domingo, 2 de julho de 2017

Açúcar de coco é um bom substituto para o açúcar comum

Vantagens do açúcar de coco

O açúcar de coco tem quantidades interessantes de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina) e vitamina B6 (pirodoxina). Também contém minerais como potássiomagnésioferro e zinco.

Açúcar de coco - Foto: Getty Images
O açúcar de coco é mais indicado para pessoas que querem emagrecer
A grande vantagem do açúcar de coco é ter um índice glicêmico mais baixo. O conceito de índice glicêmico mede o tempo que o carboidrato de um alimento demora para ser absorvido pelo intestino. Quanto mais rápida essa absorção, maior a capacidade desse alimento de gerar picos de insulina no organismo.
Por isso, o açúcar de coco é interessante para alguns grupos de pessoas:
Pré-diabéticos: o pré-diabetes é uma condição em que o corpo se torna resistente à insulina, o hormônio que coloca o açúcar para dentro das células. Ou seja, é preciso quantidades maiores de insulina para absorver a mesma quantidade de açúcar. Se não tratada, ela pode evoluir para um diabetes tipo 2. Por isso, priorizar alimentos em que a glicose é absorvida mais lentamente pode reverter o quadro, já que cargas menores de açúcar fazem com o pâncreas não se sobrecarregue produzindo insulina o suficiente para absorvê-las.
Pessoas que querem emagrecer: quando absorvemos a glicose de forma muito rápida, sua energia não é utilizada completamente e ela aumenta as reservas de gordura do organismo, principalmente na região do abdômen. É a própria insulina que regula este mecanismo quando está em alta no sangue. Por isso, consumir alimentos com baixo índice glicêmico ajuda a reduzir esse tipo de acúmulo de gordura.
Além disso, alimentos com índice glicêmico mais alto costumam favorecer a saciedade, impedindo que a pessoa coma mais naquela refeição ou na refeição seguinte.
No entanto, é preciso lembrar que o açúcar, mesmo sendo de coco, sempre é uma fonte extra de glicose nas refeições, portanto ele sempre deve ser consumido com moderação ou mesmo evitado, principalmente se a intenção é a perda de peso.

Compare o açúcar de coco com outros açúcares

Açúcar de coco x Açúcar refinado
Ao comparar o açúcar de coco com o açúcar refinado, destaca-se a quantidade de vitaminas e minerais que o primeiro contém, já que o processo de refino retira a maior parte dos nutrientes do açúcar.
Além disso, o índice glicêmico do açúcar de coco é menor, o que lhe confere mais propriedades benéficas.
Fonte:Minha Vida

É possível incluir açúcar na dieta de forma equilibrada?

Atualmente, existem inúmeras dietas que se dizem milagrosas. Sem glúten, sem lactose, sem carboidratos entre outros. Além disso, tem-se o hábito de dividir os alimentos em “bons” e “ruins”. Por isso, o açúcar é um dos principais itens eliminados da alimentação de quem quer perder peso. Mas na verdade, o que leva à perda de peso é a restrição de calorias e não a de nutrientes ou alimentos específicos.

Sabemos que o consumo excessivo de açúcar eleva o valor energético (calorias) da alimentação e consequentemente leva ao ganho de peso e esse ganho de peso é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes.
Porém, o equilíbrio da alimentação é o mais importante. Não adianta cortar o açúcar ou alimentos muito gordurosos como pizza, hambúrguer e frituras, se você come muito nas refeições ou belisca o dia inteiro, mesmo que alimentos importantes como arroz, feijão, carnes, frutas e castanhas.
Então, é possível incluir um pouco de açúcar na alimentação, desde que esta esteja equilibrada para manter a saúde em geral (inclusive o peso saudável). No caso de pessoas com diabetes, também é possível, mas nessa situação, é importante ter o acompanhamento do nutricionista para garantir o controle da glicemia.
Fonte:ABESO