sexta-feira, 28 de junho de 2019

Dormir depois do almoço engorda?

Tirar um cochilo após o almoço faz parte do ciclo normal de sonolência do ser humano, mas será que isso faz bem para a saúde? Este hábito é muito comum entre as pessoas que vivem na Espanha. Pra você ter ideia como este hábito é forte por lá, em Madri é muito comum encontrar diversas lojas fechadas no início da tarde, justamente porque os lojistas fecham os seus estabelecimentos para dormir um pouco depois de almoçar.
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Dormir após o almoço é bom para a saúde?

Apesar de ser tratado como um péssimo hábito, principalmente entre os brasileiros, esta é uma prática muito saudável e deveria ser seguida por todas as pessoas. Especialistas informam que dormir após o almoço não é sinal de preguiça, mas sim uma recomendação médica, que é capaz de promover melhorias no desempenho das diversas atividades desempenhadas ao longo do dia, além de favorecer uma saúde melhor.
Existem empresas que já compreenderam que a boa produtividade está diretamente relacionada com o estado de espírito do seu funcionário. Com isso, algumas delas já oferecem salas de descanso  para que os funcionários possam dormir um pouco após o almoço. Esta ótima iniciativa já acontece em vários países, mas ainda é raridade no meio empresarial brasileiro.
Você talvez esteja se perguntando, isso funciona de verdade? Os resultados de diversos estudos já mostram que os profissionais que têm um período de descanso depois de almoçar, apresentam uma produtividade muito superior do que os demais companheiros que não descansam depois do almoço.

Dormir depois do almoço faz engordar?

Outra afirmação muito comum é que dormir depois de almoçar favorece o ganho de peso, ou seja, as pessoas que têm esta atitude tendem a engordar mais facilmente. Qual a sua opinião sobre isso? De acordo com diversos nutricionistas, o sono pós almoço não pode ser classificado como um fator determinante para o aumento de peso.
As pessoas precisam compreender que o aumento da gordura corporal ocorre quando há um balanço calórico positivo, mas o que é isso? A resposta é muito simples! Neste caso, a pessoa ingere mais calorias do que consegue gastar, ou seja, sempre que isso ocorrer, haverá um estoque em forma de gordura.
Para conseguir um balanço calórico negativo, a pessoa tem que buscar um estilo de vida mais saudável, visando uma alimentação balanceada e adicionando atividades físicas regularmente em sua rotina semanal. Quanto mais tempo o indivíduo permanecer imóvel, seja no trabalho, em casa ou na escola, menores são as chances de obter um balanço calórico negativo, resultando quase sempre em um quadro de sobrepeso.
Para definir qual a alimentação correta, é necessário contar com a orientação de um nutricionista, assim como também é muito importante buscar a orientação de um profissional de Educação Física para cuidar da parte dos exercícios físicos. Esta orientação se faz necessária, uma vez que estes profissionais têm a capacitação para te livrar de falsas informações e te afastar de diversos riscos desnecessários.

Considerações Finais

Como foi dito, sentir sono depois de almoçar é uma resposta fisiológica natural, mas a pessoa não deve usar isso como desculpa para dormir muitas horas, o mais indicado é que esta soneca seja de no máximo 30 minutos. Este período já é o suficiente para dar uma boa restaurada nas energias.
Fonte: Buscar saúde

Qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar?

Grande parte das pessoas estão fora do peso ideal e isso é reflexo de uma vida inativa e de anos de alimentação incorreta. Para grande parte deste grupo, a única solução é encarar a dieta do momento, aquelas que prometem milagres e emagrecimento em pouquíssimo tempo, mas será que isso é verdade?
Diversas dessas dietas podem até fazer que a pessoa consiga perder bastante peso, mas será que vale a pena enfrentar os efeitos colaterais? Que convenhamos, nunca são divulgados! Praticamente todas estas dietas milagrosas são extremamente prejudiciais ao nosso organismo. Outro ponto bastante negativo das dietas milagrosas é o risco que a pessoa tem de engordar novamente, o chamado efeito sanfona! Com isso, a pessoa acaba virando refém daquela rotina totalmente perigosa para o corpo.
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Dieta x Reeducação alimentar: Qual a diferença?

O emagrecimento deve ser planejado para que seja algo definitivo e saudável. Sendo assim, a pessoa precisa aprender a reeducar o seu metabolismo para conseguir alcançar este objetivo. Quem quer emagrecer de uma forma saudável, deve compreender qual a diferença entre dieta e reeducação alimentar.
Os nutricionistas classificam a dieta como um regime prescrito e direcionado a uma pessoa com restrição total ou parcial de alguns alimentos. Já a reeducação alimentar é classificada como um processo gradativo de aprendizado, conscientização e alteração do hábito alimentar.
Os especialistas tratam o processo de reeducação alimentar como algo evolutivo, onde a pessoa deve compreender os erros alimentares e efetuar as devidas alterações para preveni-los, visando a manutenção do peso ideal e recuperação da boa saúde.

Reeducação alimentar: Qual o motivo do sucesso?

Se alimentar corretamente não deveria ser a solução de um problema, mas sim um hábito diário, principalmente de quem deseja ter uma vida saudável. Infelizmente grande parte das pessoas não se preocupam com o que está ingerindo e muito menos com os possíveis efeitos que aquele alimento irá causar em seu corpo.
A reeducação alimentar funciona como uma aula sobre os alimentos e seus pontos positivos e negativos. Durante o processo, a pessoa começa a conhecer quais os melhores alimentos para cada refeição e horário, além de compreender que cada situação requer alimentos diferentes e principalmente qual é a quantidade ideal a ser ingerida.
Então, se houver uma boa reeducação alimentar, a pessoa certamente conseguirá perder peso e principalmente mantê-lo depois, que é a parte mais complicada de quem adota as dietas milagrosas. Outro ponto bastante favorável à reeducação alimentar é a melhoria absurda qualidade de vida, graças ao melhor funcionamento de todos os sistemas vitais do nosso organismos.

Dieta milagrosa é uma ilusão!

Os especialistas tratam as dietas milagrosas como soluções temporárias, que são buscadas por pessoas que visam apenas melhorias estéticas. Existem casos em que essas dietas devem ser adotadas, mas isso só deve ocorrer quando indicada por um especialista. Mas desde já informamos que quase sempre tem como objetivo, algum efeito terapêutico. Os principais exemplos são: a necessidade de reduzir as taxas elevadas de colesterol e também para aumentar a massa muscular.
Grande parte das pessoas adotam estas dietas, por acreditar que para perder peso é necessário praticamente passar fome. Este tipo de restrição pode ser extremamente prejudicial à saúde, uma vez que a ausência de certos nutrientes pode atrapalhar o funcionamento ideal do organismo, alterando negativamente as funções metabólicas. Isso acontece com 99% das dietas milagrosas divulgadas por ai. Portanto, jamais inicie qualquer dieta sem a orientação especializada.
Indiferente de ser uma dieta ou uma reeducação alimentar, a mesma só deve ser adotada quando prescrita por nutricionistas. Respeite as orientações e conte sempre com o acompanhamento que é indispensável. Fique atento, pois antes de prescrever qualquer rotina alimentar, o nutricionista deve realizar uma avaliação completa para detectar possíveis déficits nutricionais.
Fonte: Buscar saúde