quinta-feira, 16 de abril de 2020

Está com insônia? Sabe como resolver?

Não são poucas as pessoas que enfrentam grande dificuldade para dormir. O quadro se agrava ainda mais quando o paciente também luta contra os sintomas do estresse e da ansiedade, que comprometem a qualidade do sono. Relaxar e simplesmente descansar pode vir a se tornar um desafio enorme para aqueles que não conseguem desligar. Pensando nisso, nós separamos 6 rituais para insônia que podem contribuir para uma vida mais saudável.
Como saber se tenho insônia? - Blog CPAPS

Consiga tirar suas merecidas horas de sono com esses rituais para insônia

Não mexa no celular na cama

Desligar a cabeça antes de dormir é essencial para o relaxamento neste momento. O hábito de assistir televisão, mexer nas redes sociais ou, até mesmo, entrar em contato com qualquer outro dispositivo eletrônico pode te fazer perder o sono e resultar em horas acordado. Isto porque a luz que emana dos aparelhos diminui a produção de melatonina, hormônio responsável pela regulação hormonal e indução do sono. Desta forma, a exposição à claridade inibe sua produção.

Ressignifique o espaço da cama

Muitas pessoas têm o costume de comer na cama, assistindo alguma coisa ou, por vezes, trabalhar em cima do colchão. No entanto, parar com essa prática pode te ajudar a manter uma rotina de sono significativamente mais saudável. Evitando esses comportamentos e usando a cama somente para dormir, o cérebro passa a entender que aquele espaço está associado a uma atividade específica, o que facilitará na hora de sentir o sono.

Bebidas com efeitos calmantes

Pode parecer muito simples, mas o bom e velho chá pode ser um ótimo remédio para te ajudar a dormir mais rápido e um dos melhores rituais para a insônia. Aposte em ervas como camomila, erva cidreira, erva doce e outras que contribuam para a sensação de relaxamento. Além disso, você pode optar por toma-lo com água ou leite morno, que também é uma alternativa bastante nutritiva.

Invista em práticas que reduzam a ansiedade

A ansiedade é uma das principais inimigas de quem tenta manter uma rotina de sono saudável, por isso é importante sempre encontrar formas de driblá-la. Em períodos em que a agonia e os pensamentos destrutivos estiverem frequentes, procure praticar yoga durante o dia e invista em aplicativos para meditação, por exemplo. Todas essas práticas de relaxamento induzido são ótimos rituais para a insônia.

Auto hipnose

O método consiste em hipnotizar a si mesmo para conseguir alcançar um estágio de relaxamento profundo, que é um grande aliado da qualidade do sono. Para quem nunca ouviu falar no procedimento, existem diversos tutoriais e vídeos na internet que disponibilizam material para realizar o procedimento que é supersimples de fazer.

ASMR

O ASMR – Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, é o nome dado à sensação prazerosa e relaxante desencadeada por meio de barulhos, sussurros, movimentos leves e estímulos visuais, como a pintura e o desenho. A prática também é conhecida como “massagem cerebral” e é uma excelente forma de indução ao sono. Vale ressaltar que não são todas as pessoas que conseguem atingir o relaxamento, mas pode ser uma alternativa para quem sofre com problemas de insônia.
Fonte: Alto Astral

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