terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Como avaliar se está perdendo peso?

Dicas para emagrecer

Apesar de não ser o primeiro ponto que se deve olhar, os números na balança são sempre o ponto de partida para a pessoa determinar se está tendo sucesso ou não no sonho de emagrecer. Por mais que seja um forte indicador de mudança, a balança não vai mostrar o progresso que você está tendo, principalmente em curtos períodos.
Se você estiver acompanhado de Nutricionista e Educador Físico durante a sua mudança de hábito, uma das primeiras alterações é justamente não ficar subindo na balança todo dia. Portanto, para saber se você realmente está emagrecendo, chegou a hora de conhecer os sinais de emagrecimento que você pode estar deixando de lado!

Emagrecer: Roupas frouxas

Você já ouviu alguém falar que as roupas estão frouxas e tem que usar até cinto? Pois é, este é um dos principais indicadores de progresso no corpo de uma pessoa que quer emagrecer.
Sendo assim, se você perceber que as calças estão caindo ou que aquela roupa que não entrava mais agora está servindo, continue firme no seu processo porque os resultados já estão aparecendo.

Emagrecer: Condicionamento físico

Quando a pessoa está emagrecendo, todo o corpo funciona melhor e isso é notado já nas primeiras semanas. Então, o emagrecimento vai te ajudar a se sentir mais forte, com mais fôlego para se exercitar e realizar as demais atividades do dia a dia, além é claro de ficar mais forte psicologicamente, porque o bem estar corporal favorece a autoestima e autoconfiança.

Emagrecer: Comer menos

Uma das principais coisas que favorece o emagrecimento não é comer pouco e sim comer o suficiente, ou seja, estamos falando das principais diferenças entre dieta e reeducação alimentar, caso queira saber mais sobre isso, já fizemos um artigo completo aqui no Buscar Saúde, vale a pena ler.
Quando você tem uma boa reeducação alimentar, você naturalmente vai comer menos calorias do que normalmente come, justamente porque vai controlar as suas porções alimentares. Então se você naturalmente já está comendo menos porções que comia, certamente é um sinal de emagrecimento!

Emagrecer: Traços corporais

Através das suas fotos já é possível notar o progresso do emagrecimento. A imagem corporal é o principal fator de busca de emagrecimento que na verdade deveria ser a saúde, mas ainda estamos muito pressionados e obcecados pelos padrões de belezas impostos pela mídia e sociedade. Então quando olhar para a sua foto, antes de pensar se está gordo, magro, feio, bonito, fraco ou forte, pense se você está saudável!
O lado bom disso é que uma pessoa dentro do peso corporal ideal naturalmente está no caminho certo de ter uma boa saúde. E preste bem atenção, quando eu falo peso ideal não é este peso imposto pela mídia! 

Emagrecer: Motivação

Quando uma pessoa está fora do peso ideal e com a saúde prejudicada, uma das principais consequências é o sedentarismo. Esta pessoa deixa de sair de casa e fazer coisas que gostava para ficar só deitada e comendo, o que é muito perigoso! Quando mudamos a rotina alimentar e começamos a nos exercitar, esta é a principal mudança notada.
Sair de casa, voltar a treinar e conversar com outras pessoas é algo natural do cotidiano de uma pessoa que quer melhorar a sua qualidade de vida. Uma pessoa que se acha feia e gorda, tem vergonha até mesmo de sair em locais público, uma situação que a longo prazo pode causar doenças comportamentais graves como por exemplo, ansiedade e depressão.

Emagrecer: Alimentação saudável

Outra mudança clara é no hábito alimentar, onde a pessoa começa a notar que os seus alimentos favoritos são cada vez mais saudáveis! No início do processo é muito difícil deixar de lado as guloseimas e comer cada vez mais frutas, verduras e legumes. Porém, quanto mais se dedicar, menos torturador vai ser a sensação.
Como sempre falamos você não deve se privar de nenhum alimento, o certo é controlar a ingestão de cada um deles, igual já mostramos em um artigo aqui no site sobre a pirâmide alimentar, que mostra os alimentos mais indicados e menos indicados.
Se alimentar melhor vai muito além do processo de emagrecimento, você vai ter uma pele mais saudável, um sistema imunológico mais forte e isso pode ser fundamental para afastar os riscos de ter uma doença grave!
Você notou que não precisa apenas da balança para ter bons sinais de emagrecimento? Outra dica é que em cada pequena mudança, você deve ficar orgulhoso de si mesmo, visto que muitas pessoas nem tentaram chegar onde você está! Sendo assim, continue firme e forte na sua mudança de hábito para uma rotina mais saudável, e o Buscar Saúde espera poder ajudar com dicas e informações valiosas para isso!
Fonte: Buscar saúde