segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Você sabe calcular quantidades para as festas de fim de ano?

A ceia do Natal é uma das refeições mais esperadas do ano! A mesa farta e variada pode agradar a todos, inclusive aos veganos e vegetarianos. Uma dúvida comum de quem prepara a ceia é a quantidade de comida e bebida que deve ser feita. Ninguém quer que falte comida ou que sobre, né?
Por isso, para você não desperdiçar comida ou deixar seus convidados sem ela, vamos te mostrar como calcular a quantidade de comida e bebida para a ceia de Natal.
Invista em saborosos petiscos e canapés para servir como entrada!© Fornecido por Webedia SAS Invista em saborosos petiscos e canapés para servir como entrada!

Aperitivos

Os aperitivos são uma boa forma de ir distraindo a fome, permitindo que as pessoas belisquem algo enquanto os pratos principais não são servidos. É uma boa forma de receber os convidados!
No caso de salgadinhos ou canapés, calcule de 4 a 6 por pessoa; mas caso você vá apostar nos patês, faça em média de 3 colheres (sopa) de patê para cada convidado; e, para os frios, calcule cerca de 80 a 100 g por pessoa.

Prato principal

Chegou a hora aguardada ansiosamente durante todo o ano! No Natal, é bem comum serem servidas carnes como o pernil, o chester e o peru. Cada uma dessas carnes servem, em média, de 8 a 10 pessoas, e você pode fazê-la render ainda mais partindo em fatias finas.
Caso ainda tenha dúvida, calcule assim: 250 g de carne por cada convidado, ainda que tenha mais de um tipo de carne. Essa quantidade vai ser suficiente para deixar as pessoas bem satisfeitas!
As carnes são uma das receitas mais aguardadas na ceia de natal, além de render bastante.© Fornecido por Webedia SAS As carnes são uma das receitas mais aguardadas na ceia de natal, além de render bastante.

Acompanhamentos

Além da carne, outras presenças confirmadíssimas na ceia de Natal são a farofa e o arroz de cada dia.
Para fazer a farofa, calcule uma média de 4 colheres (sopa) por pessoa, mas, se for fazer para uma grande quantidade de convidados, 1 kg de farofa pode servir bem 15 pessoas. Já no caso do arroz, você pode aplicar o mesmo cálculo da farofa — 1 kg de arroz para 15 pessoas (ou para 10, no caso de um arroz incrementado com passas, castanhas, nozes e/ou frutas secas). Nesse arroz incrementado, você também pode calcular 1 copo (americano) para cada 4 pessoas.

Sobremesa

Se achar mais prático, faça a sobremesa em porções individuais, calculando 2 porções por pessoa. Mas, se você for apostar em um bolo ou torta, o cálculo é de cerca de 60 a 100 g por pessoa. Quer se refrescar? Então, não deixe de apostar no sorvete caseiro! 1 litro serve bem cerca de 6 pessoas.
Mas que tal unir panetone e sorvete em um delicioso sorvetone? Essa delícia serve 6 pessoas, e você ainda pode apostar no panetone trufado, se desejar. E, claro, um bom e clássico pudim de leite não pode ficar de fora: ele serve bem 15 pessoas.
Aposte na torta, uma sobremesa que rende e agrada a todos.© Fornecido por Webedia SAS Aposte na torta, uma sobremesa que rende e agrada a todos.

Bebidas

Quanto a sucos e água, cerca de 350 ml por convidado pode dar conta do recado, e quanto aos refrigerantes, cerca de 500 ml para cada pessoa.
Mas se a sua ceia contar com bebida alcoólica, em se tratando de uma cerveja bem geladinha, pense em cerca de 700 ml por pessoa (ou 2 latinhas por convidado). Se tiver um bom vinho tinto, 1 garrafa de vinho pode ser capaz de servir 4 pessoas, e, se for 1 garrafa de espumante, cerca de 2 pessoas.
Fonte:MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário