domingo, 17 de dezembro de 2017

Dicas para as festas de fim de ano não prejudicarem seus objetivos de perda de peso!


A nutricionista , ensina truques e trocas espertas para evitar que os eventos virem exageros para a sua saúde – e para a sua boa forma. Confira!

  1. Não saia (tanto) da rotina.
Isso significa, mesmo nos dias de festa, seguir alguns conceitos básicos da alimentação saudável, como:
  • Comer de três em três horas – assim, você evita picos de fome muito intensos e não chega ao evento (recheado de tentações!) de barriga vazia.
  • Beber bastante água. “Quem está mal hidratado sente mais fome”, garante a nutricionista.
  • Preferir alimentos ricos em nutrientes – e evitar as chamadas calorias vazias, como aqueles recheados de açúcar e gordura, que não trazem nenhum benefício para o corpo.
  1. Foco no equilíbrio Mesmo que o evento ofereça opções mais calóricas, procure equilibrar o seu prato com pelo menos 1 porção de proteína (carne, peixe ou frango), somente um tipo de carboidrato (de preferência integral) e salada + legumes + verduras (de forma mais livre). “Não se prive de comer seus pratos favoritos. Para não engordar, tente comer pequenas porções”, diz a nutricionista .
  2.  
  3. Maneire na bebida alcóolica ou pelo menos faça escolhas melhores.(Além de supercalóricas, elas contém o índice glicêmico bem alto, o que significa que se transformam em gordura rapidinho!)
Calcule antes de beber:
– Batidas: 1 copo (100ml) tem 251 Kcal;
– Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162
– Cervejas: 1 copo (150ml) tem entre 45 a 90 kcal
– Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110Kcal
– Gim: 1 dose (30ml) tem 60Kcal
– Licores: 1 cálice (20ml) tem 69Kcal
– Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142Kcal
– Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85Kcal
– Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65Kcal
– Vodka: 1 cálice (30ml) tem 72 Kcal
– Whisky: 1 dose (100ml) tem 240Kcal

  1. Um bom jeito de evitar os exageros é fazer pratos completos e evitar os chamados “finger foods”. “Dessa forma você elimina escolhas gordurosas e altamente calóricas como salgadinhos, biscoitos, bolos, pães de queijo e pizzas”, explica  a nutricionista.
  1. Ao servir seu prato, comece pelos alimentos mais saudáveis. Assim, você deixa menos espaço para as comidas gordurosas 😉
  1. Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal. “Eles têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes. Porém, evite exagerar, já que esses alimentos são bem calóricos”, diz. Para deixar o snack ainda mais nutritivo, misture frutas secas. Ricas em vitaminas e antioxidantes, elas ajudam a melhorar o humor e diminuir a ansiedade.
  1. Faça escolhas inteligentes (sempre!):
Algumas ideias….
Substitua… Presunto
Por… Peito de peru (01 fatia = 70 calorias)
Porque a troca vale a pena…. Mais magra, a opção também é fonte de proteína e aumenta a saciedade. Use a versão light!

Substitua…  Panetone
Por… Bolo de chocolate diet (1 fatia = 140 calorias)
Porque a troca vale a pena…  A maior vantagem é a redução de calorias. Mas não vale colocar calda, ok?

Substitua…  Cerveja
Por… Vinho (1 taça = 100 calorias)
Porque a troca vale a pena…  Feito a partir da uva, a bebida é rica em flavonoides, antioxidantes que favorecem a circulação sanguínea e ajuda a prevenir doenças cardíacas. Prefira o vinho tinto!

Substitua…   Salgadinho frito
 Por… Castanha de caju (1 col de sopa = 120 calorias)
Porque a troca vale a pena… Rico em minerais que fazem bem para o organismo, é considerado um snack saudável – se consumido em moderação. Ah! A melhor opção é sem adição de sal, tá bom?

Substitua…  Esfiha de carne
Por… kafta (1 unidade =  136 calorias)
Porque a troca vale a pena…  é uma boa fonte de proteína sem carboidrato, como na esfiha. Prefira temperos naturais, como limão.

Substitua…   Sorvete
Por…  Banana congelada batida com cacau (4 col de sopa = 80 clorias)
Porque a troca vale a pena… Além de não conter o açúcar e gordura presentes nos sorvetes industrializados, a banana é rica em potássio e o cacau em  flavonoides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário