segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Spirulina, conhece seus benefícios?

 

Spirulina é uma alga que pode ser utilizada como suplemento alimentar indicada como uma excelente fonte de minerais, vitaminas, proteínas e aminoácidos, importantes na dieta vegetariana e durante a prática de exercícios físicos, podendo utilizada para emagrecer.

A cianobactéria apresenta propriedade nutracêutica, qualidade de um alimento ou de um ingrediente que proporciona benefícios médicos e de saúde, compreendendo a prevenção e/ou o tratamento de doenças. Tais produtos podem abranger desde os nutrientes isolados até suplementos dietéticos.



Vantagens para o consumo da Spirulina:

01 - Melhora o estado nutricional

A Spirulina  possui grande potencial alimentar apresentando elevada quantidade de proteínas, … zinco), ácidos graxos poliinsaturados; além de compostos fenólicos, e pigmentos bioativos como a clorofila, ficocianina, ficoeritrina e carotenoides (em especial, o B-caroteno), que desempenham inúmeros benefícios para a saúde.

02 - Melhora o sistema imunológico

A Spirulina é amplamente utilizada no tratamento das funções do sistema imunológico, melhorando uma variedade de desordens. Ela promove a estimulação da produção de citocinas e anticorpos, e aumenta a atividade das células de vigilância imunológica. Os pigmentos ficocianina e B-caroteno, presentes em grande quantidade na Spirulina, agem estimulando o aumento da resposta imune mediada por estas células, além de combaterem a ação dos radicais livres, que, quando em excesso, são responsáveis pelo aparecimento de doenças.

03 - Fornece energia e estimula o metabolismo

Por ser rica em nutrientes, a Spirulina fornece energia necessária para suas atividades diárias e para seu metabolismo estar sempre funcionando adequadamente. É uma fonte de nutrição concentrada e completa para a saúde, de fácil e rápida digestão, com um grande número de propriedades benéficas, tais como antioxidantes, imunomoduladoras, antimicrobianas e anti-inflamatórias, dificilmente encontradas em um único produto natural.

04 - Auxilia no processo de emagrecimento

Por ser rica em nutrientes, a Spirulina fornece energia necessária para suas atividades diárias e para seu metabolismo estar sempre funcionando adequadamente. É uma fonte de nutrição concentrada e completa para a saúde, de fácil e rápida digestão, com um grande número de propriedades benéficas, tais como antioxidantes, imunomoduladoras, antimicrobianas e anti-inflamatórias, dificilmente encontradas em um único produto natural.

05 - Tem propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias

A Spirulina tem a capacidade de ajudar o organismo a se livrar de substâncias inflamatórias e potencialmente tóxicas. Ela apresenta uma combinação única de fitonutrientes que auxilia o fígado a metabolizar e eliminar substâncias indesejáveis, além de possuir ação depurativa atuando na redução do inchaço e da retenção de líquidos, e promover o fortalecimento do sistema imunológico.

06 - Possui elevada atividade antioxidante

A Spirulina é uma matriz complexa de vários compostos antioxidantes como o B-caroteno, a ficocianina, as vitaminas A, C, e E, e o zinco, que a tornam capaz de prevenir o envelhecimento celular precoce, além de proteger e retardar a morte celular induzida pelos radicais livres. Como resultado, temos diversos benefícios à saúde, que incluem desintoxicação; proteção contra doenças cardíacas; risco reduzido de problemas cognitivos, de câncer e de perda ou distúrbios da visão; e sinais mais lentos de envelhecimento de órgãos, tecidos e articulações.

07 - Auxilia no controle da pressão arterial

A Spirulina, devido a seus compostos bioativos, aumenta a produção de óxido nítrico, uma molécula de sinalização que auxilia no relaxamento e dilatação dos vasos sanguíneos, promovendo a redução da pressão arterial, e auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

08 - Melhora os níveis de triglicerídeos e colesterol

Estudos indicam que os nutrientes da Spirulina são capazes de reduzir os níveis de triglicerídeos, do colesterol total e ruim (LDL), e aumentar os níveis do bom colesterol (HDL) que apresenta um importante papel protetor, reduzindo o risco de aterosclerose e do desenvolvimento de doenças cardíacas.

