quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Quais os alimentos que fazem bem para o coração?

Uma dieta saudável pode ser boa para o coração, bem como para reduzir sua cintura. Você pode definitivamente reduzir o seu risco de desenvolver doenças cardiovasculares pela ingestão de determinados alimentos todos os dias. Há uma grande variedade de frutas e legumes que são bons para o coração.
Num geral, você tem que tentar comer alimentos que estão em sua forma natural, já que eles vem diretamente do solo. A dieta deve incluir, é claro, alimentos saudáveis para o coração, como peixes, grãos integrais, legumes e frutas, mas não se deve ter medo de completar a dieta ocasionalmente com um copo de vinho tinto ou um pedaço de chocolate escuro.

Nossa lista é bem completa de alimentos essenciais para quem quer ter um coração saudável, e todos são saborosos o suficiente para não deixar qualquer pessoa desejosa por um fast food. Vamos à lista?

Alimentos bons pro coração: peixes

Coma peixes ricos em ômega-3, como salmão, atum, cavala, arenque e truta. O ômega 3 é um ácido graxo essencial, usado pelo seu organismo para vários processos. E nesses processos, o ômega 3 contribui para o combate do colesterol ruim, que faz mal ao coração.

Dieta para o coração: oleaginosas

Um punhado de oleaginosas saudáveis, como amêndoas ou nozes irá satisfazer sua fome e ajudar o seu coração. Elas tem um pacote completo de nutrientes para a saúde do coração, incluindo o ômega 3 e fibras para combater o colesterol, e a vitamina E para impedir que placas bloqueiem suas artérias,

Alimentos para um coração saudável: frutas vermelhas

Estes pequeninos frutos são repletos de fitonutrientes para um coração saudável, além de fibra solúvel. Novamente, nutrientes que combatem o colesterol e que trabalham para manter sua saúde em dia. Tente mirtilos, morangos, cranberries ou framboesas no cereal ou iogurte.

Linhaça para um coração saudável

A linhaça contêm ácidos graxos ômega-3, fibras e fitoestrogênios para melhorar a saúde do coração. Para obter o maior benefício da linhaça, é necessário moer a linhaça no momento do consumo ou germiná-la, deixando-a de molho na água da noite para o dia.

Aveia para um coração saudável

Além de antioxidantes, que contribuem no combate aos radicais livres e que podem prejudicar a saúde do seu coração, a aveia contém um tipo especial de fibra, chamada de betaglucano. Essa fibra tem um poder especial no combate ao colesterol, sendo bem mais eficiente do que fibras normais.

Feijão faz bem para o coração

Não estamos falando de feijoada, ok? Os feijões mais escuros são ricos em fibras, vitaminas do complexo B, minerais e outras coisas boas para a saúde do tecido cardiovascular e para a redução do colesterol no sangue.

Vinho tinto ou suco de uva para uma saúde cardiovascular perfeita

Uma taça de 100 ml vinho tinto (até duas para os homens e uma para mulheres por dia) pode ajudar a melhorar os níveis do colesterol bom (HDL). Suco de uva na mesma quantidade também pode ter efeitos semelhantes. É importante saber que os antioxidantes presentes no vinho tinto e no suco de uva também podem ser eficientes no combate aos radicais livres, ajudando a deixar seu corpo mais saudável por mais tempo.

Legumes vermelhos, amarelos e alaranjados para o coração

Legumes como a cenoura, batata doce, pimentão vermelho são carregados com carotenoides, fibras e vitaminas para ajudar o seu coração a manter um nível de saúde da melhor forma possível. Além disso, são alimentos que contribuem para te deixar satisfeito por mais tempo.

Espinafre e vegetais de folhas escuras para o coração

Vegetais de folhas escuras carregam vários nutrientes que contribuem desde o combate aos radicais livres até a redução do colesterol ruim no sangue. Como bônus, ainda há fibras para te manter com a sensação de saciedade por mais tempo.

Melhores frutas para o coração

Frutas, tais como laranjas, melões e mamão são ricas em beta-caroteno, potássio, magnésio e fibra. Esses nutrientes são essenciais para a formação de um tecido cardiovascular mais saudável e de um sangue que não contribua para a formação de placas nas veias e artérias.

Tomates para a saúde cardiovascular

Tomates em todas as suas variedades fornecem o licopeno, vitamina C, alfa e beta-caroteno, Todos esses nutrientes são usados pelo sistema cardiovascular para o melhor desempenho e saúde.

Chocolate escuro

O chocolate escuro é bom para sua saúde cardíaca, mas apenas o chocolate que tenha pelo menos 70% de cacau. Novamente, são os antioxidantes trabalhando para sua saúde perfeita.
Fonte: Saúde Melhor

Polivitamínico pode ajudar a perder peso?


Multivitaminas, também chamados de polivitaminas, tem uma fama um pouco controversa. Alguns acreditam que eles ajudam a emagrecer, outros acreditam que contribuem para engordar. Em quem acreditar, afinal?
Um coquetel de vitaminas não pode preencher todas as lacunas em uma dieta ruim, mas todo mundo tem dias em que a pizza é mais tentadora do que uma salada completa, ou um prazo apertado que te faz pular o almoço para optar pelo fast food. Além disso, alguns nutrientes vitais, como a vitamina D3, são difíceis de obter provenientes apenas de alimentos normais. Aqui estão alguns mitos e verdades sobre polivitamínicos.

Polivitamínico: para quê serve? Ajuda na perda de peso

Se você precisa perder um pouco de peso. Pesquisas mostraram que pessoas que tomaram polivitamínicos por seis meses perderam uma média de 8 quilos. As pessoas que receberam pílulas falsas não perderam nada. Por quê? Um multivitamínico pode ajudar o seu corpo a emagrecer preenchendo pequenas lacunas nutricionais que retardam o seu metabolismo. Nas pesquisas, o metabolismo de quem toma multivitamínicos aumentou em 6%, ajudando os corpos queimarem mais calorias 24 horas por dia.
Os pesquisadores suspeitam que os nutrientes extras ajudam na produção de energia, ajudando a queimar mais gordura. O reforço de nutrientes também pode ajudar seu corpo a responder melhor à insulina e à leptina, hormônios que afetam o apetite e o peso. Só um detalhe: use essas vitaminas apenas se recomendadas por um médico. Consumir vitaminas sem a recomendação apropriada pode significar problemas sérios de saúde. Além disso, as polivitaminas usadas para complementar uma dieta ruim não farão efeito algum no emagrecimento, pois os hábitos alimentares continuarão ruins.

Melhor polivitamínico para o coração? Existe?

Pesquisadores descobriram que tomar um multivitamínico diário durante pelo menos cinco anos faz com que você tenha 41% menos probabilidade de ter um ataque cardíaco (se você não tiver sinais de doença cardíaca previamente).
Um polivitamínico pode proteger seu coração de várias maneiras, através da complementação da vitamina C, niacina e ácido pantotênico (vitaminas B-2 e B-5) ajudando vários sistemas a reduzir as placas que ameaçam o coração. E alguns minerais, especialmente o magnésio, trabalham para manter as artérias flexíveis e combate a inflamação.

Quantidade de vitaminas em um polivitamínico é importante?

Um bom multi deve atender a ingestão diária recomendada para a maioria dos nutrientes. Leia o rótulo para ver se o sua formulação tem cerca de 100% do valor diário para todas as vitaminas presentes na fórmula. Se você é uma mulher, seu médico provavelmente vai perguntar se o polivitamínico tem pelo menos 18 mg de ferro para substituir o que você perde durante sua menstruação.

Polivitamínicos podem repor o cálcio do seu organismo

Médicos afirmam que mulheres precisam de 1.000 mg a 1.200 mg de cálcio por dia, mas metade desse valor deve ser obtido a partir de alimentos. Para homens, a recomendação de suplementos de cálcio é de 500 mg por dia devido a algumas ligações ao câncer da próstata. Um médico e um nutricionista devem avaliar quanto cálcio você recebe de fontes naturais para complementar sua dieta com os polivitamínicos corretos.

Divida vitaminas durante seu dia

Compre um barato pílula-divisor na farmácia, em seguida, divida o seu multivitamínico em pequenas parcelas durante o dia. Tomando parte com seu café da manhã, parte com o almoço, e parte no jantar. Dividir a dose e tomá-la com alimentos maximiza a absorção. Se as vitaminas perturbarem seu estômago, tomá-las com alimentos pode evitar problemas.

Posso substituir alimentos por vitaminas

Apesar de muitos “especialistas” estarem recomendando a substituição de alguns alimentos por suplementos vitamínicos, a recomendação é não fazer isso. Tal atitude pode resultar em problemas sérios de saúde, além de resultar no ganho de peso porque você vai sentir a falta de nutrientes como proteínas, carboidratos, entre outros.

Posso tomar vitaminas sem acompanhamento médico

Apesar de vitaminas não precisarem de receita para o consumo, usá-las sem o devido acompanhamento de um nutricionista ou médico, você corre o risco de provocar alterações ao seu peso para mais ou menos, mas sem qualquer estabilidade. Em outras palavras, você pode engordar ou emagrecer, mas sem a saúde ideal para manter o peso e os nutrientes essenciais de uma dieta saudável.
Podem parecer cuidados e informações básicas, mas você ficaria surpreso com quantas pessoas erram por não conhecerem essas informações. Você já toma multivitamínicos? Qual o acompanhamento médico você tem feito? Quais polivitamínicos você recomenda?
Fonte: Saúde Mlehor