quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Desvantagens de perder peso muito rápido!

A perda de peso muito rápida merece atenção especial. Pode indicar que existe uma restrição calórica muito grande o que significa uma redução no consumo de alimentos que consequentemente leva a um menor equilíbrio no consumo de nutrientes e micronutrientes para a saúde.

Os especialistas afirmam que a perda de peso saudável varia de 0,5 kg a 1,5 kg por semana. Sendo que isto pode variar de acordo com o peso inicial, a idade, entre outras questões. O corpo precisa de um tempo para se adaptar às mudanças de peso. Quando isso não acontece, o emagrecimento pode vir acompanhado de complicações físicas e psicológicas.
Os principais problemas que podem ocorrer em decorrência da perda de peso muito rápida:
-Alteração da libido: diminuição na produção de hormônios sexuais o que altera o interesse sexual.
-Anemia: dietas não equilibradas geram carência de vitamina B e ferro, o resultado pode ser um comprometimento cerebral, que leva até a dificuldade de andar.
-Baixa imunidade: aumentam as chances de gripe, infecções, viroses, verminoses e reações alérgicas.
-Flacidez: a pele não acompanha a redução de peso rápida e fica flácida. Além disso, a falta de nutrientes deixa as fibras de colágeno e a elastina desnutridas, impedindo a firmeza da pele.
-Queda de cabelos e unhas fracas: o que desencadeia esses problemas é uma dieta pobre em vitaminas, zinco e proteínas.
Portanto, a luta pelo peso ideal deve ser feita com orientação médica e de nutricionista de forma saudável e com calma. A mudança de hábitos alimentares não acontece rapidamente. A mente deve ser trabalhada para que haja uma conscientização , mudança na alimentação e estilo de vida, isto sim, será mais duradouro.
Hoje em dia, ainda temos o recurso de Coaching de Emagrecimento que dá um suporte comportamental fantástico com excelentes resultados.
O melhor caminho sempre será dieta saudável, variada, individualizada ,atividades físicas com frequência e com acompanhamento multidisciplinar.
Não espere milagres, isto não existe no emagrecimento.
Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista e Coach de Emagrecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário