domingo, 16 de fevereiro de 2020

Alimentação na Menopausa!

O período do climatério ( antes da menopausa) e quando a menopausa se instala, oferecem algumas mudanças no organismo das mulheres. Os efeitos não acontecem em todas as mulheres da mesma forma. Umas tem alguns ,outras tem outros e outras tem todos!affff.... período difícil!
Aparecem gordurinhas aonde nunca tiveram ( costas, cintura, barriga, nos braços). E difícil de mudar isto, portanto, são essenciais as atividades físicas ( musculação ou pilates e atividades aeróbicas) e controle de peso.

É importante conversarem com seus ginecologistas e pediram ajuda naquilo que estiver incomodando. Uma coisa que acontece e é muitooooo importante é o mau humor e falta de paciência. Isto é causa de muitas separações neste período e as mulheres não tratam. Elas ficam irritadas até com a sombra!!!! É isso mesmo! Pasmem! Então, se cuidem, peçam ajuda aos seus médicos , nutricionistas e sejam felizes!

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Aqui vou dar algumas dicas de alimentação para este período.

Alimentação

Adote uma alimentação rica em alimentos naturais e pobre em alimentos industrializados, especialmente cereais integrais, legumes, hortaliças e frutas.
Esses alimentos contêm fitoesteróis que conferem equilíbrio hormonal. Deve ser dado atenção a alimentos como: soja, tofu, missô e sementes de linhaça que são fontes excelentes de fitoesteróis.
Os ácidos graxos essenciais (gorduras boas) protegem o coração e deixam a pele macia e radiante. Boas fontes são peixes de águas frias, como salmão, bacalhau, atum e também sementes de linhaça. A vitamina E regula a produção de estrogênio.
Não esqueça de incluir óleo de nozes e sementes processadas a frio em sua alimentação.
Consuma diariamente 1 colher de sopa de linhaça moída. Ela contém ligninas, fitonutrientes capazes de equilibrar o estrogênio e reduzir o colesterol. Beber baste água que vai ajudar a eliminar as toxinas e substituir os fluídos perdidos nas ondas de calor.

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Alimentos que devem ser evitados

Reduzir o consumo de carne vermelha e outras fontes de gordura saturada para proteção de problemas cardíacos.
Evitar bebidas gaseificadas (água com gás, refrigerantes...), pois eliminam o cálcio do organismo. Cafeína e álcool agravam o aparecimento das ondas de calor, portanto, elimine-os da sua alimentação.

Dicas nutricionais e cuidados com a saúde

- Controle o seu peso corporal, pois o risco de câncer de mama e derrame é bem maior em mulheres acima do peso;
- Diminua o consumo de gorduras saturadas e trans para prevenir doenças do coração. De prioridade para as gorduras saudáveis (ômega 3);
- Acrescente fibras na dieta, pois reduzem o colesterol e garantem bom funcionamento intestinal;
- Pratique exercícios físicos diários. Ajudam na queima da gordura;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio para proteger contra osteoporose;
- Aumente o consumo de alimentos ricos em soja, pois apresentam fitoesteróis;
- Consuma peixe 3 vezes por semana (ômega 3);
- Use diariamente semente de linhaça (1 colher de sopa), para prevenir sintomas da menopausa;
- Ingira alimentos ricos em vitamina E que ajudam na hidratação e evitam ressecamento vaginal e da pele (gérmen de trigo, aveia, carnes, feijão, ervilha e cereais integrais);
- Inclua alimentos ricos em triptofano (aminoácido), pois diminuem a sensação de depressão decorrente a esta nova fase. Fontes: leite e derivados, banana...;
- Aumente o consumo de bioflavonoides, encontrados nas frutas cítricas, diminuem o calorão e são ricos em vitamina C (antioxidantes);
- Aumente o consumo de alimentos que contêm fitoestrógenos como: erva doce, repolho, cenoura, aipo, cereja, amora, espinafre, chá verde e inhame.
- Tome sol para absorver a vitamina D importante para seus ossos.
- Beba pelo menos 2 litros de líquidos ao dia para sua pele ficar hidratada.

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- Cuide de sua pele, vá ao dermatologista para usar cremes anti envelhecimento e cuidar da hidratação, pois a pele fica mais fina e sensível.
- Procure seu ginecologista para cuidar de ressecamento vaginal, caso tenha e fazer seus exames periódicos desta área.
- Se estiver muito irritada, procure fazer atividades relaxantes como ioga, meditação, massagem corporal pelo menos 1 vez por semana.
- Tome chás calmantes : erva cidreira, erva doce, camomila ou hortelã.

- Cuide de você, faça coisas que goste e viva feliz!

Deixe suas dúvidas aqui e comente como você passou por esta fase. Você pode ajudar outras mulheres!

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Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista

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