terça-feira, 5 de março de 2019

Consumo de álcool vem crescendo a cada dia. Quais os efeitos para o organismo?

O consumo do álcool está a cada dia mais aumentando entre as pessoas.

Os motivos podem variar:
- Depressão
- Querem criar coragem para falar ou agir de forma diferente
- Alegria
- Para relaxar,....
E por aí vão os motivos!

O fato é, que seja lá por que motivo for, o consumo  vai aumentando, a pessoa muitas vezes não percebe e quando vê, já se tornou um alcoólatra!


Prejuízos na saúde serão vários!

Obesidade, gordura abdominal, esteatose hepática, cirrose, câncer, falta de memória, sonolência, problemas sexuais, gastrite, úlcera, anemia, dores de cabeça,diarréia, vômito,capacidade de discernimento prejudicada, visão e audição diminuídas, problemas familiares, problemas no trabalho e muto mais!

Precisa de mais motivos para parar?

Então, pense e analize seu caso e pare ! Antes que seja tarde demais para sua saúde , sua convivência com seus amigos e familiares!

Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista

Link: http://Obesidade, gordura abdominal, esteatose hepática, cirrose, câncer, falta de memória

Emagrecer rápido demais tem riscos?

Atualmente a associação de um corpo magro a uma vida saudável é muito comum. O que mais preocupa nem é esta adoração pela magreza, mas sim a busca a qualquer custo. Essas atitudes desesperadoras podem trazer mais malefícios do que benefícios.
Sem dúvidas ter o objetivo de perder peso não é algo ruim, ainda mais nos dias de hoje onde a maior parte da população se encontra acima do peso ideal, mas existem situações perigosas ao emagrecer rápido demais.

Emagrecer rápido é perigoso?

Resultado de imagem para emagrecer
Não é correto afirmar que emagrecer rápido faz mal, mas podemos afirmar que emagrecer rápido sem acompanhamento correto, pode sim causar uma série efeitos negativos para a saúde.
É muito importante tomar cuidado com as dietas milagrosas que oferecem por ai. Essas dietas sempre mostram o lado bom que é a enorme perda de peso, mas em nenhuma delas existem alertas sobre os possíveis riscos.
Jamais coloque em prática qualquer tipo de dieta sem antes consultar um médico e um nutricionista. A melhor coisa é controlar a impaciência, e seguir o caminho lento, mas com segurança e sem colocar a saúde em risco.

Quais são os malefícios?

O emagrecimento em proporção exagerada e rápida demais não permite que o corpo tenha tempo suficiente para se adaptar as diversas mudanças que ocorrem nestes períodos. Como este tempo de adaptação não foi o ideal, existem diversas possíveis conseqüências, são elas:
  • Mudanças hepáticas – o aumento do metabolismo de gordura em grandes proporções prejudica as funções do fígado
  • Mudanças no coração – alterações nos batimentos cardíacos
  • Alterações na libido – a diminuição da produção de hormônios sexuais interfere no interesse sexual
  • Anemia – se houver falta de vitaminas e minerais na dieta
  • Distúrbio hidroeletrolítico – por causa da perda de água e sais minerais
  • Cálculo na vesícula – ocasionada pelo aumento da quantidade de ácido úrico na circulação
  • Embolia – são os coágulos que impedem a passagem de sangue nas veias
  • Flacidez
  • Intolerância ao frio – provocada pela diminuição do tecido gorduroso
  • Metabolismo lento
  • Osteoporose
  • Prisão de ventre
  • Enfraquecimento do cabelo de das unhas – acontece por falta de vitaminas, zinco e algumas proteínas
  • Existem efeitos psicológicos?

    Se apesar de todos os riscos listados anteriormente você ainda não ficou convencido e acha que deve buscar esse emagrecimento acelerado, devemos alertar também sobre os riscos psicológicos. Nunca se esqueça que o corpo e a mente funcionam simultaneamente.
    O principal problema é com a autocrítica maximizada, onde mesmo que você esteja perdendo muito peso, vai continuar pensando que ainda está gordo. Isso acontece porque mesmo que você esteja magro, seu cérebro não se adaptou na mesma velocidade, ou seja, é muito difícil que você não engorde novamente.
    Ainda existe o perigo da frustração por expectativas não alcançadas. Após atingir a meta sonhada de magreza, você pode se deparar com diversos problemas que você não tinha antes. Sejam eles de saúde ou de estética.
    Em casos mais graves, onde existe a utilização de uma dieta extremamente rigorosa, você pode desenvolver uma compulsão alimentar. Quadro que ocorre porque durante a dieta, houve uma privação exagerada de comidas que antes você gostava, mas pode passar a não comer mais.

    O que é efeito iô-iô?

    Resultado de imagem para emagrecer

    O que é efeito iô-iô?

    O mais freqüente é ver pessoas que sofrem com o “efeito iô-iô”. O que é isso? Nada mais é do que você retornar ao peso anterior no mesmo tempo que emagreceu, ainda correndo o risco de engordar mais que antes ao final deste processo.
    Esta situação acontece porque as células gordurosas demoram um tempo para se acostumar com o novo quadro e com isso estimular o cérebro a se mostrar saciado com menor quantidade de alimentos ingeridos.
    Tendo em vista que todos os argumentos anteriores alertam para a não utilização de dietas agressivas, devemos recomendar que você buscasse a perda de peso de maneira saudável.
    Existem diversos artigos em nosso site que falam sobre emagrecimento. O que fazer no dia a dia para ajudar na queima de caloria? Observe a Sua situação na pirâmide do exercício, por exemplo, talvez poucas mudanças na rotina já sejam capazes de te proporcionar uma dieta saudável. Agradecemos a sua atenção e esperamos que volte mais vezes para buscar novos conhecimentos, dicas e informações. Obrigado!
    Fonte: Saúde Melhor