09 - Regula a glicemia

O alto nível de glicose no sangue está relacionado com inúmeras doenças como a diabetes. Os estudos mostram grande eficiência da Spirulina na redução dos níveis de glicose no sangue, em curto e longo prazo. A Spirulina possui capacidade de aumentar a sensibilidade à insulina, melhorando a resistência à insulina dos tecidos-alvo periféricos e regulando o metabolismo dos glicolipídeos.

10 - Tem propriedades antibacterianas e antifúngicas

A Spirulina produz metabólitos extracelulares com atividades antimicrobianas, capazes de inibir o crescimento de micro-organismos causadores de intoxicações alimentares, infecções da corrente sanguínea, ósseas, cutâneas, infecções do trato respiratório, trato genital e trato urinário.

11 - Melhora a força, resistência e recuperação muscular

Diversos estudos revelam o potencial da Spirulina para o aumento do desempenho esportivo, aumento da oxidação de gordura, aumento da força e resistência, e redução da formação de ácido lático nos músculos após o exercício físico, auxiliando no controle da fadiga e do cansaço, e a recuperação muscular.

12 - Atua na prevenção e tratamento da anemia

Estudos revelam que a suplementação com Spirulina aumenta os valores médios de hemoglobina. O teor de minerais da Spirulina, incluindo o ferro, bem como seus efeitos moduladores sobre a mucosa intestinal, parecem favorecer o transporte de nutrientes envolvidos no processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos do sangue. Além disso, a ficocianina presente na Spirulina estimula a produção de células estaminais, que podem dar origem aos glóbulos vermelhos do sangue.

13 - Melhora os sintomas da rinite alérgica

A Spirulina promove a modulação na secreção de citocinas, que regulam a resposta inflamatória e imunitária, da mucosa nasal, e reduzindo de forma significativa os sintomas da rinite como congestão e secreção nasal, irritação, coceira e espirros.

14 - Contribui para Saúde Mental

A Spirulina é uma fonte rica em triptofano, aminoácido responsável pela secreção de serotonina, um hormônio importante na regulação do equilíbrio químico do cérebro, que promove sensação de prazer e bem-estar. Seu consumo está relacionado à redução das mudanças de humor e estresse, e à melhora da memória, uma vez que seus nutrientes auxiliam na proteção do sistema cognitivo. O triptofano também é essencial para a síntese da melatonina, o principal hormônio para regular os ciclos de sono e vigília. Ter bons níveis de triptofano no organismo ajuda a prevenir distúrbios como insônia, ansiedade e depressão.

Como usar

A Spirulina está disponível em forma de pó e em cápsulas, podendo ser ingerida com um pouco de água ou adicionadas aos alimentos, como sucos e vitaminas. Em geral, recomenda-se o uso de 1 a 8 g por dia, variando de acordo com o objetivo almejado:

·         Ajudar no controle do colesterol: 1 a 8 g por dia;

·         Melhorar a performance muscular: 2 a 7,5 g por dia;

·         Ajudar no controle da glicemia: 2g por dia;

·         Ajudar no controle da pressão: 3,5 a 4,5 g por dia;

·         Ajudar no tratamento para gordura no fígado: 4,5 g por dia.

A spirulina deve ser tomada de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista, podendo ser consumida em uma dose única ou fracionada em 2 ou 3 doses ao longo do dia.

Efeitos colaterais

O consumo da Spirulina pode causar enjoo, vômitos ou diarreia.

 Contra-indicações

A Spirulina não deve ser utilizada durante a gravidez, lactação, crianças, nem por fenilcetonúricos. Além disso, ela pode causar reações alérgicas em algumas pessoas, mas essa complicação é rara.

Fontes: Tua Vida, Spigreen, ocean drop

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