quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Vantagens do uso da chia no seu dia a dia!

1) Emagrecimento
Embora exista uma série de benefícios para a saúde, os quais já foram possíveis ter uma ideia ao conhecer o perfil nutricional das sementes de chia, nos últimos anos, esse alimento se destacou pelo seu papel na perda de peso. Assim, a chia é uma grande aliada para emagrecer.
E as razões para isso são variadas. Podemos começar falando sobre o seu teor de fibras, sendo que esse nutriente não só colabora com a evacuação adequada como também a aumentar a sensação de saciedade. Dessa forma, você vai demorar mais para sentir fome.
As sementes de chia são ainda ricas em proteínas, outros nutrientes que saciam a fome por mais tempo. No entanto, elas não fazem milagres sozinhas e, por isso, para emagrecer, além de ingeri-las, é preciso ter uma alimentação saudável e equilibrada.

2 – Colabora com o trato intestinal
A quantidade de fibras presentes nas sementes de chia, como já foi dito, colaboram com o bom funcionamento do intestino. Isso não é só importante para perder peso, mas também para evitar a constipação.
Desse modo, o alimento é um aliado ainda do bem-estar e da qualidade de vida. Além disso, as sementes de chia são ricas em fibras insolúveis, as quais se transformam em um gel quando entram em contato com a água, mesmo dentro do estômago.
Com isso, o tamanho das fezes aumenta, colaborando com os movimentos intestinais e com a consequente evacuação adequada. As fibras também ajudam na digestão, evitando problemas digestivos.
3 – Ajuda a controlar os níveis de colesterol
Mais um dos benefícios das sementes de chia, que se deve aos seus ácidos graxos, como o ômega-3, e o de contribuir para a redução do colesterol ruim. Por consequência, isso interfere positivamente na prevenção de doenças, como as do coração.
4 – Oferece energia para o corpo durante os treinos
Quem realiza treinamentos de musculação e outras atividades físicas intensas encontra nas sementes de chia mais uma aliada dos treinos. O alimento, que também pode ser bebido, é bastante energético e ajuda a manter a energia mesmo nos exercícios mais pesados.
Para se beneficiar disso, basta tomar as sementes de chia, que podem ser misturadas à água, algumas horas antes de um treino intenso. Também pode ser consumida depois das atividades físicas para restabelecer a energia e fornecer as proteínas necessárias para reparar os tecidos.
5 – Previne o desenvolvimento de diabetes tipo 2
O diabetes é mais uma doença que pode ser prevenida com a inclusão da chia no seu dia a dia. Isso acontece porque as fibras insolúveis que possui e que se tornam um gel no intestino colaboram com uma digestão mais lenta dos alimentos.
Quando isso acontece, a glicose dos alimentos, como os carboidratos, são dissipados na corrente sanguínea mais devagar, evitando assim os picos de insulina. Esse hormônio é liberado para controlar os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, estudos apontam que as sementes de chia ajudam a controlar a pressão arterial em diabéticos. Esse é um cuidado muito importante que pessoas com a doença devem ter.
6 – Reduz as chances de alguns cânceres
Devido aos antioxidantes que tem, a chia também combate diferentes tipos de câncer,inclusive, os de mama que, a cada ano, afetam um maior número de mulheres. Uma das explicações é que o alimento é rico em ácido alfa-linoleico, um aliado na prevenção desse problema.
7 – Melhora a saúde do coração
A propriedade antioxidante da chia também tem papel relevante na prevenção de doenças que afetam o coração. As boas gorduras que possui também contribuem com isso, pois controlam os níveis de colesterol, os quais, se elevados, podem causar doenças cardíacas.
O ômega-3 é, especialmente, relevante para reduzir o risco de batimentos cardíacos irregulares, bem como para diminuir a pressão arterial e o acúmulo de placa arterial.
8 – Ajuda no tratamento da dislipidemia
A dislipidemia é uma condição em que o paciente tem uma quantidade anormal de gordura no sangue. E já que as sementes de chia têm a propriedade de reduzir o colesterol ruim, se torna um aliado importante no tratamento dessa doença.
Mesmo assim, é de extrema importância que o paciente faça um tratamento completo acompanhado de um médico e siga todas as suas orientações. Aqui, a chia é apenas um completo para o tratamento.
9 – Fortalece os dentes e os ossos
Já que a chia é um alimento com altas doses de cálcio, o seu consumo é benéfico para os dentes e ossos, que se tornam mais fortes. O manganês e o fósforo, são outros minerais presentes nas sementes e que contribuem para a sua manutenção.
Dessa forma, é possível não ter só dentes fortes, como bonitos também, o que é fundamental para a saúde do seu sorriso.
10 – Deixa a pele mais saudável
O ômega-3 encontrado na chia oferece ainda mais um benefício, que é o de melhorar a circulação do sangue. Isso ajuda na redução de casos de inflamação na pele, além de evitar o seu ressecamento.
Dessa forma, é possível ter uma pele mais bonita, com menos rugas e flacidez. Estudos indicam que essa boa gordura consegue proteger a pele da radiação solar. Mesmo assim, é de essencial se proteger do sol com produtos adequados para a pele, óculos escuros e boné.
11 – É uma alternativa aos alérgicos ao glúten
Muitas pessoas, atualmente, têm descoberto que são alérgicas ao glúten, uma proteína presente em diversos cereais, a exemplo do trigo. Por isso, é preciso que elas busquem alimentos que não contenham esse nutriente.
Assim, as sementes de chia são uma boa alternativa, porque são úteis na panificação sem glúten. Além disso, contribuem para que as pessoas com a doença celíaca tenham uma alimentação rica em outros nutrientes.
12 – Ajuda no combate da insônia
Entre os aminoácidos que a chia possui, destaca-se o triptofano, que participa da produção dos hormônios serotonina e melatonina. Esses, por sua vez, ajudam as pessoas a terem uma boa-noite de sono, com a mente calma e o corpo relaxado.
Mesmo assim, para dormir de forma adequada é preciso descansar todos os dias em média oito horas. Além disso, o melhor é dormir em local escuro, tranquilo e sem barulhos. A chia também contribui com o humor, o que é mais um fator para uma boa-noite de sono.


Fonte: Veja mais sobre a chia no site abaixo.
https://deber.com.br/chia/

Link: http:// chia, fome,triptofano,glúten,colesterol,emagrecer,ômega-3, sacia a fome,ácidos graxos,deber.com.br/chia


Nenhum comentário:

Postar um comentário