sexta-feira, 27 de abril de 2018

Alimentos que ajudam adiminuir o inchaço, cansaço e TPM!

TPM: as três letras – que significam Tensão Pré-Menstrual, o mesmo que Síndrome Pré-Menstrual (SPM) – são o prenúncio da menstruação e trazem mudanças não muito bem-vindas, como a enxaqueca, para o corpo da mulher. Mas não se preocupe! Existem alimentos que ajudam a deixar esse período bem mais leve e tranquilo. Uma boa hidratação e alimentação rica em alimentos fonte de nutrientes importantes, que auxiliam a regular as funções orgânicas e prevenir os sintomas da TPM, são de extrema importância para amenizar os sintomas indesejados deste período.

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Xô, mau humor! Fontes de zinco e magnésio contribuem para o bem-estar

Quem nunca deu uma resposta um tanto mau-humorada em plena TPM? Entre os sintomas mais famosos deste período, está a mudança de humor, e para ela, a nutricionista indica alimentos fontes de magnésio, como folhas verdes, banana, grão de bico, gergelim e amêndoas. "Eles diminuem a compulsão por doces e modulam a resposta de hormônios de estresse, melhorando o humor e a irritabilidade", aponta Patricia. Os alimentos ricos em zinco, como oleaginosas, carnes, cacau e vegetais folhosos verde-escuros também são aliados: "O zinco está relacionado à liberação de serotonina, um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar".

Ganhe energia com alimentos como grão de bico e lentilha!

Contra o cansaço e a sensação de enfraquecimento, Patricia  destaca os alimentos ricos em ferro, a exemplo do grão de bico, lentilhas, sementes de abóbora e gergelim. "A deficiência de ferro leva à queda na produção de glóbulos vermelhos, provocando sintomas como queda de energia, fadiga, desânimo e depressão", explica.

'Hidratação é fundamental para prevenir retenção de líquidos', diz

Além da receita simples, com ervas, para reduzir a ingestão de sal, Patricia Davidson recomenda o bom consumo de líquidos para evitar o inchaço. "A hidratação adequada é fundamental para prevenir a retenção de líquidos. Quando a ingestão de água não é adequada, o nosso corpo tende a aumentar a retenção hídrica, aumentando o inchaço", diz ela, que já listou os melhores chás para as mulheres de 40 a 50 anos. "Vale consumir outros líquidos, como chás, água de coco e sucos naturais", finaliza.
Veja os alimentos que podem ajudar nestas situações:
Banana, grão de bico, gergelim e amêndoas também são fontes de magnésio. 'Eles diminuem a compulsão por doces e modulam a resposta de hormônios de estresse, melhorando o humor e a irritabilidade', explica Patricia .
Para espantar o mau humor da TPM, a dica é investir em alimentos fontes de magnésio, como as folhas verdes
As oleagionosas, assim como a carne e os vegetais folhosos verde-escuros, são ricos em zinco. 'O zinco está relacionado à liberação de serotonina, um neurotransmissor associado à sensação de bem-estar', afirma Patricia .
Contra o cansaço e a sensação de enfraquecimento, Patricia  destaca os alimentos ricos em ferro, como o grão de bico, lentilhas, sementes de abóbora e gergelim
Para evitar o inchaço, beba bastante água. 'Vale consumir outros líquidos, como chás, água de coco e sucos naturais', adiciona Patricia 

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