terça-feira, 28 de maio de 2019

Você tem dificuldade para pegar no sono?


Ter uma boa noite de sono é importante para sua qualidade de vida, bom humor, diminuir a pressão, ficar mais dinâmico para suas atividades diárias, diminui a ansiedade. Então seguem algumas dicas que podem te ajudar!

Dean Drobot/Shutterstock

1) Tome um banho morno a noite para relaxar.
2) Leia um pouco.
3) Coloque uma música calma e vá relaxando pensando em coisas boas que já fez.
4) Coloque uma luz fraca.
5) Faça um pouco de meditação.
6) Reze.
7) Tome um chá de camomila ou hortelã ou erva cidreira antes de dormir.
8) Pratique atividade física durante o dia, assim ficará mais cansado e vai dormir mais rápido e melhor. Se fizer exercícios á noite, isto vai espantar seu sono.

Evite:

- Pensar nos problemas
- Não fique no computador ou no celular até na hora de dormir
- Não fique vendo televisão
- Evite comer alimentos gordurosos a noite
- Evite fumar e tomar bebida alcoólica em excesso

Vou colocar aqui alguns alimentos que ajudam no sono!


Aveia

É um dos poucos cereais ricos em melatonina - hormônio responsável pelo nosso relógio biológico quando se trata de dormir. Para potencializar seu efeito, é importante escurecer o quarto, uma vez que os níveis desse hormônio do corpo aumentam na ausência de luz, causando sono.

Leite

Rica em triptofano, a bebida ajuda a relaxar e ter uma noite mais tranquila. O ideal é um copo de leite quente 30 minutos antes de deitar.

Iogurte

Uma pequena tigela de iogurte com alguns de seus ingredientes favoritos (frutas picadas, granola…) faz a diferença na hora de adormecer. Isso porque o alimento contém cálcio, que é necessário para o processamento de hormônios indutores do sono – o triptofano e a melatonina.

Feijão

O feijão contém um bom punhado de diferentes vitaminas do complexo B, como B6, niacina e ácido fólico, ótimos aliados para o combate a insônia e alívio do estresse.

Mel

O mel é um carboidrato simples e, por isso, facilita a absorção do triptofano, contribuindo para a sensação de relaxamento antes de dormir. O ingrediente pode ser utilizado para potencializar os efeitos do leite, basta acrescentar uma colherada no leite morno.

Chá de camomila

A bebida não contém a cafeína encontrada nos chás tradicionais e tem um efeito calmante sobre o corpo. Além disso, um líquido quente antes de dormir pode aumentar o calor do corpo e deixá-lo sonolento.

Cereja

A frutinha é outra fonte de melatonina. Pode ser consumida fresca como sobremesa ou em forma de suco junto com o jantar.

Couve

Composta por magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo a aliviar tensões para descansar.

Alface

Também constituída de triptofano, a verdura pode ser consumida na última refeição do dia em saladas, na forma de chá ou até suco.

Ovo

Boa fonte de triptofano, o ovo também é um aliado das noites tranquilas. Se você servir com uma xícara de chá ou com pão integral, melhor ainda.

Chocolate amargo

Além de delicioso, o doce contém serotonina, que relaxa a mente e o corpo. Mas apenas sua versão amarga tem esse efeito.
Gostou? Faça seus comentários!
Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista