domingo, 10 de fevereiro de 2019

3 Receitas de Crepioca deliciosas!

Acrepioca começou a se tornar moda entre celebridades e blogueiras fitness. Agora, caiu no gosto de quem procura uma refeição rápida, prática e cheia de sabor.
Confira baixo três receitas deliciosas e bom apetite!

Crepioca com recheio de frango e milho
Ingredientes
Massa
2 colheres (sopa) de leite
4 colheres (sopa) de goma de tapioca
2 colheres (sopa) de cebola ralada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 ovos
Margarina para untar
Recheio
1 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado
4 colheres (sopa) de milho verde
1 tomate sem sementes em cubos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
1/2 de xícara (chá) de queijo mussarela light ralado
Modo de preparo
Para o recheio, em fogo médio, aqueça uma panela com o azeite e refogue a cebola por 1 minuto. Acrescente o frango, o milho, o tomate, sal, pimenta e refogue por 2 minutos. Misture o cheiro-verde e desligue. Reserve.Usando um garfo, bata o leite com a goma de tapioca, a cebola, sal e pimenta. Acrescente os ovos e bata até homogeneizar. Despeje metade da mistura em uma frigideira antiaderente aquecida e untada e deixe dourar de ambos os lados, em fogo médio. Espalhe metade do recheio sobre a panqueca, adicione o queijo e dobre. Tampe até o queijo derreter. Repita o procedimento com a massa e o recheio restantes. Transfira para um prato e sirva, se desejar, acompanhada de salada de alface.
Rendimento: duas unidades
Crepioca funcional
Ingredientes
Massa
2 ovos
2 colheres (sopa) de goma de tapioca
1 colher (sopa) de farelo de aveia
1 colher (sopa) de farinha integral
1 colher (sopa) de farinha de coco
1 colher (sobremesa) de óleo de coco
1 colher (sopa) de água
1 pitada de sal
Recheio
Queijo cottage
Tomate-cereja
Orégano
Modo de preparo
Para preparar a massa, misture os ovos com a goma de tapioca, o farelo de aveia, a farinha integral, farinha de coco, mais o óleo, a água e o sal. Misture bem todos os ingredientes até adquirir uma massa homogênea. Asse a massa em uma frigideira antiaderente, dourando os dois lados para rechear. Recheie a massa com o queijo cottage cortado em pequenos cubos, com o tomate-cereja e orégano.
Rendimento: uma unidade
Crepioca de banana
Ingredientes
Massa
4 ovos
4 claras
4 colheres (sopa) de goma hidratada de mandioca
1 colher (sopa) de farinha de linhaça
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
Recheio:
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
3 bananas maduras em rodelas
Suco de 1/2 laranja pera
1 colher (café) de canela em pó
Mel para regar
Modo de preparo
Para a massa, em uma tigela, misture os ovos, as claras, a goma, a farinha da linhaça e o açúcar. Bata com um batedor de arame e divida em 4 porções. Aqueça uma frigideira antiaderente média, em fogo médio, coloque 1 porção da massa, deixe por 3 minutos, vire e deixe mais 3 minutos do outro lado. Proceda da mesma forma com o restante da massa. Para o recheio, em uma frigideira antiaderente, derreta a manteiga, em fogo médio e polvilhe o açúcar. Assim que derreter junte as bananas e acrescente o suco. Deixe cozinhar por 2 minutos. Junte a canela e misture. Divida o recheio entre as massas, colocando no centro. Dobre as duas pontas para o centro, regue com mel e sirva.
Rendimento: quatro unidades
Fonte:MSN

Manteiga ou margarina- O que é melhor?

Averdade – para muitos desagradável – é que nenhum destes alimentos é de fato saudável, como indica um artigo divulgado pela publicação Mega Interessante.
Tanto a manteiga quanto a margarina possuem gorduras que provocam o aumento do mau colesterol no organismo.
“O LDL entope as artérias, diminuindo a quantidade de sangue que chega ao coração, e leva ao enfarte e ao derrame cerebral”, afirma o cardiologista Bruno Caramelli, do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, no Brasil.


Noutras palavras, os cremes estão repletos de gordura, sendo as da manteiga de origem animal e as da margarina de origem vegetal. À partida, as gorduras vegetais seriam "menos ruins", já que as margarinas passam por um processo químico para apresentarem a sua textura sólida – a hidrogenação – que gera as chamadas gorduras transgênicas. Elas aumentam o LDL e ainda diminuem o colesterol bom ou HDL.
Para quem se preocupa em seguir uma dieta saudável, os especialistas recomendam uma outra alternativa: “Para quem tem colesterol alto, uma dica é substituir manteiga e margarina por queijo fresco ou requeijão”, diz a nutricionista Anna Christina Castilho, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo, à mesma publicação.
A nutricionista sublinha ainda que – para aqueles que não estão dispostos a abdicar deste prazer – existe um tipo especial de margarina, com uma substância chamada fitosterol, que ajuda a diminuir o LDL.
Fonte:MSN
Dica da Nutri Patrícia Brigagão Mendes
O Melhor mesmo é usar o azeite extra virgem como gordura saudável, creme de ricota ou queijo cottage. Existem nas versões tipo requeijão. São gostosos e tem bem menos gordura e sal.

