domingo, 11 de março de 2018

Pipoca engorda????

A pipoca é um alimento consumido em grande escala em todo o mundo e pensando nisso resolvemos pesquisar sobre os benefício e malefícios da pipoca. Várias perguntas são bem comuns quando se trata deste tema, dentre elas estão: Pipoca engorda ou emagrece? Pipoca faz mal para a saúde? Como fazer pipoca? Bem, este artigo vai muito além das respostas para essas perguntas, vale a pena conferir!

Você sabe como o milho vira pipoca?

Sabemos que a pipoca simplesmente é o milho que explodiu, mas o que acontece quando você coloca o milho na panela e o que faz ele explodir? Depois que o milho é exposto ao calor, a água que tem no interior do milho não tem para onde sair, levando o grão a se expandir até o ponto em que a explosão seja inevitável, resultando então na pipoca que é tão conhecida por todos nós.

Pipoca Engorda ou Emagrece?

Se você pesquisar na internet vai ver pessoas falando que a pipoca é um ótimo alimento para emagrecer, enquanto outras afirmam que a pipoca engorda. Então, qual é a verdade? Para começar a responder esta dúvida vamos conhecer as informações nutricionais do milho, para isso vamos levar em consideração 100 gramas de milho.
  • 10 gramas de proteína
  • 5 gramas de gordura
  • 70 gramas de carboidratos
O milho tem nutrientes interessantes como as fibras e antioxidantes, o seu alto teor de carboidrato não é problema para quem busca uma rotina alimentar baseada em emagrecer, porque o carboidrato existente no milho é um tipo de carboidrato complexo que não causa elevação dos níveis de glicose tão rápido.
Caso você não saiba, quanto maior a concentração de açúcar no sangue, maior serão as doses de insulina necessárias para estocar este excesso de glicose, aumentando a quantidade de gordura armazenada. O nosso corpo transforma todo o excesso de açúcar em gordura, porque é a forma mais eficaz de armazenar energia para que possa ser usada em alguma atividade no futuro.

Como fazer pipoca?

Atualmente é possível fazer pipoca sem a utilização de óleo, basta você colocá-la no micro-ondas com o lado certo do pacote voltado para cima e esperar o tempo determinado, bem prático não é mesmo, mas será que é saudável? Esse tipo de pipoca conta com altas doses de sódio, corantes e conservantes, que são totalmente maléficos para saúde. Com isso, podemos afirmar que a pipoca de micro-ondas além de ajudar no ganho de peso, ainda faz muito mal para a saúde.
Agora quando falamos da pipoca tradicional que é feita na panela, o modo de preparo é crucial! Apesar de não alterar a quantidade de carboidrato existente no milho, quando a pipoca é preparada com óleo, manteiga ou leite condensado o número de calorias realmente vai aumentar, mas não pela pipoca e sim pelos ingredientes adicionais. Existem formas mais saudáveis de fazer pipoca, são elas:
  • Pipoca com azeite – A pipoca pode muito mais saudável se preparada na panela usando apenas uma pequena quantidade de azeite, que seja suficiente para estourar o milho.
  • Milho no micro-ondas – Quando o milho natural de pipoca é colocado para estourar no micro-ondas dentro de um saco de papel com a boca fechada, sem a utilização de nenhum tipo de tempero ou gordura, ela também é bem mais saudável.
  • Pipoqueira – A terceira para preparar uma pipoca mais saudável é usar uma pipoqueira, que é uma pequena máquina que tem a função de estourar os milhos sem a necessidade de óleo.
  • Sabemos que todo mundo tempera a pipoca de algum jeito e isso também faz com que ela seja mais ou menos saudável. Sal, sazon e outros temperos industrializados não são indicados! Para temperar a pipoca de forma saudável você deve usar orégano, manjericão, alho ou pequenas pitadas de sal.
  • A pipoca pode fazer muito bem para a saúde, mas ela precisa ser preparada nas condições que citamos no artigo. Evitando os elementos ruins, a pipoca pode ser acrescentada na rotina alimentar para favorecer o melhor funcionamento corporal e ajudar na sensação de saciedade.
    É muito importante compreender que nenhum alimento engorda ou emagrece! O ganho ou perda de peso tem relação com a quantidade de calorias ingeridas e a quantidade de calorias gasta durante o dia. Sendo assim, quando você gasta menos calorias do que ingere, você irá engordar. Quando você gasta mais calorias do que ingeriu, você tende a emagrecer porque alcançou o balanço calórico negativo. Já falamos disso aqui no site, indicamos esta leitura complementar.
    Esperao que tenham gostado do artigo e caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que irei responder. 
  • Fonte: Buscar saúde

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