domingo, 11 de março de 2018

Açaí- vilão ou não na dieta?

Quais os benefícios de comer açaí? Neste artigo vamos falar dos mitos e verdades envolvendo esta saborosa fruta. Confira as melhores informações sobre o açaí e descubra se tomar açaí engorda ou emagrece?

Açaí: O que é?

O açaí é um fruto do açaizeiro que é uma palmeira muito comum na região amazônica do Brasil. O açaí tem uma cor violeta escura e é considerado um superalimento, tendo alto teor de antioxidantes. Este fruto é muito usado para fazer geleias, bebidas, doces e sorvetes.
O nome científico do açaí é Euterpe oleracea e ele pode ser comercializado em forma de fruto, suplemento alimentar ou a polpa. Na continuação do artigo vamos falar dos benefícios do açaí e explicar porque ele tem feito tanto sucesso por todo o Brasil.

Açaí: Quais os benefícios?

O açaí ajuda no combate e prevenção ao envelhecimento celular precoce, justamente pela alta concentração de antioxidantes! Também favorece o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de graves problemas de saúde como por exemplo, câncer.
Outro grande benefício em consumir regularmente açaí, é desfrutar de uma excelente fonte energética, ou seja, é uma boa alternativa para se alimentar antes da atividade física, sendo uma ótima opção para o café da manhã e da tarde.
Além destes benefícios, também devemos citar que o alto teor de cálcio e ferro existente no açaí, também favorece a prevenção e tratamento de vários problemas como por exemplo, osteoporose e anemia.
O açaí também conta com propriedades anti-inflamatórias que são de grande ajuda para o nosso sistema imunológico. Principalmente quando precisamos combater as inflamações que causam diversos problemas de saúde.

Açaí: Como consumir?

A maior parte das pessoas consome o açaí através do suco ou da polpa do fruto. A quantidade de estabelecimentos que vendem açaí cresceu absurdamente no Brasil e por mais que o fruto seja o mesmo, a forma de preparo pode deixá-lo mais ou menos gostoso, mas aí entra a questão de gosto e cada um deve experimentar para definir qual ficou melhor.

Açaí: Quais os malefícios?

Ao contrário do que muitos imaginam, o açaí tem muitas calorias e gordura e quando o seu consumo é exagerado, pode facilitar o aumento de peso. A pessoa pode consumir o açaí naturalmente, mas deve-se evitar o excesso.

Açaí: Mitos e verdades

Trouxemos agora alguns ditos populares bem comuns sobre o açaí, vamos explicar detalhadamente porque eles são mitos ou verdades, vamos a eles:
  • Açaí reduz o apetite – Esta afirmação é um mito porque ainda não existem estudos científicos que confirmem está afirmação.
  • Açaí seca a barriga – O consumo controlado de açaí pode favorecer o melhor funcionamento do metabolismo, mas isso não significa que você irá perder gordura localizada, então é mais um mito!
  • Açaí emagrece?

    Muitas pessoas afirmam que tomar açaí ajuda a emagrecer, mas será que esta informação tem fundamento? Como já foi dito nas alegações anteriores, ainda não existem confirmações científicas sobre este benefício. Sendo assim, a perda de peso e o açaí não tem relação comprova, então cuidado com as falsas dietas.
    Se você quer emagrecer, não comece nenhum tipo de dieta sem consultar um nutricionista! Caso contrário, além de frustração por não alcançar o objetivo, você ainda pode comprometer e muito a sua saúde por causa dos malefícios que muitas dietas têm e não é divulgado.
    Se tiver ficado alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder. 
  • Fonte: Buscar saúde

Pipoca engorda????

A pipoca é um alimento consumido em grande escala em todo o mundo e pensando nisso resolvemos pesquisar sobre os benefício e malefícios da pipoca. Várias perguntas são bem comuns quando se trata deste tema, dentre elas estão: Pipoca engorda ou emagrece? Pipoca faz mal para a saúde? Como fazer pipoca? Bem, este artigo vai muito além das respostas para essas perguntas, vale a pena conferir!

Você sabe como o milho vira pipoca?

