sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Alimentos Poderosos Contra a Inflamação

A inflamação é um processo natural do organismo, que anuncia que algo não funciona adequadamente dentro do corpo.
Descubra quais alimentos favorecem o movimento intestinal e proporcionam bem-estar físico e mental.

ibuprofeno é um exemplo de medicamento que pode ajudar com a inflamação do corpo. Mas temos também as opções naturais como os legumes e frutas impedem que nossos intestinos se inflamem.

O consumo de frutas, legumes, algas marinhas, leguminosas e grãos integrais são a melhor maneira de fornecer ao corpo a fibra vegetal necessária para promover o bom funcionamento do intestino, manter a microflora em equilíbrio e contribuir para a eliminação de resíduos.



Se não passaria na corrente sanguínea favorecendo a inflamação.
Aqui estão os dez desses alimentos com um importante poder anti-inflamatório:

Abacaxi

Além de um alimento com baixas calorias, é muito útil quando você quer aliviar sua dieta, uma das principais causas de inflamação é o consumo excessivo de calorias.

É fundamental o seu conteúdo em bromelina que desmorona e dissocia proteínas e é um poderoso anti-inflamatório prescrito para artrite ou para diminuir o inchaço após cirurgia ou acidente.

Seu efeito anti-inflamatório parece ser superior quando tomado com o estômago vazio.

Cebola

É um alimento leve e poderoso e tem o efeito ideal para este tipo de dieta.

Além disso, é o alimento mais rico que é conhecido em quercetina, um flavonoide que é considerado um dos principais responsáveis pelo poder anti-inflamatório deste vegetal, uma vez que entre suas virtudes está o poder de controlar o dano oxidativo dos radicais livres.

Linhaça

Linhaça nos fornece ácidos graxos ômega 6 e ácido oleico, mas acima de tudo, é a fonte vegetal mais rica conhecida em ácidos graxos ômega 3, superando até os peixes.

Este tipo de gordura é essencial porque nosso corpo precisa recebê-lo de uma fonte externa e está no lado "bom" da gordura contribuindo para a redução do colesterol.

Eles contribuem para o tratamento de dores reumáticas e quaisquer problemas de saúde associados à inflamação.
Esta semente contém fito estrógenos com uma ação anti-inflamatória potente.

Pimenta

É excepcionalmente rico em vitamina C, especialmente nas espécies vermelhos ou amarelos mais maduros.

Esta vitamina é necessária para o metabolismo da fenilalanina, um aminoácido essencial, muito ativo na redução da dor crônica e outros sintomas como inchaço e rubor.

Além disso, o poder antioxidante da vitamina C é multiplicado pelo efeito sinérgico que faz com a vitamina A, abundante em indivíduos maduros e com um pigmento chamado licopeno.

Cacau

Rico em vitaminas D e outras, tem um efeito antioxidante significativo, como A ou E.

Os seus sólidos são uma fonte de taninos e compostos fenólicos que neutralizam o efeito inflamatório causado pelos radicais livres.

Estudos mostram que o consumo contínuo e moderado de bom cacau ou chocolate escuro reduz os níveis de proteína C-reativa (CRP) no sangue.

Azeite de oliva

O azeite extra virgem contém uma substância ativa, chamada oleocantal, com efeito, anti-inflamatório muito semelhante ao do ibuprofeno.

Esta substância natural, como a droga, atua inibindo uma enzima (COX) que produz substâncias que causam dor e inflamação.
O seu poder anti-inflamatório também é devido ao seu conteúdo nas vitaminas A e E, seus compostos fenólicos e a composição das suas gorduras, que consiste principalmente em ácido oleico, que também reduz os níveis de açúcar no sangue.

Rabanete

Rico em vitamina C e ácido fólico, também é muito útil em dietas leves devido à sua ingestão rica de fibras e baixa caloria.
Tem efeito diurético, devido ao seu teor de potássio, o que facilita a eliminação de líquidos e contribui para manter um sangue mais limpo.

Contém uma enzima, peroxidase, que participa da defesa do organismo.

É rico em compostos de enxofre, especialmente rabanete preto, que ajudam a resolver problemas biliares e são ótimo para o fígado.

Alho

Uma fonte importante de selênio vitamina A, B1, B2, C, aminoácidos de enxofre como cisteína e metionina, bem como inúmeras substâncias com poderes antibióticos e anticoagulantes.

Mas as propriedades anti-inflamatórias do alho são atribuíveis a muitos dos seus efeitos na saúde, como a sua capacidade de limpar o sangue de substâncias tóxicas, melhorar o estado da flora intestinal, os seus antioxidantes.

O alho é rico em metionina, o que ajuda a regular os níveis de histamina no organismo.

Cúrcuma

Curcuminoides, substâncias ativas recentemente descobertas, parecem ter propriedades anti-inflamatórias semelhantes às de certos medicamentos esteroides e não esteroides.

Essas substâncias são responsáveis pelas propriedades antivirais, antibacterianas e desintoxicantes deste tempero aromático, bem como seus efeitos antioxidantes.

