terça-feira, 10 de março de 2020

Coronavírus, vamos lutar contrar ele? Como aumentar a imunidade?

Estamos vivendo um momento de muita incertezas no mundo diante deste vírus chamado "Coronavírus". Não sabemos muito sobre ele mas sabemos que é altamente contagioso e que para quem estiver com a imunidade baixa e tiver contato com ele corre muitos riscos. Então pensando nisto, resolvi escrever sobre como os alimentos podem ajudar nesta luta contra este vírus maldito e estilo de vida.

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Vou colocar aqui neste post algumas sugestões e dicas para nos protegermos mas nada é garantido 100%, pois existem outros fatores da genética de cada um, idade, saúde, etc que podem influenciar.

Bom, em primeiro lugar, , o que devem fazer para não diminuir a imunidade:

- Evitar excessos de bebidas alcoólicas
- Consumir o mínimo possível de doces, pois este tipo de alimento baixa a imunidade.
- Tomar sol e estar com a vitamina D dentro dos níveis esperados.
- Evitar estresse, pois isso diminui e muito a imunidade.
- Melhor não  frequentar lugares com muitas pessoas. Fique mais em casa ou com grupos pequenos de pessoas ou procure ir em lugares mais movimentados em horários de menor pique de movimento.
- Praticar atividades físicas ao ar livre, assim terão menos contatos em ambientes fechados.
- Lavar as mãos com frequência.
- Não cumprimentar as pessoas com as mãos ou com beijo .

Em relação aos alimentos, seguem algumas dicas:
Os 6 principais alimentos que aumentam a imunidade são:
  1. Morango: pois é rico em em vitamina C, que aumenta a produção das células de defesa do corpo, aumentando assim a resistência a infecções;
  2. Tomate: tem vitamina A, que é importante na manutenção da integridade das células do sistema imunológico;
  3. Sementes de girassol: como têm grande quantidade de vitamina E, que é antioxidante, ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres.
  4. Salmão: rico em omega 3, que ajuda na regulação de algumas células imunológicas e é anti-inflamatório.
  5. Castanhas: são ricas em zinco, que atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. O Zinco é fundamental para o aumento da imunidade.presente também em peixes e feijão.
  6. Iogurte natural ou Kefir: é rico em probióticos, bactérias benéficas para o intestino e importantes para o fortalecimento das células do sistema imune.
Além destes alimentos, o importante é consumir mais verduras, legumes pelo menos 2x ao dia, frutas variadas (3x ao dia) e muita proteína ( 2 a 3 x ao dia)( carnes variadas, peixe, frango, ovo, leite e derivados, soja, feijão, ervilha, lentilha). Estes grupos de alimentos são ricos em vitaminas e minerais e as proteínas que ajudam no equilíbrio do organismo e protegem contra doenças.
Evite dietas muito restritivas neste momento.

Então, espero ter ajudado vocês!

Que Deus nos proteja e que os cientistas consigam achar uma forma para controlar este vírus!

Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista


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