sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Sal do Himalaia

Quando surgiu na web, recomendado por muitos médicos e nutricionistas, o sal rosa do Himalaia se tornou queridinho da alimentação saudável e passou a ser usado no lugar do sal comum. Segundo os especialistas, ele é rico em minerais, contém menos sódio e apresenta outros benefícios, como melhoria do sono, das cãimbras e das alergias. Um verdadeiro milagre em forma de sal.
Contudo, apesar das recomendações dos especialistas, há quem diga que faltam evidências científicas que corroborem estas informações. "A verdade é que há uma escassez de literatura científica confiável a respeito desse sal", afirma a nutricionista da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), Clarissa Fujiwara, em entrevista ao UOL.

Um estudo da Universidade de Putra Malásia concluiu que a quantidade de sódio entre o sal do Himalaia e o sal refinado é mínima, por exemplo. Os minerais também levantam polêmica, pois os cientistas afirmam que, para fazer diferença, o sal rosa teria que ser consumido em uma quantidade muito alta - e vale lembrar que a recomendação do Ministério da Saúde é a de consumir no máximo 5 gramas por dia. A química Conceição Trucom é outra cética em relação ao consumo do sal, e aponta que este sal está mais sujeito à contaminações. Ela fez um teste com o sal, que consistia em misturar 10 gramas em 100 gramas de água. O resultado: enormes quantidades de substâncias, como óxidos e carbonatos ferrosos e de cálcio, que não se dissolveram e boiaram, incluindo areia. O nutrólogo Celso Cukier, presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição, afirma que o consumo em altas quantidades pode ser preocupante; já o uso eventual não traz problemas.
Ainda segundo a publicação, os especialistas questionam se o sal do Himalaia, por ser tão mais caro que o sal marinho e sem benefícios comprovados pela ciência, valem realmente a pena ou não passam de modas alimentares.

Fonte:MSN

Como ficar com a barriga saradinha!

O fortalecimento dos músculos abdominais sempre foi um tema controverso. Mais do que gerar informação e soluções, acabou-se criando muita confusão e desinformação. Para conquistar um abdômen perfeito esteticamente, deve-se levar em conta três objetivos: ganhar definição, reduzir o diâmetro e conquistar esse abdômen sarado. É importante tê-los em consideração para saber como orientar treino e dieta, a fim de obter mais e melhores resultados. Neste corte transversal, é possível observar as diferentes camadas de músculos, que devem ser enrijecidas se o objetivo é conquistar uma barriga tanquinho.


Lembrando que se você quer resultados ainda maiores, é essencial que mude a sua dieta.
Atenção: compensa mais modificar os hábitos alimentares do que suar ainda mais a camisa na academia. Em uma sessão de bike indoor chega-se a queimar 600 cal, a mesma energia contida em 100g de chocolate ou quatro cervejas. Por isso, a melhor pedida é riscar do cardápio alimentos pouco saudáveis e supercalóricos, em vez de tentar “queimá-los” com mais exercícios aeróbios. Não adianta fazer uma dieta restritiva. Para alcançar a sua meta e exterminar os pneuzinhos, basta ficar atento aos pilares básicos da alimentação saudável:
  • Fracione a sua alimentação. Coma entre 5 e 6 vezes por dia;
  • Comece o dia com um café da manhã energético, rico em carboidratos, e termine com um jantar leve, rico em proteínas;
  • Evite açúcares refinados, frituras e alimentos gordurosos;
  • Inclua fibras em seu prato. Coma frutas, verduras e cereais integrais;
  • Cuidado com as bebidas que contêm açúcar, como sucos e refrescos, bebidas alcoólicas e refrigerantes. O álcool tem muitas calorias.
Em um cardápio incorreto, o dia começa com a ingestão de poucos alimentos e se abusa de comidas ricas em gorduras e açúcares. Por outro lado, em um menu correto, a dieta foi fracionada, as bebidas com calorias vazias foram riscadas e o dia começa com uma refeição mais reforçada energeticamente e termina com uma pouco calórica, já que se vai descansar várias horas e corpo, nesse período, não precisa de muita energia. Mude a sua rotina aos poucos para que, ao menos seis dias por semana, coma corretamente. Deixe um dia livre para cometer algumas loucuras, desde que com moderação.
Fonte:MSN