Esses princípios desenvolvem todo o seu potencial misturado com pimenta preta.

Cravo da Índia

Esses brotos aromáticos têm um alto teor de ácidos graxos ômega 3, magnésio, vitaminas B, cálcio e flavonoides com um excelente poder antioxidante.

Contém eugenol, uma substância usada em odontologia para dor de gengiva e prevenir infecções.

Em combinação com cariofileno, também presente nesta espécie, o eugenol exerce uma ação sinérgica útil para combater qualquer tipo de inflamação.

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Fonte: Colaboradora Rosi Feliciano

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Alimentos mais ricos em vitamina B, B3, B5 e B12!

Vitaminas do complexo B são uma grande família de diversas vitaminas com um número associado a elas. Cada vitamina que pertence a esta família tem seu próprio comportamento, ação e função, formando uma solução completa para todas as exigências do corpo.
A família do complexo B é composta das vitaminas B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, vitamina B12 e quatro outros suplementos. Os números anexados aos nomes destas vitaminas são baseados na ordem de quando foram descobertos.

Benefícios das vitaminas do complexo B

Os benefícios das vitaminas do complexo B cobrem vários benefícios na saúde de um indivíduo. As 8 vitaminas do complexo B são solúveis da água, o que facilita seu consumo. Além disso, elas trabalham em conjunto para incentivar o crescimento e a divisão celular, reforçam o sistema imunitário e o sistema nervoso, impulsionam o metabolismo, entre outros benefícios.
Para as mulheres, os benefícios das vitaminas do complexo B incluem estados de espírito mais estáveis, aumento da energia, pele, cabelos, e olhos mais saudáveis. O ácido fólico ou vitamina B9 do complexo B ajuda o corpo a formar a hemoglobina. O ácido fólico é importante na gravidez, uma vez que ajuda a prevenir defeitos do sistema nervoso em recém-nascidos. Mulheres que estão grávidas e ou planejando a gravidez devem consumir uma quantidade maior de vitaminas do complexo B, de acordo com recomendação médica.

Efeitos colaterais das vitaminas do Complexo B

Vitaminas do complexo B tem efeitos colaterais que geralmente ocorrem se a vitamina é tomada em excesso e não de acordo com as ordens de um médico. Se for consumida em excesso ou se o indivíduo tiver alguma alergia, as vitaminas B podem causa efeitos secundários graves. Muita vitamina B12 resultará em ansiedade e dormência no rosto. Anemia, pressão arterial baixa, náuseas, vômitos também podem ocorrer devido a uma overdose de vitamina B2. Muito ácido fólico pode causar danos nos rins, inchaço abdominal e perda de apetite. Outros efeitos colaterais do complexo de vitamina B incluem dor no peito, problemas respiratórios, urticária, erupção cutânea ou coceira na pele inchada, insônia, e ataques de pânico. Os efeitos colaterais também podem ser experimentados por pessoas que são sensíveis ou tem uma alergia ao cobalto ou cobalamina.

Frutas com vitamina B e outros alimentos ricos em vitamina B2, B1, B6…

A deficiência em qualquer uma das 8 vitaminas que compõem o complexo B pode causar sérios problemas de saúde. É por esta razão que se deve incluir alimentos ricos em vitaminas do complexo B em sua dieta, e nossa lista compreensiva com esses alimentos pode ajudar a encontrar esses alimentos. Lembrando: só faça mudanças na sua dieta com a orientação de um nutricionista, para garantir que você tem todos os nutrientes devidamente balanceados.
  • Alimentos ricos em vitamina B1: carne de porco, frutas vermelhas, legumes, carnes magras, oleaginosas, leite de soja.
  • Alimentos ricos em vitamina B2: ovos, vegetais verde escuro, peixe, grãos, carne magra, cogumelos.
  • Alimentos ricos em vitamina B3: sementes de girassol, atum, aves, batata, queijo cottage, fígado.
  • Alimentos ricos em vitamina B5: órgãos de animais, abacate, brócolis, cogumelos
  • Alimentos ricos em vitamina B6: feijão verde, grãos integrais, espinafre, peixe, banana.
  • Alimentos ricos em vitamina B7: derivados de soja, gemas de ovo, peixe, carne de órgãos, queijo, batata-doce.
  • Alimentos ricos em vitamina B9: vegetais de folhas verdes, suco de citrinos, legumes, tofu, suco de tomate.
  • Alimentos ricos em vitamina B12: leite, peixe, cereais fortificados, ovos, mariscos.

Deficiência de vitaminas do Complexo B

Deficiências de qualquer uma das 8 vitaminas que compõem o complexo de vitamina B causa vários problemas de saúde e dá origem a diferentes sintomas, dependendo dos problemas. Estes problemas de saúde incluem beribéri, amnésia, distúrbios emocionais, perda de memória, pressão arterial elevada, dermatite, confusão mental, pelagra, inflamação da língua e assim por diante. A deficiência de ácido fólico ou B9 durante a gravidez pode levar a partos prematuros, defeitos de nascimento, abortos, depressão entre outros problemas. Distúrbios do sistema nervoso podem acontecer devido a uma deficiência de vitamina B12, como esta vitamina mantém a saúde do sistema nervoso. Enxaqueca, insônia, irritabilidade são alguns dos sintomas que se podem ser exibidos quando há menos vitamina B6 sendo ingerida.

Cuidado com suplementos alimentares para o complexo da vitamina B!

Muitas pessoas se voltam para suplementos para se beneficiar desta vitamina, mas existem várias fontes naturais de vitamina B. Carne de porco, fígado, grãos integrais, legumes, todos os produtos lácteos, vegetais verdes folhosos, peixes, carne de aves, carnes magras, sementes de girassol, cogumelos, salmão, raízes de beterraba, laranjas e assim por diante. É melhor incorporar os alimentos acima em sua dieta para que você possa levar uma vida saudável do que colocar suplementos alimentares na dieta. Sua saúde agradece!
Fonte: Saúde Melhor

Kefir- O que é e como faz?

O Kefir pode parecer uma receita complexa quando olhamos certas receitas na internet, mas é mais simples do que parece. Não há necessidade de se assustar com a ideia de fazer o leite Kefir em casa. É uma receita altamente nutritiva, que combina com diversos pratos, e que você pode usar em qualquer culinária.

Kefir: o que é?
O Kefir é um preparo de leite, junto a um fermentado de uma cultura de grãos de Kefir. Essa cultura de grãos tem bactérias que auxiliam a flora intestinal na digestão (assim como os famosos Lactobacilos), e podem ser reutilizados em mais de uma produção de Kefir.
Kefir: receita
Para produzir 1 litro de Kefir, você vai precisar de:
  • 1 colher de sopa de Kefir
  • 1 litro de leite integral
Instruções de preparo do Kefir
Coloque o Kefir no frasco de vidro e encha quase completamente com leite integral (orgânico e não-pasteurizado é preferível). Cubra com um pano limpo e coloque sobre uma mesa. Aguarde 1 a 2 dias, mexendo periodicamente com uma colher de plástico (não de metal). Quando grosso, remova os grãos de kefir com um coador de plástico, mas não esmague os grãos. Coloque-os em um novo vidro, e repita a operação.
Coloque os grãos em um frasco limpo e repita.
Você pode ainda aproveitar a sobras do Kefir. Depois de retirar os grãos, colocar 1-2 fatias de limão ou casca de limão ou uma fava de baunilha de volta no vidro com o kefir. Cubra e deixe descansar na mesa da cozinha até o outro dia. Depois de retirar a casca, saboreie o kefir. Se for do seu agrado, em seguida, cubra com uma tampa de plástico e colocar em geladeira até que esteja pronto para beber. Se não, deixe descansar um pouco mais com a casca.
Se você ficar sem leite ou vai ficar fora da cidade, coloque os grãos em uma jarra de vidro e cubra com água. Coloque uma tampa em frasco e deixe no congelador até estar pronto para usar novamente.
Kefir: benefícios
Facilmente digerido, ele limpa os intestinos, é repleto de bactérias e leveduras benéficas para o organismo, além de vitaminas, minerais, e proteínas completas. Como o Kefir é um alimento tão equilibrado e nutritivo, isso contribui para um sistema imunológico saudável e tem sido usado para ajudar os pacientes que sofrem de AIDS, síndrome da fadiga crônica, herpes e câncer. O seu efeito tranquilizante sobre o sistema nervoso tem beneficiado muitas pessoas que sofrem de distúrbios do sono, depressão e TDAH (déficit de atenção e hiperatividade).
O uso regular de Kefir pode ajudar a aliviar os distúrbios intestinais, promover o movimento do intestino, reduzir a flatulência e criar um sistema digestivo saudável. Além disso, seu efeito de limpeza em todo o corpo ajuda a estabelecer um ecossistema interna equilibrada para uma ótima saúde e longevidade.
Kefir também pode ajudar a eliminar os desejos alimentares pouco saudáveis, tornando o corpo mais nutrido e equilibrado. A sua excelente conteúdo nutricional oferece cura e saúde de manutenção benefícios para as pessoas em todo tipo de condição.
Note que muitos desses benefícios ainda precisam de mais pesquisas para terem sua comprovação científica garantida, mas as evidências já são bem fortes nesse rumo.
Kefir emagrece?
Quem dera o Kefir tivesse esse poder milagroso! Não, o Kefir não emagrece. O que acontece é que a fermentação do Kefir produz organismos que ajudam na sua digestão. Por isso, ao consumir o Kefir ele ajudar no processamento da digestão, ajudando no processo e tornando tudo mais eficiente e muito mais saudável.
Efeitos colaterais do Kefir
Dependendo do consumo do Kefir, ele pode causar constipação ou diarreia. O recomendado é só consumir o Kefir após uma consulta a um nutricionista, dado que pessoas com intolerância a lactose ou com certas sensibilidades a alimentos podem estar mais propensas a desenvolver esses tipos de condições.
Fonte: Saúde Melhor