domingo, 7 de abril de 2019

6 desvantagens que dietas extremas trazem

As dietas extremas propõem planos alimentares restritivos e perigosos. Embora elas permitam perder peso rapidamente, causam efeitos colaterais que podem reduzir a qualidade de vida.


As dietas extremas se tornaram populares em todo o mundo como uma forma “rápida” de perder peso em poucos dias. São planos alimentares restritivos que diminuem abruptamente o total de calorias diárias, ignorando as necessidades nutricionais do corpo.
Os resultados que elas fornecem são quase “milagrosos”, e é por isso que muitas pessoas tomam a decisão de adotá-las. A desvantagem é que elas são regimes que forçam o corpo a ir além de suas capacidades, causando uma série de reações indesejáveis.
Além disso, a maioria desses planos produz o conhecido efeito sanfona, que é o motivo pelo qual muitos fracassam ao tentar perder peso de forma rápida, e pouco segura.

Desvantagens das dietas extremas que todos deveriam saber

Sem dúvida, a maioria das pessoas que está interessada em uma dieta extrema são aquelas que ganharam peso devido a excessos em sua dieta. Na ânsia de recuperar sua forma, optam por aqueles planos que prometem resultados em dias ou semanas.
Isso não significa que todas as dietas sejam ruins. No entanto, se a perda de peso estiver envolvida, é melhor escolher as opções que propõem uma dieta balanceada com todos os nutrientes.
Quando essas características não são atendidas, a perda de peso pode estar relacionada à má nutrição ou doenças.  Portanto, apesar de permitirem perder peso são dietas que nenhum especialista em nutrição recomenda. Vamos ver algumas das suas desvantagens:

1. Podem produzir hipoglicemia

As pessoas que seguem uma dieta na qual se resiste à fome, provavelmente sofrem um episódio de hipoglicemia. Seja porque se privam de uma refeição, seja porque a substituem por uma simples, e o corpo tende a ter esse tipo de desequilíbrio.
Além disso, as células não obtêm o “combustível” de que necessita para trabalhar em condições ideais, o que desencadeia estados de fadiga e fraqueza.

2. Aumentam os níveis de colesterol

Quando dietas extremas são baseadas no consumo de carnes e proteínas, há grandes chances de ter problemas com o colesterol alto. Devido a isso, muitos pacientes acabam com problemas de dor nas articulações.
Enquanto o corpo tem a capacidade de digerir proteínas, uma quantidade excessiva pode sobrecarregar suas funções. Como consequência, os lipídios no sangue aumentam, e o risco de doenças cardiovasculares graves aumenta.

3. Causam problemas digestivos

Enquanto algumas dietas extremas levam ao desenvolvimento de constipação e problemas no cólon, outras produzem episódios de diarreia e desidratação. Em primeiro lugar, a dieta pode não ter fibra alimentar, um nutriente essencial para a digestão.
Por outro lado, quando você tem excesso de fibras e água, como dietas baseadas em muitas frutas e verduras, elas podem causar cólicas abdominais e fezes líquidas e moles.

4. Produzem efeito sanfona

O corpo responde a todos os tipos de alimentação restritiva e, por isso é normal perder peso. Mas uma vez que os hábitos alimentares regulares sejam restaurados, o corpo reage à mudança, e o popular efeito sanfona ocorre.
Como resultado, o sentimento de ansiedade sobre a comida aumenta, e também a tendência a acumular gordura em várias partes do corpo. Por esse motivo, muitos recuperam o peso perdido em pouco tempo.

5. Afetam o sistema imunológico

Dietas extremas fazem adoecer
Uma mudança brusca na dieta, e a restrição de alguns nutrientes essenciais podem afetar significativamente a saúde do sistema imunológico. Muitas vezes, aqueles que se submetem a dietas extremas são mais propensos a infecções e doenças.
Quando o corpo não está fisicamente preparado ele esgota seus antibióticos naturais, para substituir os minerais que não está recebendo. Devido a isso as defesas são enfraquecidas, e os antígenos conseguem afetar os tecidos sem dificuldades.

6. Produzem descontroles metabólicos

As dietas extremas que se propõem a eliminar completamente qualquer grupo de nutrientes podem desencadear o descontrole metabólico. Ao limitar, por exemplo, carboidratos e gorduras, a atividade do metabolismo está sofrendo uma mudança.
Consequentemente, muitas funções dos órgãos vitais são alteradas, e são produzidos sintomas e condições que podem afetar a qualidade de vida, quando não são controladas a tempo. Algumas delas incluem:
  • Diabetes tipo 2
  • Perda de massa muscular
  • Hipertireoidismo ou hipotireoidismo
  • Dislipidemia
  • Doenças do fígado
Então, você está interessado em perder peso sem expor sua saúde? Em vez de adotar dietas extremas, escolha um plano de refeições completa que atenda às suas necessidades. Embora os resultados demorem um pouco mais, este tipo de plano é mais seguro e permanente.

