sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Marmita fitness: confira as dicas de como fazer

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Se você leva marmita para o trabalho e quer se alimentar melhor, é importante seguir uma regrinha em relação à composição do prato: metade da sua marmita tem que ser feita com legumes e verduras; 1/4 dela deve ser composta de proteína (vegetal ou animal) e 1/4 deve ser de carboidratos. Isso é uma regra básica, mas, dependendo do seu objetivo (como emagrecer ou ganhar massa muscular), a composição da sua marmita pode mudar. Para ter um acompanhamento profissional da sua alimentação, procure um nutricionista.

Como montar a marmita fitness: o que escolher

Para montar uma marmita fitness, escolha alimentos frescos e, de preferência, não utilize molhos ou queijos: eles podem deixar a sua refeição muito mais calórica. Confira a seguir quais alimentos escolher:

Carboidratos

Muita gente tem optado por cortar os carboidratos da alimentação, mas eles são fonte de energia e essenciais para uma alimentação saudável. Opte por carboidratos de boa qualidade, como a batata-doce, a quinoa, a mandioquinha e o aipim. Deixe de lado os carboidratos refinados, como as massas. Faz muita questão do arroz? Escolha a versão integral.

Legumes e verduras

Nem precisamos ressaltar a importância deles, né? Eles são fontes de nutrientes, dão saciedade e devem compor metade da sua marmita. Se for levar salada de folhas, leve-a num pote separado para que as folhas não murchem. Dê preferência às preparações no vapor, no forno e com pouca gordura: os alimentos quando são gratinados, por exemplo, ficam deliciosos, mas nada fitness, né? Faça uma marmita bem colorida com alimentos como abobrinha, brócolis, couve-flor, beterraba, pepino e outros legumes.

Proteínas

Elas são superimportantes para quem quer ganhar ou manter a massa muscular. Além disso, têm muitas outras funções no organismo, como regular hormônios, reconstruir tecidos que foram lesionados, transportar substâncias para o corpo, produzir enzinas e anticorpos e mais. Elas podem ser de origem animal ou vegetal. Se você come carne, escolha peixe, frango e carne bovina com pouca gordura (patinho, filé mignon, lagarto, maminha e outros). As proteínas vegetais podem ser obtidas através de alimentos como grão-de-bico, soja, feijão, tofu, lentilha e ervilha.
Sobremesa
Leve uma fruta ou fruta seca ou barra de proteína ou doce pequeno diet
Fonte: Tudo gostoso


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