Sabemos que a pipoca simplesmente é o milho que explodiu, mas o que acontece quando você coloca o milho na panela e o que faz ele explodir? Depois que o milho é exposto ao calor, a água que tem no interior do milho não tem para onde sair, levando o grão a se expandir até o ponto em que a explosão seja inevitável, resultando então na pipoca que é tão conhecida por todos nós.

Pipoca Engorda ou Emagrece?

Se você pesquisar na internet vai ver pessoas falando que a pipoca é um ótimo alimento para emagrecer, enquanto outras afirmam que a pipoca engorda. Então, qual é a verdade? Para começar a responder esta dúvida vamos conhecer as informações nutricionais do milho, para isso vamos levar em consideração 100 gramas de milho.
  • 10 gramas de proteína
  • 5 gramas de gordura
  • 70 gramas de carboidratos
O milho tem nutrientes interessantes como as fibras e antioxidantes, o seu alto teor de carboidrato não é problema para quem busca uma rotina alimentar baseada em emagrecer, porque o carboidrato existente no milho é um tipo de carboidrato complexo que não causa elevação dos níveis de glicose tão rápido.
Caso você não saiba, quanto maior a concentração de açúcar no sangue, maior serão as doses de insulina necessárias para estocar este excesso de glicose, aumentando a quantidade de gordura armazenada. O nosso corpo transforma todo o excesso de açúcar em gordura, porque é a forma mais eficaz de armazenar energia para que possa ser usada em alguma atividade no futuro.

Como fazer pipoca?

Atualmente é possível fazer pipoca sem a utilização de óleo, basta você colocá-la no micro-ondas com o lado certo do pacote voltado para cima e esperar o tempo determinado, bem prático não é mesmo, mas será que é saudável? Esse tipo de pipoca conta com altas doses de sódio, corantes e conservantes, que são totalmente maléficos para saúde. Com isso, podemos afirmar que a pipoca de micro-ondas além de ajudar no ganho de peso, ainda faz muito mal para a saúde.
Agora quando falamos da pipoca tradicional que é feita na panela, o modo de preparo é crucial! Apesar de não alterar a quantidade de carboidrato existente no milho, quando a pipoca é preparada com óleo, manteiga ou leite condensado o número de calorias realmente vai aumentar, mas não pela pipoca e sim pelos ingredientes adicionais. Existem formas mais saudáveis de fazer pipoca, são elas:
  • Pipoca com azeite – A pipoca pode muito mais saudável se preparada na panela usando apenas uma pequena quantidade de azeite, que seja suficiente para estourar o milho.
  • Milho no micro-ondas – Quando o milho natural de pipoca é colocado para estourar no micro-ondas dentro de um saco de papel com a boca fechada, sem a utilização de nenhum tipo de tempero ou gordura, ela também é bem mais saudável.
  • Pipoqueira – A terceira para preparar uma pipoca mais saudável é usar uma pipoqueira, que é uma pequena máquina que tem a função de estourar os milhos sem a necessidade de óleo.
  • Sabemos que todo mundo tempera a pipoca de algum jeito e isso também faz com que ela seja mais ou menos saudável. Sal, sazon e outros temperos industrializados não são indicados! Para temperar a pipoca de forma saudável você deve usar orégano, manjericão, alho ou pequenas pitadas de sal.
  • A pipoca pode fazer muito bem para a saúde, mas ela precisa ser preparada nas condições que citamos no artigo. Evitando os elementos ruins, a pipoca pode ser acrescentada na rotina alimentar para favorecer o melhor funcionamento corporal e ajudar na sensação de saciedade.
    É muito importante compreender que nenhum alimento engorda ou emagrece! O ganho ou perda de peso tem relação com a quantidade de calorias ingeridas e a quantidade de calorias gasta durante o dia. Sendo assim, quando você gasta menos calorias do que ingere, você irá engordar. Quando você gasta mais calorias do que ingeriu, você tende a emagrecer porque alcançou o balanço calórico negativo. Já falamos disso aqui no site, indicamos esta leitura complementar.
    Esperao que tenham gostado do artigo e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que irei responder. 
  • Fonte: Buscar saúde