quinta-feira, 6 de abril de 2017

Dicas para não engordar tanto na Páscoa!

Esta época do ano do ano é difícil para todos controlar a vontade de comer muito chocolate!
Para quem está de dieta , piorou!
Seguem algumas dicas que podem te ajudar para não estragar todo seu sacrifício até agora:


Dicas:
- Antes de chegar o feriado da Páscoa é interessante seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Precisamos evitar o ganho de peso neste período. E se possível, eliminar umas graminhas também.
- Peça para seus parentes, amigos ou namorado ou marido para que no lugar de te dar um chocolate, te presenteie com outras coisas: como uma roupa, um perfume, um CD, enfim outra coisa que queira muito mas que não seja chocolate.
- Se não tiver jeito e se  puder escolher o chocolate, prefira aqueles com mais de 70% de cacau. Além de possuir uma quantidade menor de açúcar, o cacau tem funções antioxidantes que são importantes para manter a beleza da pele, limpeza do organismo e controle do colesterol ruim.
- Divida o chocolate com familiares ou amigos.
- Se você não se sentir muito contente em dividir o seu chocolate, faça o seguinte: fracione o consumo. Como assim? Sim, consuma em pequenas porções por dia. Tente consumir no máximo 30 a 40 gramas por dia (equivalente a 3 a 4 quadradinhos da barra comum).
- Caso você dê uma pequena abusada no consumo do chocolate não tente compensar nas outras refeições ficando em jejum. Consuma refeições leves e ricas em vegetais e proteínas magras como o peito de frango e peixes.
- Não substitua uma refeição por uma quantidade maior do chocolate. Não pense apenas em equilibrar calorias porque o seu corpo precisa de nutrientes. De nada adiantará, pois o excesso de açúcares e gorduras irá ser acumulado na forma de gordura, mesmo dentro da quantidade calórica calculada para a refeição.
- Você pode congelar o chocolate e comer aos poucos.
- Com todas estas dicas, com certeza sua Páscoa será mais light!
Patrícia Mendes

Bacalhau saudável para a Páscoa!

Destaque entre os pratos tradicionais da Páscoa, o bacalhau possui baixo teor de gordura saturada e altos teores de cálcio (cerca de 157mg a cada 100g), o que ajuda na prevenção de doenças ósseas. Porém, diferentemente de quando está fresco, o peixe, quando conservado em sal – versão em que é consumido com maior frequência no Brasil –, possui uma grande quantidade de sódio que, se consumido em excesso, pode piorar o quadro clínico de hipertensos, por exemplo.
Vejam esta receita fácil e gostosa!
Dessalgue – A nutricionista explica que, para dessalgar o bacalhau, basta colocar o peixe em postas dentro de uma vasilha com água fria no refrigerador. Postas mais finas devem permanecer assim por cerca de 24 horas antes do preparo e demandam, pelo menos, três trocas de água ao longo do dia. Já postas mais grossas precisam ficar aproximadamente 48 horas neste tipo de acondicionamento e contar com uma média de cinco trocas de água durante este período. “O dessalgue do bacalhau também pode ser feito em leite, o que pode deixa-lo ainda mais macio. Porém, é imprescindível que o peixe permaneça sob refrigeração também neste caso”, acrescenta.
Preparo – Assim que o dessalgue for finalizado, a nutricionista orienta colocar o bacalhau na água fervente por 15 minutos. Em seguida, escorra e destrinche as postas em lascas. Reserve. Em uma outra panela, aqueça azeite doure, cebola e alho. Acrescente tomate picado, sem pele, pimentão em rodelas, louro, ervas finas e pimenta. Deixe o molho reduzir. “Logo após, pegue um refratário, arrume as lascas de bacalhau e acrescente o molho por cima. Leve ao forno quente por uns 10 minutos. Sirva a seguir, de preferência, com arroz branco”, finaliza a nutricionista .

Ingredientes
1 kg de bacalhau dessalgado
4 tomates picados sem peles e sem sementes
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
2 folhas de louro
3 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de azeite
ervas finas
2 pimentões cortados em rodelas
sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Coloque o bacalhau de molho por 48 horas trocando a água. A seguir coloque-o na água fervente por 15 minutos; escorra e corte-os em lascas. Reserve.
Aqueça o azeite doure a cebola, o alho e acrescente os tomates, pimentões, o louro, ervas finas e a pimenta. Deixe o molho reduzir.
Pegue um refratário, arrume as lascas de bacalhau e acrescente o molho por cima. Leve ao forno quente por uns 10 minutos. Sirva a seguir, com arroz branco.
Fonte:MSN
Link:http://páscoa, bacalhau