terça-feira, 30 de outubro de 2018

Alimentos antioxidantes que ajudam na saúde!

Com a proximidade da estação mais quente do ano batendo a porta, os cuidados com a pele e com o corpo aumentam gradativamente. A preocupação em diminuir o aspecto das celulites aumenta quando pensamos no verão, entretanto, a busca para melhorar a flacidez também vem ganhando adeptas e atraindo muitas mulheres a centros de tratamento estéticos a fim de eliminar as gordurinhas localizadas. Além disso, os cuidados com a alimentação são primordiais para a melhora na pele e no corpo, e aliados a alimentos com propriedades antioxidantes, ricos em vitaminas a, c, e, betacaroteno e flavonoides, favorecem o funcionamento do organismo e previne ainda o envelhecimento precoce. Isso acontece porque esses compostos antioxidantes atuam combatendo os radicais livres, que são as principais causas do envelhecimento precoce, e ainda são os responsáveis pela prevalência de doenças degenerativas cardiovasculares e muitos processos inflamatórios, como a obesidade. Pensando nisso, os principais alimentos antioxidantes para incluir na próxima listinha de supermercado! confira!

Gengibre e sua potente atividade antioxidante

Originária da Índia e da China, o gengibre é uma raiz tuberosa. Esse ingrediente age como um poderoso antioxidante no organismo, prevenindo doenças como a gripe e resfriado. O gengibre possui também ação anti-inflamatória e seus benefícios para a saúde são principalmente na contribuição para a perda de peso, a aceleração do metabolismo, e relaxamento do sistema gastrointestinal, prevenindo de náuseas e vômitos. Além disso, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como o câncer cólon-retal e úlceras no estômago. "Você pode utiliza-lo ralado, em cima de alimentos, da salada ou até no suco", explica a nutricionista.

Mamão e Cenoura, ricos em betacaroteno

Além da vitamina C, o mamão e a cenoura também possuem grandes quantidades de licopeno e betacaroteno. Esses componentes beneficiam a saúde da pele, da visão e do coração. "O mamão é um alimento que contém uma rica fonte de antioxidantes, vitaminas, minerais, ferro e potássio. Por conter muita vitamina A, a fruta possui propriedades que retardam o envelhecimento e previne a manifestação de doenças", destaca a nutricionista. A cenoura, por sua vez, é um dos alimentos mais ricos em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo. Além disso, essa vitamina é fundamental para a saúde da visão, pele, cabelos e do sistema imunológico. "Incluindo os betacarotenos diariamente, mesmo que em poucas quantidades na hora da refeição, conseguimos uma maior longevidade de vida", conta a nutri.

Laranja e Morango, ricos em Vitamina C

Além da facilidade para encontrá-la, a laranja é uma fruta extremamente rica em fibras e Vitamina C. Tal nutriente é fundamental para o sistema imunológico e no combate aos radicais livres. Os antioxidantes que são presentes no suco de laranja fornecem diferentes benefícios para a saúde, incluindo a prevenção do câncer e do derrame. Já o morango é conhecido por fornecer boas doses de potássio (mineral que ajuda a evitar a retenção de líquidos) e de vitamina C, que reforça o sistema imunológico e favorece a formação do colágeno, essencial para melhorar a firmeza da pele e fortalecer cabelos e unhas. A fruta também é rica em fibras solúveis e insolúveis, que colaboram para o bom funcionamento do intestino e a redução do colesterol. "É possível prevenir o envelhecimento precoce com esses compostos antioxidantes porque eles aturam combatendo os radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Além disso, eles aumentam a prevalência de doenças degenerativas cardiovasculares e muitos processos inflamatórios inclusive a obesidade", explica a nutricionista

Brócolis para a prevenção do câncer

O vegetal é rico em diversos nutrientes e pobre em calorias. Composto por inúmeras propriedades anticancerígenas, o brócolis possui altas quantidades de cálcio, ferro, potássio, zinco e de vitaminas A, B e C. "Os principais compostos antioxidantes são as vitamina a, c, e, minerais, zinco e selênio. Os licopenos e os flavonóides também são poderosos componentes com essas propriedades", conta a nutricionista. O brócolis, por conter vários dos compostos considerados antioxidantes, é um eficaz aliado na prevenção de doenças. Além disso, esse vegetal por ser rico em vitamina C, contribui com uma ação desintoxicante, eliminando as toxinas como o ácido úrico.

Para os íntimos, salsinha

A salsa é uma popular erva medicinal e culinária reconhecida como um dos muitos alimentos funcionais. Por conta de seus antioxidantes únicos e das propriedades preventivas de doença, essa erva ajuda no controle do colesterol e pode ainda oferecer proteção contra feridas e tumores. A salsinha é rica em nutrientes como minerais e vitaminas A, B1, B2, C e D. Suas folhas verdes são ricas em antioxidantes, fibras alimentares e ainda são poderosas aliadas na ação anti-inflamatória. "Rica em flavonoides, compostos que agem como antioxidantes naturais. A salsa é eficaz na hora de neutralizar os radicais livres que podem causar danos às células", conta a nutricionista.

Orégano e Alecrim. Ambos com propriedades antioxidantes e termogênicas!

Considerado uma das maiores fontes de antioxidantes que existem por conta de seus poderosos compostos como o ácido fenólico e os flavonóides, que atuam neutralizando o processo de oxidação e de danos celulares. O orégano, além de antioxidante é uma famosa erva termogênica que tem como propriedades a ação analgésica e cicatrizante. Com o poder de produção de enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos. "Esses alimentos com nutrientes antioxidantes promovem o bom funcionamento do corpo, beneficiando a gente da melhor maneira e, por isso, são chamados de alimentos funcionais", explica a nutri.. O alecrim, por sua vez, conta com muitas propriedades conservativas. Além disso, tem um composto essencial para ser considerado antioxidante: os flavonoides. "Você pode fazer um chá com o alecrim ou botá-lo na água. Ele tem uma ação super anti-inflamatória e fica bem gostoso", conta a nutricionista.
Fonte: Purepeaple

Nenhum comentário:

Postar um comentário