforme o risco individual de desenvolver um infarto ou um AVC — risco que deve ser estabelecido pelo médico. Por exemplo, em geral aqueles indivíduos com diabetes ou com obesidade têm maior probabilidade de sofrer um infarto e precisam alcançar níveis mais baixos de colesterol.
Colesterol total
Abaixo de 190 mg/dl
Para que serve o colesterol
O colesterol um tipo de gordura do nosso organismo, componente estrutural das membranas celulares em nosso corpo e está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele.
Nosso corpo também usa o colesterol para produzir alguns hormônios, tais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.
Causas do aumento do colesterol
O colesterol alto depende da herança genética, do estilo de vida, prática de atividade física e dieta da pessoa.
Os alimentos ingeridos são de extrema importância, pois 30% do colesterol dependerá da dieta, daí sua importância para o controle dos níveis de LDL e HDL. (4)
Dicas de Alimentação
Uma dieta rica em gordura saturada, gordura trans e açúcar pode elevar o LDL "mau" e os níveis de triglicerídeos, aumentando o risco geral de colesterol alto.
Uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas está indicada para todas as pessoas, independente do valor do seu colesterol. Porém, se você tem dislipidemia, seguir esta dieta é ainda mais importante.
Entretanto, nem sempre a dieta sozinha resolve o problema do colesterol alto, isto porque o aumento do colesterol LDL está relacionado a fatores genéticos e alimentares. 70% do nosso colesterol é de origem endógena (produzido pelo fígado) e apenas 30% vem da alimentação. Logo, se os valores do LDL forem muito elevados, somente a dieta não será suficiente para normalizar os valores do colesterol ruim.
Como abaixar o colesterol
O primeiro passo para abaixar os níveis do colesterol alto é dado com mudanças de estilo de vida, como exercício e alimentação saudável.
Uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas está indicada para todas as pessoas, independente do valor do seu colesterol. Se você tem dislipidemia, seguir esta dieta é ainda mais importante.
Entretanto, nem sempre a sozinha resolve o problema do colesterol alto, isto porque o aumento do colesterol LDL está relacionado tanto a fatores alimentares quanto genéticos.
Lembre-se de que todos os alimentos de origem animal possuem colesterol. Portanto, dê preferência a alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos.
Quem tem predisposição ao colesterol alto deve seguir as mesmas recomendações descritas no tratamento: manter hábitos de vida saudáveis, evitar o fumo e controlar o colesterol e a pressão arterial. Conheça algumas sugestões de hábitos de como abaixar o colesterol:
- Coma mais frutas e vegetais
- Coma mais peixe grelhado ou assado e menos carnes fritas
- Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol
- Limite a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite
- Limite os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado
- Utilize derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light
- Evite frituras.
Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados por pessoas com diabetes, pois estas apresentam riscos de manifestações da aterosclerose de três a quatro vezes maior que as pessoas não-diabéticas.
Há alimentos que ajudam a reduzir as taxas de colesterol no sangue, assim como também existem os que devem ser evitados.
Prevenção
Além de uma alimentação equilibrada, há outras maneiras de evitar o aumento do colesterol e, até mesmo, diminuí-lo:
- Fazer exercícios físicos: a atividade física pode ajudá-lo a emagrecer e a diminuir as tensões. Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto e os níveis de colesterol no sangue
- Não fumar: o cigarro é um fator de risco para doença coronária. Aliado ao colesterol, multiplica os riscos
- Evitar o estresse: uma vida menos estressada também diminui o risco de infarto e redução do colesterol. Procure transformar as suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação
- Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol: seja rigoroso no controle da alimentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário