sexta-feira, 22 de setembro de 2017

OUTUBRO ROSA - Conheça 12 dicas para prevenir o câncer de mama



No mês de outubro é realizada a campanha do Outubro Rosa, que tem como objetivo a prevenção e cuidado com o câncer de mama.
O câncer de mama está relacionado a um estado de excesso de estrogênio, conhecido como dominância de estrogênio.

Os fibromas uterinos, cistos mamários, infertilidade, enxaquecas e mesmo câncer de próstata nos homens podem estar relacionados ao domínio de estrogênio.

Nós realmente somos o que comemos, bebemos, respiramos e pensamos! Embora o alimento com certeza seja considerado o melhor medicamento, o seu uso incorreto também pode ser o maior veneno.

Quando há eliminação reduzida de toxinas físicas e emocionais, eles acumulam o que pode levar ao dano no DNA e, finalmente, ao câncer.



Algumas das melhores estratégias para prevenção do câncer de mama são:

1. O alimento é sempre primordial

Coma alimentos ricos em antioxidantes, esses alimentos podem ser um tratamento natural para cancer de mama como as frutas orgânicas, os vegetais, as nozes e as sementes, e gorduras e óleos saudáveis como abacate e azeite extra virgem.

Coma várias porções de vegetais e frutas todos os dias para obter o melhor benefício de fito nutriente.

Especialmente incluir vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, couve, repolho, que fornecem indole-3-carbinol (I3C), um fito nutriente que ajuda a metabolizar o estrogênio.

Lembre-se: o açúcar é um grande aliado do câncer! Ativa os genes do câncer e alimenta o crescimento de células cancerosas. Sem falar dos seus vários malefícios para saúde, como o aumento de peso, diabetes, entre outras doenças. Elimine ao máximo o açúcar da sua dieta em todas as formas.

2. Pare de fumar


Um estudo publicado no início de 2013 no Journal of the National Cancer Institute mostrou que os fumantes têm um risco 24% maior e os antigos fumantes têm um risco 13% maior de câncer de mama invasivo do que aquelas pessoas que não são fumantes.

3. Evite o álcool

O álcool muda a maneira como o estrogênio é metabolizado em nosso corpo, o que pode levar ao domínio de estrogênio. As mulheres que bebem álcool têm níveis superiores de estrogênio corporal do que aqueles que não bebem.

4. Consumir uma dieta baixa em alimentos à base de animais.


Os produtos à base de animais são extremamente inflamatórios e expõe o corpo a uma dose elevada de ácido araquidônico, um mediador inflamatório. Preencha metade do seu prato com legumes!

5. Faça exercícios regularmente e desenvolva uma prática de ioga.

Qualquer exercício, leve ou intenso, reduzirá o risco de câncer de mama. O exercício aeróbio reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama, alterando o metabolismo do estrogênio em nosso corpo e aumentando a proporção de "bom" (2-hidroxestrona) para os estrogênios "ruins" (16alfa-hidroxestrona).

Yoga equilibra e regula o sistema endócrino e, assim, nossos hormônios. Ele também constrói o sistema imunológico, promovendo o fluxo linfático, sendo este último extremamente importante para a drenagem de toxinas da mama e dos gânglios na axila (braço).

6. Faça autoexames regulares de mama e massagem mamária.

Eles podem salvar vidas! Obtenha exames clínicos de mama em seus exames físicos anuais e mamografias, caso seja necessário.

7. Mantenha a composição corporal adequada e a porcentagem de gordura do seu corpo.


Obesidade e tecido adiposo visceral, ou seja, a gordura acumulada em torno de seus órgãos abdominais é extremamente inflamatória!
8. Reduzir outros problemas causadores de inflamação em seu corpo.

É importante testar a sensibilidade alimentar e eliminar da sua dieta todos os alimentos aos quais você pode ter alergias ou sensibilidades.

Verifique e analise infecções crônicas no intestino, boca e seios.
Lembre-se, a inflamação torna o sistema imunológico menos efetivo ao fazer seu trabalho, e um sistema imunológico menos eficaz leva à progressão das células cancerosas!

9. Evite toxinas.

Alimentos inflamatórios que são preenchidos com gorduras trans, colorantes artificiais e conservantes.

Produtos químicos de limpeza doméstica, pesticidas e inseticidas.
Plásticos contendo BPA, que podem ser usados para armazenar alimentos e água.

Produtos de cuidados pessoais e perfumes: estes podem conter produtos químicos que perturbam hormônios, como ptalatos e parabenos.

10. Consuma uma proteína de boa qualidade em cada refeição.


Seu corpo precisa de aminoácidos essenciais em cada passo para funcionar de forma otimizada.

Converse com o seu médico para obter uma análise do seu corpo em relação aos nutrientes, o que lhe dirá se a proteína que você está comendo está sendo digerida e absorvida tão eficazmente quanto deveria.

11. Controle a mente, o corpo e as emoções com exercícios de meditação controle da respiração e liberdade emocional.

Aqui estão algumas dicas:

Medite diariamente.

Aprenda e pratique exercícios de yoga.

Pratique o perdão todos os dias!

Faça um diário antes de ir para a cama para desintoxicar a mente.

12. O sono é o seu melhor amigo!

Um estudo publicado em agosto de 2012 mostrou uma associação entre menos sono e desenvolvimento de formas agressivas de câncer de mama em mulheres.

Se você sofre de problemas crônicos do sono, procure seu médico para encontrar a causa subjacente e corrija-a. Usar remédios para dormir nem sempre é a resposta!

Use dessas dicas para se prevenir dessa doença grave como o câncer de mama. São dicas simples que podem fazer diferença no futuro. Lembre-se sempre também de consultar seu médico caso tenha .

Fonte: Colaboradora Rosi Feliciano

Link:http://outubro rosa/câncer de mama,beleza.blog.br/cancer-de-mama-doi

ALIMENTOS QUE MELHORAM O HUMOR!

QUE TAL TESTAR ESSES ALIMENTOS PARA MELHORAR O HUMOR?

Conheça os aliados da dieta da felicidade e maus hábitos que podem nos deixar mais emburrados e irritados!
LIMÃO
Com propriedades digestivas, acelera o metabolismo, mesmo se tiver comido algo indigesto. Propicia o bom funcionamento do fígado e intestinos. Ótimo fixador de minerais, também ajuda a trazer clareza e lucidez.
CENOURA
Esse legume é rico em betacarotenos, substâncias antioxidantes que preservam a saúde de todos os tecidos e dão aquela sensação de bem-estar e disposição.
ALHO
O tempero natural reduz a pressão arterial, que pode disparar com ansiedade acumulada. Possui ainda ação adstringente, ajudando a baixar colesterol e triglicérides.
ABACATE
O alimento melhora o humor e pode ajudar no quesito felicidade até porque é super saudável: possui muita proteína, triptofano, potássio, magnésio, ácido fólico, vitaminas do complexo B, vitamina E e vitamina K. Previne doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e até câncer.
CARNE
Quando consumida moderadamente, este alimento, com elevado teor de proteínas, propicia saciedade. Possui ainda alto nível de triptofano, que favorece a formação de serotonina.
MEL
A glicose deste doce natural proporciona sensação de felicidade justamente por ter uma alta concentração de serotonina
MILHO
O milho oferece bons carboidratos e é fonte de vitamina B6. O alimento dá energia e favorece a produção de serotonina, hormônio do bem-estar e prazer.
ARROZ INTEGRAL
É abundante em vitamina B1, importante para o sistema nervoso.
JABUTICABA
A fruta contém ferro, que combate a anemia, e vitamina C, que aumenta as defesas do organismo. Tem ainda complexo B, de função antidepressiva, e é rica em energia, que dá ânimo.
OVO
O alimento possui tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), que favorecem o bom humor. A gema, em especial, conta com colina, que trabalha na manutenção e desenvolvimento da memória e ainda melhora as funções cognitivas e coordenação motora.
PEIXES E FRUTOS DO MAR
São fontes de minerais importantes para a atividade cerebral como o selênio. Possuem zinco, que beneficia bom humor, bem-estar e alegria. Combate ainda o cansaço, a fadiga e a ansiedade.
ALFACE
Essa verdura tem poderes de calmante natural por possuir a substância lactucina.
LEITE
A bebida láctea possui efeitos calmantes por conter altos níveis de triptofano, que estimula a serotonina.
CHOCOLATE/CACAU
Já suspeitávamos porque a sensação logo depois de comer um chocolate é de felicidade imediata, né? Pode apostar nele para melhorar seu dia, pois possui minerais e substâncias que estimulam a produção de serotonina, disparando a produção de endorfina e dopamina, responsáveis pelo relaxamento, e bem-estar. Dê preferência aos chocolates com 70% ou mais de teor cacau pelo seu poder antioxidante.
SEMENTES DE GIRASSOL
São abundantes em triptofano, que favorece o bom-humor e na melhoria da qualidade do sono.
FRUTAS OLEAGINOSAS
Nozes, castanhas e amêndoas são fontes de gordura saudável, proteína e sal mineral e possuem ainda ação antioxidante e no combate ao estresse. Ricas em triptofano, auxiliador do humor.

ESPINAFRE
Verduras verdes em geral são ótimas por terem muito magnésio, potássio e vitaminas A, C e do complexo B. São fontes de energia e têm efeitos antidepressivos. Elas ainda mantém a pressão arterial e dão aquela sensação de tranquilidade.
PIMENTA
Aquela sensação de ardência é proporcionada pela capsaicina, substância que incentiva o cérebro a produzir mais endorfina, neurotransmissor que pode trazer impressão de euforia.
BROCÓLIS
Esse alimento é rico em ácido fólico e possui qualidades motivadoras como o bom humor e ainda renova as células.
BANANA
A fruta possui duas substâncias que são fortes aliados para o bom humor: os carboidratos, responsáveis por estimular a produção de serotonina, e a vitamina B6, que proporciona energia. A banana também reduz a ansiedade e ajuda em uma boa noite de sono.
AVEIA
Coma este cereal à vontade! Possui altas doses de triptofano e tem bons níveis de selênio. Estimula sensações de bem-estar, bom-humor e ânimo. Ameniza a depressão, baixa-estima e até insônia.
LARANJA
Essa fruta é poderosa! É rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B e ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso. Muita gente não sabe, mas o cálcio dela é um bom relaxante muscular e combate o estresse. Ela ainda é uma grande fonte de energia, hidrata e previne a fadiga.

Patrícia Mendes