sexta-feira, 31 de julho de 2020

Alimentos permitidos e proibidos na Plant based Diet

Essa dieta contempla, como o próprio nome diz, todos os alimentos de origem vegetal. Por isso, inclui vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, sementes e nozes. Os especialistas consultados pelo Viva Bem definiram como uma alimentação facilmente encontrada nas feiras e por isso é bastante diversificada e natural. "O convite que a Plant-Based faz é para uma alimentação com itens integrais saudáveis e incentiva aumentar a ingestão de alimentos que preservem a saúde e também o meio ambiente. Por isso, indica-se a diminuição do consumo de tudo o que for contra esses objetivos", destaca a nutricionista do HCor. 

Dieta plant-based 4 - iStock - iStock

Veja abaixo detalhes dos alimentos que estão liberados: 

Leguminosas: feijões, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico; 
Grãos integrais: arroz integral, milho, trigo em grãos; 
Tubérculos: batata-doce, inhame e mandioquinha; 
Hortaliças: frutas, verduras e legumes; 
Leites vegetais sem açúcar; 
Chás de ervas; 
Café descafeínado; 
Sucos naturais sempre sem açúcar e sem coar;
 Cogumelos; Temperos naturais: manjericão, alecrim, açafrão, pimenta-do-reino; Oleaginosas: castanhas, amêndoas, nozes, etc.; 
Gorduras saudáveis como azeite ou abacate; 
Tofu. 

Alimentos proibidos na plant-based 

 Açúcar e alimentos açucarados, como bolos, biscoitos e doces;
 Carboidratos brancos refinados; 
Excesso de sal; Alimentos gordurosos ou fritos; 
Embutidos; 
Fast-food como lanches, batatas fritas, hambúrguer, cachorro-quente; 
Refrigerantes e sucos artificiais; 
Adoçantes artificiais; 
Óleos processados; 
Reduzir ou excluir totalmente os alimentos de origem animal como ovos, leite e carnes.... - 

O foco da dieta é incentivar a inclusão de alimentos naturais e diminuir o consumo de processados e industrializados.

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Fonte: Viva Bem

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