domingo, 2 de junho de 2019

ATIVIDADES FÍSICAS MAIS INDICADAS DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA


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Aos 20
Como essa fase é de bastante energia e socialização, os esportes em grupo são uma boa alternativa (futebol, vôlei, basquete). Nessa faixa etária o corpo lida melhor com impactos, mas isso não quer dizer que você esteja livre do risco de lesões. Por isso, comece devagar, respeitando seus limites, e mantenha uma frequência (três vezes na semana é o ideal). Você também pode intercalar os treinos coletivos com outras atividades, como corrida e natação.

Aos 30
Escolha exercícios que te deem prazer, mas mantenha a frequência. A força muscular começa a diminuir mais ou menos quando estamos com 35 anos, então adicionar treinos de musculação pode ser uma boa para manter e até ganhar massa muscular nessa faixa etária.
Você pode dividir os treinos entre a prática de atividades aeróbicas (natação, corrida) e duas vezes por semana de exercícios de resistência ou peso. Outra opção é dividir o treino diário praticado três vezes por semana, fazendo 30 minutos de exercício aeróbico seguido por outros 30 minutos de peso ou resistência.
Aos 40
É preciso começar a cuidar dos ossos e buscar exercícios que contribuam para a fixação de cálcio, como dança, corrida, caminhadas mais fortes e musculação. Evite atividades físicas como o jumping, que apresentam grande impacto, e trabalhe o core, região que ajuda a manter a coluna estável (músculos das costas, do quadril e do abdômen). Yoga e pilates trabalham essa área e ainda melhoram a flexibilidade.
Aos 50
Aqui é ainda mais importante trabalhar o fortalecimento muscular e ósseo, já que o enfraquecimento natural da idade começa a surgir. Para evitar lesões, é melhor não praticar exercícios muito repetitivos, como ciclismo, maratona e spinning, a menos que você já praticasse antes a modalidade.
Atividades na água, como hidroginástica e deep running (corrida na água) têm menos impacto e ajudam a ganhar força e manter a massa muscular. Caminhada, yoga e pilates são boas indicações a partir dessa idade, pois podem ser adaptados facilmente às necessidades de cada um.

Acima dos 60
Nessa fase da vida, as atividades físicas se tornam muito importantes também para manter a socialização na terceira idade e afastar problemas como depressão. Como o envelhecimento aumenta os riscos de lesões, continue trabalhando o fortalecimento com atividades físicas de menor impacto.
Exercícios na água são muito recomendados para essa idade, porém não são suficientes para suprir as necessidades dessa fase. Caminhada é uma ótima opção, pois dá para respeitar o ritmo de cada um e combatem inúmeras doenças.
A musculação pode ser praticada, mas é necessário contar com acompanhamento profissional para que não haja sobrecarga ou movimentos errados que possam resultar em lesões. Também são recomendados exercícios que trabalhem agilidade, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade.



Cuidados para todas as idades
Muita gente se esquece deles, mas os alongamentos são importantíssimos para o corpo. É que o corpo humano tem muitas articulações, ossos e músculos que utilizamos por toda a vida. Os músculos acabam diminuindo e perdendo eficiência na contração quando não são usados, por isso devemos praticar habitualmente exercícios de alongamento. Quando em seu tamanho normal, o músculo tem menos chances de sofrer lesões como rupturas, contraturas e tendinites.

Antes dos exercícios físicos os alongamentos ajudam a aquecer os músculos, aumentando sua eficiência e diminuindo o risco de lesões. Após a atividade física, os movimentos devem ser leves para relaxar a musculatura. Mas se engana quem pensa que alongamentos devem ser feitos apenas quando vamos treinar, o ideal é tornar essa prática um hábito em todos os momentos da sua rotina: no trabalho, ao acordar e nos momentos de lazer.
Antes de começar uma nova atividade física é importante também passar pelo médico para fazer uma avaliação física e garantir que você está apto para os exercícios que quer fazer. Embora existam indicações gerais para cada faixa etária, todo mundo tem suas limitações e necessidades, então é importante fazer exames para checar se está tudo bem ou se sua atividade física vai precisar de algumas adaptações.

Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista