domingo, 26 de novembro de 2017

Como diminuir gases e inchaço abdominal

Gases e inchaço abdominal são sintomas gastro-intestinais muito comuns. Estes sintomas são muito comuns nos pacientes com Síndrome do Intestino Irritável e outros distúrbios funcionais gastro-intestinais, também conhecidos como Distúrbios do Eixo Cérebro-Intestino. Apesar disso, os gases ainda não são completamente compreendidos pela medicina.
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Principais causas para os gases e inchaço abdominal

As possíveis causas para os gases e inchaço abdominal são diversas e complexas, sendo que sua maior produção, alterações do trânsito intestinal , da microflora intestinal, e hipersensibilidade visceral devem ser os principais fatores a serem considerados. Confira:
  • Anormalidades na Flora Intestinal: As bactérias localizadas na luz intestinal exercem seu papel principalmente pela fermentação de carboidratos e produção de gases. Estudos observaram alterações na microflora intestinal de pacientes com Síndrome do Intestino á em relação aos grupos controle. Além disso, alguns autores propõe que estas alterações de flora promovem alterações no sistema imunológico da mucosa intestinal, gerando alterações na sensibilidade e motricidade do intestino
  • Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado (SIBO): Ainda carece de mais estudos. Deve ser considerado principalmente em pacientes com cirurgias com desvios do trânsito intestinal, como nas bariátricas, por exemplo
  • Alterações na Motilidade Intestinal: Os gases e inchaço abdominais podem estar relacionados à constipação intestinal e disfunções da motilidade ano-retal, porém, nos parece que a maioria destes pacientes possuem na realidade Síndrome do Intestino Irritável, cuja causa ainda permanece parcialmente obscura
  • Hipersensibilidade Visceral: Esta hipótese é mais fortemente sugerida quando observa-se em diversos pacientes a sensação de inchaço, sem haver efetivamente a distensão abdominal. Em pacientes com Intestino Irritável, estímulos com injeção de gases um insuflação de balões no reto implicam em sintomas de dor e desconforto abdominais acentuados. Sugere-se que as alterações de sensibilidade estejam tanto no sistema autonômico como ligados a mecanismos cognitivos
  • Intolerâncias Alimentares e Malabsorção de Carbohidratos: O excesso de fibras alimentares implica em fermentação bacteriana no cólon. A intolerância a lactose, também pela digestão da lactose não absorvida no intestino delgado pelas bactérias do cólon. De forma mais abrangente, estudos consistentes demostraram que os alimentos chamados FODMAPs (oligo ? di e monossacarídeos e polióis). São moléculas osmoticamente ativas e muito rapidamente fermentáveis, e que induzem a proliferação seletiva de algumas cepas de bactérias intestinais, que produzem em excesso principalmente o hidrogênio. Segue anexa a tabela dos FODMAPs
  • Aspectos Psicológicos: É extremamente comum a associação da queixa de gases com ansiedade e depressão, o que favorece fortemente a associação do estresse psicológico com os sintomas mais acentuados relacionados aos gases. Também há associações com pânico e distúrbios do sono
  • Gênero e Hormônios Sexuais: O gênero feminino é muito mais acometido que os homens. Nesse caso, especula-se que a flutuação dos níveis de hormônios sexuais femininos possam contribuir.

O que fazer para acabar com os gases

As pessoas sempre perguntam se há uma dieta que elimine os gases. O problema é que os resultados somente são alcançados quando de restrições alimentares. Nesse caso, a dieta com baixo teor de FODMAPs é a mais abrangente, de uma forma geral. No entanto, há que se estabelecer quais os indivíduos possuem as intolerâncias específicas, como a lactose, frutose , glúten, rafinose e a Doença Celíaca.

Existem massagens ou exercícios para eliminar gases e inchaço abdominal?

A prática de atividade física aeróbica, como caminhadas, correr, natação, spinning, e diversas outras que são desenvolvidas em academias ou ao ar livre são fortemente indicadas , quase sempre com ótimos resultados. As massagens, normalmente executadas por profissionais massoterapeutas costumam ter efetividade limitada.

Remédios caseiros

Apesar de não haver evidência científica em relação ao tratamento dos gases e inchaço abdominal com chás, há alguns que podem auxiliar nos sintomas:
  • Chá de Hortelã-Pimenta (Mentha piperita)
  • Chá de Erva Cidreira (Melissa officinalis)
  • Chá de Erva Doce (Foeniculum vulgare)
  • Chá de Raiz de Dente de Leão
  • Chá Verde
  • Chá de Camomila
Fonte: Minha Vida

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