quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Dicas para curar a ressaca!

O que é a ressaca?

Cientificamente, o quadro em que o organismo está intoxicado pelo álcool é chamado de veisalgia, conhecido popularmente como ressaca.
A ressaca é uma reação natural do organismo. Ela ocorre quando o corpo precisa de alguma forma eliminar o álcool ingerido, dessa forma os órgãos precisam trabalhar mais do que o normal, quando não existe álcool no organismo.

Resultado de imagem para ressaca de alcool

Esse desconforto acontece depois que os efeitos do álcool passam, ou seja, depois que o organismo já metabolizou tudo - o que geralmente acontece no dia seguinte à bebedeira. Na maioria dos casos, a ressaca dura apenas algumas horas, melhorando sozinha entre quatro e oito horas depois do consumo de bebidas alcoólicas.
O órgão responsável por metabolizar o álcool é o fígado. Contudo, ele só consegue metabolizar em média uma dose de bebida alcoólica por hora -então, para fazer esse trabalho, acaba produzindo e liberando várias substâncias tóxicas ao organismo que contribuem para a ressaca.
O fígado só consegue metabolizar o equivalente a 10 gramas de álcool por hora, o que é menos que uma uma taça de vinho ou 300 ml de cerveja, que possuem cerca de 12 gramas de álcool.
Outro órgão afetado pelo excesso de bebidas alcoólicas é o pâncreas, responsável pela fabricação de insulina e enzimas digestivas.  O álcool muda a forma como a glicose é metabolizada, favorecendo a hipoglicemia, ou seja, a queda do nível de glicose no sangue.
Além disso, o álcool estimula a diurese (aumento da urina). Portanto, quando o indivíduo consome bebidas alcoólicas em grandes quantidades e sem beber água junto, acaba indo muito ao banheiro, favorecendo a desidratação.
Os principais indicativos de que uma pessoa está sofrendo com a ressaca são:
Além dos sintomas físicos ela pode incluir sintomas psicológicos, como depressão e ansiedade. "Todos esses problemas estão relacionados à desidratação causada pelo excesso de álcool", diz a nutricionista .

Como curar a ressaca?

Não existe nenhuma cura rápida para ressaca, porém os especialistas afirmam que é possível diminuir os efeitos seguindo algumas dicas básicas como beber bastante água, ter uma alimentação saudável e manter repouso.

Como evitar a ressaca?

Entre as principais medidas que ajudam a evitar a ressaca estão:
  • Beber bastante líquido durante a ingestão de bebida alcoólica
  • Comer antes de beber
  • Tomar apenas uma dose de bebida alcoólica por hora.

Riscos do consumo excessivo do álcool

O consumo exagerado do álcool pode trazer uma série de prejuízos à saúde, como o ganho de peso e inflamações no estômago e rins. De acordo com a nutricionista , o consumo crônico de bebidas alcoólicas pode resultar em:
  • Diabetes tipo 2
  • Úlceras e lesões no intestino, rins, bexiga, próstata e pâncreas
  • Cardiopatia alcoólica (aumento do coração devido ao álcool)
  • Câncer
  • Hepatite
  • Depressão.
Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário