quarta-feira, 31 de julho de 2019

O que é o Coaching de Emagrecimento?


O coaching de emagrecimento é uma metodologia que tem, como objetivo, ajudar qualquer pessoa a emagrecer, utilizando técnicas que permitem identificar e modificar padrões autossabotadores na relação com a comida.

Ficou confuso?
Calma, já vamos explicar mais detalhadamente.
O processo de coach, em qualquer área, irá ajudar uma pessoa a explorar seu pleno potencial, para que possa atingir suas principais metas na vida profissional e pessoal.
Emagrecer, claro, pode ser uma dessas metas.
É aí que entra o coaching de emagrecimento.
Seu foco é ajudar o coachee no processo de perda de peso não através de uma simples dieta, e sim a partir de uma mudança de diretriz mental.
Afinal, o descontrole com a comida é um comportamento autodestrutivo.
Por isso, para que a pessoa consiga retomar o controle, ter paz na relação com a comida – e, consequentemente, chegar ao seu peso ideal – , ela terá primeiro que identificar o que está por trás desse padrão autossabotador.
O coach é quem irá trilhar com o coachee esse caminho de descobertas.
Esse processo ajudará o indivíduo a descobrir os fatores emocionais que o fazem descontar frustrações, ansiedades e medos na comida.
É esse conhecimento que libertará a pessoa e permitirá que ela comece a agir de forma diferente.
Não se trata de uma transição simples.
É preciso encarar as feridas.
Principalmente porque, como você descobrirá a seguir, emagrecer não é uma simples questão de fazer dieta.

Diferenças entre Nutricionista e O Coach de Emagrecimento


As pessoas querem se alimentar bem, ter uma vida mais leve, manter a boa forma e desenvolver uma relação feliz com a comida.
Então, por que as dietas fracassam?
Porque, na hora de emagrecer, não basta simplesmente procurar um nutricionista.
Claro que ele poderá analisar suas necessidades biológicas de nutrientes e, a partir daí, indicar refeições mais saudáveis que irão contribuir para manter um gasto calórico balanceado e, assim, facilitar a perda de peso.
Só que o nutricionista não poderá garantir que você siga à risca o cardápio que ele passou.
A ação parte de você.
O coaching de emagrecimento ajudará a tomar as atitudes necessárias para manter uma alimentação mais equilibrada e resistir às tentações recheadas de açúcares e gorduras trans que estão por todo o lugar.
O coach fornecerá ao coachee um acompanhamento e as ferramentas necessárias para modificar os padrões que influem na sua relação conturbada com a comida.
É por isso que o coaching de emagrecimento faz a dieta funcionar. E se o Coach for nutricionista, os resultados serão muito melhores!

Vantagens de um Coach de Emagrecimento Sobre o Nutricionista

É importante que você entenda que o coaching de emagrecimento não anula a importância de um nutricionista.
Mas, especialmente no que se refere ao fator emocional, ele é mais eficiente do que uma consulta esporádica com qualquer profissional de nutrição.
Principalmente porque o coaching poderá dar o enfoque nas raízes que estão por trás de um comportamento problemático em relação à comida.
A prova do poder do coach nesse segmento é que os próprios nutricionistas e médicos bem esclarecidos defendem o acompanhamento psicológico e a utilização das ferramentas de coaching no processo de emagrecimento.
Em outras palavras, defendem que o ser humano deve ser tratado a partir de uma perspectiva holística.
“A forma como lidamos com nossas emoções pode impactar em nossas relações, em nosso dia a dia e, até mesmo, em nossa saúde”, compartilha o médico.
“Há uma razão pela qual falamos sobre ‘carregar o peso do mundo nos nossos ombros’. Nossas vidas cada vez mais estressantes causam dor física”.
No caso de um comportamento alimentar compulsivo, de acordo com o especialista, se faz ainda mais necessário identificar quais são os gatilhos que levam a esse comportamento.
Também é preciso identificar os gatilhos – ou seja, em quais circunstâncias você é levado a praticar determinada atitude.
Dar nome ao sentimentos, reconhecer que precisa de ajuda, será o início para reverter a situação e recomeçar uma nova história”, escreve o médico.
Portanto, ressignificar a relação com a comida com foco no emagrecimento é uma tarefa que não depende exclusivamente do nutricionista – por mais capacitado que ele seja.
Simplesmente porque é necessário acessar algo mais profundo no seu subconsciente para que o impacto nas suas atitudes realmente ocorra.
Com isso em mente, abaixo você poderá entender melhor as quatro principais vantagens do coach de emagrecimento.

1. Suporte no processo

Disto você pode ter certeza: no processo de emagrecimento, sempre haverá dias difíceis.

Aliás, sejamos sinceros. A maioria dos dias serão difíceis.
Você terá que lutar contra o desejo de lidar com as emoções através da comida e, nos fins de semana, evitar aquelas beliscadas no chocolate enquanto assiste a um filme.
Ele vai ajudar a manter sua motivação em alta, oferecer suporte nos momentos de fraqueza.
Estará presente em todo o processo, para garantir que você não desista e persista mesmo diante das dificuldades.

2. Auxílio no planejamento da rotina

O processo de emagrecimento exige organização.
Muito provavelmente, você terá que aprender a gerenciar sua rotina de uma forma mais estruturada, de acordo com o seu objetivo.
Talvez até preparar sua própria comida e deixar marmitas prontas, conforme a orientação do nutricionista.
O coach irá ajudar você a se organizar, na mentalidade e na prática, para conquistar seu objetivo.

3. Controle do estado emocional

O coach oferece uma série de ferramentas para que o coachee lide melhor com suas emoções.
Assim, ele poderá retomar o controle de suas ações e, naturalmente, de sua própria vida.
O processo do coaching de emagrecimento proporcionará ao indivíduo o comprometimento necessário para que ele direcione seus comportamentos no dia a dia com foco no objetivo do emagrecimento.

4. Ênfase na mudança comportamental

Agora você já sabe que a relação com a comida, muitas vezes, está ligada a fatores emocionais.
Mas como administrar e lidar com as emoções para que a válvula de escape não seja a comida?
Nesse ponto, o coach de emagrecimento atua como um aliado poderoso.
Ele auxilia no processo de recuperação de autoestima e autoconfiança, por meio de crenças fortalecedoras, que vão permitir desenvolver hábitos mais saudáveis e produtivos.

Como Aliar o Nutricionista e o Coach de Emagrecimento

 Ambos os trabalhos estão sincronizados, as chances de êxito no objetivo do emagrecimento são multiplicadas.
O nutricionista poderá indicar um cardápio saudável baseado na rotina, nas necessidades biológicas e individuais do paciente.
Não é à toa que os profissionais mais atualizados do mercado sugerem um trabalho conjunto ou o Coach pode ser também nutricionista, o que é melhor ainda. Dois em um!
Uma intervenção nutricional e, simultaneamente, focada na saúde mental do indivíduo.
“Por exemplo: colocar uma pessoa ansiosa e com compulsão sob uma alimentação que exija que ela olhe no relógio o tempo todo para saber quando é a hora de comer é um tiro no pé”, afirma.
A especialista esclarece que, no caso de um paciente ansioso ou compulsivo, o papel de um bom nutricionista será evitar dietas muito restritivas, que tendem a agravar o quadro.
Por isso, contar com um bom nutricionista e coach de emagrecimento é o primeiro passo rumo à transformação definitiva na relação com a comida.

Principais Propostas de Um Processo de Coaching para Emagrecimento

Se você chegou até aqui, provavelmente já está com uma ideia mais clara sobre como funciona o coaching com enfoque no emagrecimento.
Mas talvez a pergunta agora seja: de que formas, na prática, o coach irá auxiliar o coachee no processo de emagrecimento?
Quais serão as principais ferramentas utilizadas?
Bem, a verdade é que isso pode variar de coach para coach.
Entre as principais, destacam-se:
  • Exercícios de visualização, para que o paciente se enxergue e se perceba no corpo que almeja atingir.
  • Perguntas estratégicas, voltadas ao autoconhecimento: quais são as situações ou os sentimentos que lhe fazem perder o controle diante da comida?
  • Exercícios práticos diante da própria comida, como atividades de mindfulness que estimulam o “comer consciente”, devagar, sem distrações..
“A responsabilidade é a condição essencial para êxito no emagrecimento”.
“Parece simples, mas pude constatar com base na observação dos sentimentos e atitudes de quem está acima do peso o quanto a pessoa se sente vítima, como se o universo conspirasse para o ganho de peso”.
 Se sentir responsável é um passo importante nessa luta contra o peso.
Neste ponto do artigo, você deve estar bastante animado com os resultados que o coaching propicia.
E também curioso para saber qual seria o investimento para receber essa mentoria ou até fazer um curso na área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário