sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Dicas para uma ceia de natal light!

Esta época do ano fica difícil para muitas pessoas pensarem num cardápio light para a noite de natal.
Pensando nisto, resolvi dar algumas dicas que podem ajudar neste momento!
Este mês irei postar algumas receitas especiais para esta data especial.

Confira as nossas dicas para ter uma ceia de Natal mais light

Carnes

Na hora da ceia, que tal escolher somente um tipo de carne para comer? Não precisa comer todas as proteínas juntas, né? Saiba que a carne do peru é mais magra que a do frango e o tender é uma das mais gordurosas: uma fatia de tender tem cerca de 250 calorias!

Farofa 

Se você estiver realmente muito preocupado com a boa forma, mas não quer abrir mão da farofa na ceia, que tal fazer uma receita diferente? Você pode fazer farofa com farelo de aveia e substituir a linguiça e bacon por ingredientes como cenoura ralada, azeitona, uva-passa (tem gente que gosta, né?), cebola e ervas frescas.  Você pode fazer uma receita de farofa light com legumes e maçã que é uma maravilha!

Bebidas 

A gente sabe que, para muita gente, fim de ano é sinônimo de exagero na comida e também na bebida. Mas não precisa ser assim, né? Dá para aproveitar o Natal bebendo moderadamente e aproveitando bem a festa. Se for beber cerveja, saiba que uma latinha tem cerca de 150 calorias. Uma taça de vinho tem cerca de 200 calorias, e o espumante é uma opção menos calórica. É importante beber bastante água. Sucos de frutas e água de coco podem ser uma boa pedida, afinal, dezembro é um mês superquente!A cerveja é uma bebida que se bebe rápido pois quente fica ruim. Dê preferência para bebidas que bebe aos poucos, como o vinho ou vodka ou cahmpagne. Assim beberá menos e limite o número de doses!
Carboidratos
Vai fazer o seu prato na ceia? Uma boa ideia é escolher apenas uma opção de carboidrato: farofa, arroz, salada de macarrão ou salada de maionese, e não tudo junto! Você também pode substituir o arroz branco por arroz integral e incluir vegetais para deixá-lo mais saudável. Castanhas e amêndoas também combinam superbem com arroz e garantem mais saúde e saciedade.

Rabanadas

Dá até para fazer uma rabanada mais light, sabia? As rabanadas de forno são tão gostosas quanto as fritas!
Gostaram das dicas? Para quem está preocupado em manter a forma, estas dicas irão ajudar muito!
Boas Festas!
Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista

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