segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Quem tem gastrite pode comer frutas cítricas, mas 3 regrinhas devem ser seguidas

A gastrite é caracterizada pela inflamação do tecido interno que recobre o estômago e tem como principais sintomas dor, queimação e/ou pontadas na boca do estômago, enjoo e vômitos, perda de apetite e sensação de saciedade mesmo após a ingestão de pequenas quantidades de alimentos.
A doença pode surgir por variados motivos, como estresse, longos períodos em jejum e, claro, dieta inadequada. As frutas cítricas normalmente são retiradas do cardápio de quem sofre de gastrite, mas saiba que elas não precisam ser completamente evitadas se consumidas da maneira correta.

Como consumir frutas cítricas tendo gastrite:

As frutas cítricas possuem ácidos ascórbico (vitamina C) e cítrico que, combinados, fazem com que elas tenham baixo pH, ou seja, sejam ácidas. Em grandes quantidades, portanto, podem realmente piorar a queimação e a dor no estômago de quem sofre de gastrite.
No entanto, quando o quadro da doença está controlado, elas não precisam ser banidas, especialmente se algumas medidas simples forem adotadas. Conheça truques de como consumir frutas cítricas sem sofrer com os efeitos da gastrite:
Adicione um pouco de açúcar em sucos de frutas cítricas. Com moderação, o alimento ajuda a combater a acidez excessiva.
Deixe para comer frutas cítricas depois das refeições. Com o estômago cheio, as substâncias ácidas têm menos contado com as mucosas do órgão, evitando os sintomas da gastrite.
Consuma frutas cítricas até três horas antes de ir para a cama, no máximo. Isso porque o suco gástrico sobe com mais facilidade pelo esôfago quando estamos deitados, o que aumentam as chances de queimação e refluxo.
fONTE:MSN

Ceia de natal saudável!

Frango natalino com recheio saudável é possível, sim! Enfeite seu prato com quinoa colorida e tenha zero preocupações com as calorias das festas.



Ingredientes
·         1 frango Fiesta Seara desossado
·         1/2 xícara de vinho branco
·         1 colher (sopa) de farinha de trigo
·         1 xícara (chá) de água
·         2 xícaras (chá) de quinoa (ou quinua)
·         3 xícaras (chá) de caldo de legumes
·         1 colher (sopa) de azeite de oliva
·         1 cebola média picada
·         2 dentes de alho amassados
·         1 cenoura grande ralada
·         1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido
·         100 gramas de castanha de caju torrada e picada
·         a gosto • salsa (ou salsinha)
·         a gosto • cebolinha-verde
·         1 colher (chá) de sal
·         250 gramas de cenoura tipo baby, cozidas

Modo de preparo
Descongele o Fiesta desossado Seara* de acordo com as instruções da embalagem. Remova a embalagem e retire do interior da ave o saquinho com os miúdos. Com o auxílio de papel absorvente, seque bem o interior da ave.
Cozinhe a quinoa no caldo de legumes até secar. Deixe com a panela tampada por dez minutos.
Em uma panela, aqueça o azeite, acrescente a cebola e o alho, deixe refogar por cinco minutos e junte a cenoura. Deixe cozinhando mais cinco minutos e apague o fogo. Junte o grão-de-bico, a castanha-de-caju e as ervas. Tempere com o sal e deixe esfriar.
Recheie a cavidade com o recheio acima, feche as aberturas com palitos de dente, cruze as duas pernas da ave e amarre com linha. Prenda a ponta das pernas com palitos e amarre com linha ou barbante. Coloque o Fiesta em uma assadeira, regue com o vinho, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180 °C) por aproximadamente uma hora e meia. Retire o papel alumínio e leve ao forno por mais trinta minutos para dourar. Retire do forno e espere amornar para fatiar.
Faça o molho para acompanhar. Coloque na assadeira em que assou a ave a farinha de trigo dissolvida em água, deixe ferver e engrossar e sirva com o Fiesta acompanhado de cenouras baby.
Dica: para fazer o caldo de legumes em casa, coloque em uma panela uma cenoura, uma cebola, um dente de alho, um maço de cheiro-verde, um tomate e uma colher (chá) de sal. Cubra com dois litros de água. Deixe cozinhar por cerca de uma hora em fogo baixo. Retire, espere amornar e passe por uma peneira.
* Receita concedida pela Seara
SALADA ESPECIAL

Faça uma saladinha rápida com um toque de romã para receber os convidados durante a sua ceia saudável de Natal.
Ingredientes
·         1 xícara de grãos variados
·         4 xícaras de água mineral
·         1 folha de louro
·         a gosto • sal marinho
·         1 romã
·         1 laranja
·         a gosto • açafrão-da-terra (ou cúrcuma)
·         a gosto • raspas de limão
·         50 mililitros de azeite de oliva
·         a gosto • salsa crespa
Modo de preparo
Cozinhe na pressão o mix de cereais com água, sal e uma folha de louro, por aproximadamente sete minutos depois de pegar pressão. Adicione o açafrão com os cereais ainda quentes e mexa bem.
Em um bowl, misture o mix de cereais com a romã e a laranja cortada grosseiramente. Tempere com sal, pimenta e raspas de limão e salsinha.
Regue com azeite e acerte as quantidades de sal e pimenta do reino.

fONTE:MSN