Fonte: Melhor com Saúde
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Alimentos anti-inflamatórios para incluir na dieta

Incluir alimentos anti-inflamatórios em nossa dieta nos ajudará a prevenir o desconforto. Graças à sua contribuição de nutrientes, podemos fortalecer o sistema imunológico e evitar vários problemas de saúde.

Você sabe quais são os melhores alimentos anti-inflamatórios ideais para a sua dieta? Você começou a analisar se os consome com a frequência certa e na quantidade que precisa? A verdade é que a inflamação está relacionada a vários problemas de saúde, desde pressão alta até asma ou diabetes.

6 alimentos anti-inflamatórios

1. Vegetais de folhas verdes

Qualquer um dos alimentos que você inclui em seu prato deve ter uma boa porção de vegetais de folhas verdes. Estes são um dos melhores alimentos anti-inflamatórios, graças aos seus antioxidantes. Quando são consumidos na porção correta, você ajuda suas células a se regenerarem.
Caso você não goste particularmente de consumir legumes verdes em sua forma natural, brinque com eles e prepare batidas. Dessa forma, você obterá seus nutrientes com um sabor delicioso e de uma maneira menos chata.
Além disso, recomenda-se alternar entre vários vegetais de folhas verdes. Embora sejam semelhantes, pode haver diferenças nos nutrientes que eles fornecem.

2. Amoras

Estas pequenas bagas são outro alimento anti-inflamatório que você deve incluir em sua dieta sempre que puder. Além de deliciosas, neutralizam os efeitos da inflamação causada por alimentos gordurosos ou com alto teor de carboidratos.
Este efeito é devido ao fato de que as amoras são ricas em flavonoides, um tipo de antioxidante que fortalece o sistema imunológico. Além disso, elas nos fornecem vitamina C e resveratrol, dois compostos que, por si só, reduzem a inflamação.
Por tudo isso, recomendamos que você aproveite as frutas para suprir o desejo por algo doce. Assim, você evitará a inflamação sem maiores complicações.

3. Flocos de aveia natural

Você costuma comer aveia? De que tipo? Se a resposta for “instantânea”, recomendamos alterá-la para a natural. A razão é que a última é um dos alimentos anti-inflamatórios.
Além de ser mais econômica que a comercial com sabores, é muito mais saudável. Os flocos naturais fornecem carboidratos que passam quase sem alterações no estômago. Este tipo de carboidrato favorece a criação de bactérias benéficas, reduz a oxidação e a inflamação.
No caso de você estar lidando com problemas de resistência à insulina ou diabetes, a aveia ajuda a reduzir este problema e a inflamação associada. Inclua a aveia na sua dieta!

4. Aipo

Um vegetal que é delicioso e fácil de combinar é o aipo. Além do seu sabor delicioso, é um bom anti-inflamatório e antioxidante natural. Portanto, é comum encontrá-lo em receitas recomendadas para baixar os níveis de pressão arterial e colesterol.
Outro bom momento para consumi-lo é quando você está passando por uma infecção bacteriana ou uma deficiência de potássio. No caso de você consumir alimentos processados ​​regularmente, o aipo é um dos alimentos anti-inflamatórios que você deve incluir na sua rotina alimentar.
A razão é que os alimentos processados ​​são ricos em sódio, um elemento que pode alterar a sua saúde a longo prazo. No entanto, ao consumir potássio, você neutraliza seus efeitos. Em geral, a recomendação é ter refeições balanceadas de potássio e sódio.

5. Gengibre

gengibre tem um produto químico chamado gingerol. Este produto químico é conhecido por reduzir a inflamação e ser um ótimo antioxidante e antibacteriano.
Quando se trata de inflamação, o gingerol ajuda a reduzir o desconforto da artrite reumatoide. Opções para aproveitar seus benefícios incluem usar seu extrato na forma de óleo ou consumir a raiz.
Se você optar por este último, pode consumir uma infusão ou adicionar um pequeno pedaço de gengibre às suas batidas. Você também pode aproveitar seu sabor característico em pães e sopas para melhorar suas receitas.

6. Chá verde

O último dos alimentos anti-inflamatórios que você deve incluir em sua dieta regularmente é o chá verde. Esta bebida se tornou uma favorita nos últimos anos devido aos seus benefícios para a saúde.
O composto que faz com que seja uma boa escolha para a sua saúde são as catequinas. Estas são um tipo de antioxidantes que são encontrados apenas nesta bebida e que combatem a inflamação generalizada.
Agora você sabe quais são os alimentos anti-inflamatórios que você não pode perder em sua dieta. Deixe a sua alimentação ser o seu remédio!
Fonte: Melhor com Saúde