Açúcar- Bom ou ruim para saúde?

Um acordo assinado pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e os presidentes das principais indústrias brasileiras de alimentos e bebidas estabelece uma meta para reduzir mais de 144 mil toneladas de açúcar nos produtos fabricados no país até 2022.

Chocolates, laticínios, biscoitos recheados, bebidas açucaradas, misturas de bolo são as categorias de alimentos que fazem parte do acordo.
O açúcar é realmente um vilão para a saúde? Os adoçantes não calóricos são uma alternativa no combate a obesidade? A nutricionista e consultora do Salud en Corto, Iara Pasqua, responde a essas dúvidas.
O que são os açúcares?
Os açúcares são carboidratos que servem como principal fonte de energia para o corpo. Existem muitos tipos de açúcares, mas a sacarose é a mais conhecida de todas. É composto de moléculas de frutose e glicose e dois tipos de açúcar natural encontrados em frutas e vegetais
Outros açúcares que também podem ser usados na produção de alimentos e bebidas são xarope de milho, xarope de milho rico em frutose, mel, lactose (açúcar do leite) e outros tipos de xaropes. Todos esses açúcares são convertidos em frutose e glicose durante a digestão. Exceto pela lactose, que é dividida em glicose e galactose.
Como o corpo usa açúcares?
Como mencionado anteriormente, os açúcares são uma fonte de energia para o corpo, especialmente durante atividades físicas intensas. Não há diferenças nutricionais entre os açúcares e nosso corpo usa todos os tipos da mesma maneira.
Durante a digestão, os açúcares, como a sacarose e a lactose, e outros carboidratos, como os amidos, se transformam em açúcares simples (ou simples). Açúcares simples, em seguida, viajam através da corrente sanguínea para as células do corpo, fornecendo energia que pode ajudar a produção de proteína, ou são armazenados para uso futuro. O cérebro e os glóbulos vermelhos só podem usar glicose como energia. Durante a gravidez, a glicose também ajuda a formar células e produzir leite.
Por que os açúcares são adicionados aos alimentos?
Os açúcares desempenham papéis importantes na alimentação. Eles adicionam sabor, textura e cor aos produtos assados. Eles fornecem energia para o fermento usado no cozimento do pão e ajude a equilibrar a acidez em molhos de tomate e molhos de salada.
Certos açúcares também desempenham papéis especiais, invertendo o açúcar, o que impede a cristalização da sacarose em doces. O xarope de milho é usado em alguns alimentos porque é menos doce que a sacarose.
Os adoçantes não calóricos podem substituir o açúcar?
Os adoçantes podem substituir o açúcar e a composição dos alimentos industrializados. As pessoas que querem controlar seu consumo de açúcar podem incluí-las como uma ferramenta, acompanhadas pela ajuda de um profissional capacitado, para que a pessoa possa seguir um plano estruturado para sua dieta, que deve incluir refeições balanceadas e atividade física regular.
Qual a importância da redução do açúcar para a saúde?
Este é um passo muito importante na promoção da saúde, mas há necessidade de medidas adicionais, como maior acesso a alimentos saudáveis e, especialmente, mais conhecimento sobre o assunto.
A medida pode estimular uma mudança de comportamento por parte dos consumidores?
É possível se houver disseminação de informações sobre o assunto. A educação alimentar pode mudar o comportamento das pessoas.
Os açúcares causam ganho de peso?
Os açúcares não causam ganho de peso. O excesso de gordura corporal ocorre quando uma pessoa ingere mais calorias do que o necessário. Calorias extras podem vir de qualquer nutriente calórico (proteínas, gorduras, álcool e carboidratos). O sedentarismo, ou seja, a falta de atividade física também desempenha um papel significativo na obesidade.
Fonte:MSN
O  consumo excessivo de açúcar pode causar na saúde:
-obesidade
-diabetes
- esteatose hepática( gordura no fígado)
- osteoporose
-artroses
-cáries
-celulite
Precisa de mais para ver como é importante controlar seu consumo?
Procure uma nutri para orientar você como deve ser seu consumo diário de doces, caso goste.
Dicas da Nutri Patrícia Brigagão Mendes