domingo, 2 de dezembro de 2018

Alongamento, antes ou depois do exercício?

Quando estamos inativos ou longe de atividades de grande intensidade, a tendência é que os nossos músculos se encurtem e fiquem enrijecidos. Os músculos também ficam desta forma após uma atividade bem desgastante, mas neste caso é uma resposta natural do corpo depois do grande estímulo de estresse recebido.
Para devolver o tamanho natural dos músculos e também promover um bom relaxamento, nós precisamos dar uma atenção especial ao alongamento. Na sequência deste artigo vamos falar o que é alongamento, quais os benefícios do alongamento, quando alongar e qual a melhor forma de realizá-los.

O que é alongamento?

Os alongamentos musculares são exercícios destinados ao relaxamento muscular, além de oferecer uma elasticidade aos músculos, fazendo com que a realização dos movimentos aconteça de uma forma mais fácil e mais solta.
À medida que o músculo vai se alongando, a pessoa consegue uma amplitude maior de movimento, ou seja, se ela precisar dar um salto bem distante, as chances deste salto ser melhor quando o músculo está alongado é muito maior. Claro que existem outros fatores que podem influenciar neste salto, mas neste caso estamos observando apenas a condição de elasticidade deste músculo para facilitar o seu entendimento.

Quais as classificações de alongamento?

Você sabia que existem classificações diferentes para o alongamento? Se a sua resposta foi não, saiba que existem dois tipos de alongamentos e a diferença está na sua forma de execução, são eles:

Alongamento Passivo e Ativo

No alongamento passivo, a pessoa conta com ajudas externas, mas como assim? É bem simples, a pessoa pode utilizar diversos aparelhos como, por exemplo, faixas elásticas, bastões, bolas e até mesmo contar com a ajuda de outra pessoa. O alongamento ativo é aquele alongamento mais comum, neste a pessoa o realiza sozinha, com movimentos voluntários e sem ajudas externas.

Alongar antes ou depois da atividade física?

Se você entendeu tudo que falamos até aqui, certamente já sabe a resposta desta pergunta. O alongamento é benéfico antes e depois da atividade física! Quando a pessoa se alonga antes de treinar, ela promove uma flexibilidade maior dos músculos, prepara as articulações para os movimentos que serão realizados e ainda ajuda na prevenção de lesões.
Quando o alongamento é realizado após a atividade física, sua função principal é o relaxamento muscular. Uma realização eficaz deste alongamento, certamente fará com que a pessoa sinta bem menos dores pós treino.

Quais os benefícios do alongamento?

Além dos benefícios já citados ao longo do artigo, existem vários outros que você precisa conhecer, isso certamente irá te motivar a realizar os treinos de alongamento com muito mais atenção.
  • Redução dos riscos de entorses articulares como, por exemplo, torcicolos, e câimbras
  • Redução da tensão muscular
  • A amplitude maior de movimentos favorece um melhor desempenho esportivo, principalmente de atividades desgastantes como, por exemplo, a corrida e a natação
  • Redução do encurtamento muscular
  • Promove melhorias na circulação sanguínea, reduzindo os riscos de problemas articulares nos braços, pernas ou nas costas
  • Promove melhorias na coordenação motora
  • Redução dos problemas posturais
  • Combate ao estresse mental
  • Auxilia a cicatrização óssea
  • Promove desenvolvimento da propriocepção corporal

Como fazer o alongamento?

Você deve se conscientizar que o alongamento deve ser prazeroso e a sua realização deve acontecer de forma lenta e eficaz. Aqueles alongamentos em que a pessoa conta até 10 e já muda de posição e depois de 5 minutos já acabou, dificilmente surtirá algum efeito.
O bom treino de alongamento deve durar entre 30 a 45 minutos aproximadamente e os alongamentos necessariamente não precisam estar ligados a alguma atividade física, a pessoa pode fazê-los como parte da rotina diária, seja quando se levantar ou durante o dia, faça-o sempre que sentir a necessidade de relaxar os músculos.

Considerações finais

Os alongamentos deviam ser considerados por todos como exercícios obrigatórios no dia a dia, principalmente daqueles que praticam atividades físicas. Os alongamentos promovem benefícios incríveis para os músculos e articulações, desde que realizados de forma correta.
Portanto, as pessoas que consideram os alongamentos como a parte chata da atividade física e que aquilo só serve para perder o seu tempo, elas estão totalmente equivocadas e deixando de se exercitar com muito mais qualidade e bem estar.
É importante frisar que qualquer pessoa pode realizar alongamentos, independentemente da sua idade ou condicionamento físico. É claro que há variações principalmente da intensidade destes alongamentos. Uma pessoa sedentária deve começar com exercícios mais leves e ir aumentando gradativamente.
Fonte: Buscar saúde

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