terça-feira, 24 de outubro de 2017

Menopausa- Como a alimentação pode ajudar nos efeitos no climatério e na menopausa.

INTRODUÇÃO
Alimento funcional é definido pela RDC 18/99, como sendo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica. 1


Um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado de maneira satisfatória que pode agir de forma “benéfica” em uma ou mais funções do corpo, além de se adequar à nutrição e, de certo modo, melhorar a saúde e o bem estar ou reduzir o risco de doenças. 2

Naturalmente, todos os alimentos são funcionais, uma vez que nos proporcionam sabor, aroma e valor nutritivo. Entretanto, nas últimas décadas, o termo funcional está sendo aplicado a alimentos com uma característica diferente, a de proporcionar um benefício fisiológico adicional, além das qualidades nutricionais básicas encontradas. Tais alimentos também são vistos como promotores de saúde e podem estar associados à redução ao risco a certas doenças. 3

Segundo a ANVISA, alimentos funcionais são aqueles alimentos que contêm bioativos e substâncias fitoquímicas ou nutrientes que forneçam beneficio à saúde, seja como prevenção ou tratamento de doenças. Assim, são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas. 4

Os alimentos considerados funcionais são inúmeros, que além dos benefícios no pré e pós-menopausa, trazem efeitos preventivos sobre diversas doenças e alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. 5


REFERENCIAL TEÓRICO
Climatério e Menopausa

Os hormônios ovarianos (estrogênio e progesterona), que já estavam diminuindo antes da menopausa, caem ainda mais durante esse período pós-menopausa. Por causa da falta dos hormônios ovarianos a mulher começa a sentir e a notar uma série de sinais e sintomas. As primeiras e mais comuns das queixas são, sem dúvida, os calores repentinos e a transpiração excessiva, que se repetem inúmeras vezes ao longo do dia e da noite, interferindo inclusive com o próprio sono, já que a mulher acorda várias vezes à noite. 6

A diminuição dos hormônios se mostra perceptível em várias outras áreas, como a pele (se torna mais fina, seca e enruga), os cabelos (mais ralos e quebradiços) e até a voz que pode se tornar um pouco mais grave. Além disso, a mucosa vaginal (revestimento interno da vagina) torna-se mais fina e seca, o que pode levar à relação sexual dolorosa, e o aparelho urinário apresenta dificuldade em reter a urina na bexiga, fazendo com que as idas ao banheiro tornem-se mais frequentes. 

A instabilidade emocional é um dos aspectos mais marcantes desse período, quando sensações de depressão/excitação se revezam com grande facilidade e sem razão aparente, tornando a mulher absolutamente imprevisível, além de gerar profundos sentimentos de inferioridade e rejeição. Todos esses sintomas são provenientes da diminuição da produção de hormônios ovarianos. 6

A solução é sem dúvida, repor os hormônios que os ovários não produzem mais, na chamada Terapia de Reposição Hormonal - TRH. Ao substituírem os hormônios naturais, os medicamentos da TRH revertem os principais sinais/sintomas climatéricos, reproduzindo, de certa forma, as condições pré-menopausa. A mulher no climatério não é uma “doente”, nesse período apenas está se ressentindo da falta de alguns hormônios no seu organismo que fizeram parte de sua vida durante muitos anos. No mais, esta mulher atingiu o ápice de sua experiência e maturidade e está apta a ser feliz e fazer os outros felizes. 6

Resumindo: 
A menopausa é a última menstruação da mulher e o climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. 7

A diminuição dos níveis hormonais é um fato que ocorre com todas as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos. Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa. 7

A idade média das mulheres na menopausa é de 51 anos, podendo variar de 48 a 55 anos. Quando ocorre nas mulheres com menos de 40 anos é chamada de menopausa prematura. 7
Alimentos Funcionais no Climatério e na Menopausa
O consumo da soja diminui as ondas de calor típico da menopausa, propiciando um equilíbrio hormonal. Na menopausa é indicado o maior consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como laticínios magros, verduras escuras e leguminosas. “Já durante o período menstrual, alguns alimentos ricos em ferro são recomendados para ajudar a repor a perda de sangue, como por exemplo, carne vermelha, fígado e alguns frutos do mar”. 5 

O consumo de cereais integrais e carboidratos colaboram no combate ao desejo de consumir doces durante a menstruação, principalmente chocolate. “Deve-se ainda evitar alimentos muito salgados que propiciam maior retenção hídrica e distensão abdominal”. 5

Uma alimentação saudável e equilibrada auxilia na redução dos sintomas da menopausa. Eis algumas dicas: 8 

Aumentar o consumo de alimentos fontes do mineral cálcio. Estes são importantes para a manutenção da saúde óssea, tais como: gergelim, tahine, couve, salsa, queijos brancos, leite, iogurtes, entre outros. 

Priorizar o consumo de produtos à base de soja: extrato de soja, soja em grãos, proteína texturizada de soja, tofu, missô. A soja é considerada um alimento funcional, pois possui a isoflavona, que apresenta estrutura similar ao estrogênio (hormônio feminino); 

A semente de linhaça, possui uma substância chamada lignana, que atua auxiliando no alívio dos sintomas da menopausa. Além disso, é rica em fibras e em óleos essenciais ao organismo (ômega 3 e ômega 6) que atuam aumentando o HDL ou "colesterol bom" e reduzindo o LDL ou "colesterol ruim"; 

Os cereais integrais (arroz integral, massas integrais, pão integral, biscoitos integrais, farinhas integrais, aveia, granola, farelo de trigo) também devem ser introduzidos na alimentação diária, pois são fontes de carboidratos que fornecem energia para nosso organismo e fibras, que melhoram o funcionamento do intestino;

O suco de uva é rico em resveratrol, uma substância que atua na prevenção de doenças cardíacas, além de ser um excelente antioxidante combatendo os radicais livres;

Inclua na alimentação o gérmen de trigo e as sementes oleaginosas (avelãs, nozes, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoas e pistache), pois são alimentos fontes de vitamina E, que combatem o envelhecimento precoce da pele;

Consuma diariamente frutas, verduras e legumes, por serem ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes; Beba bastante líquidos durante o dia sob a forma de água, chás e sucos naturais.
Alimentos Funcionais e Menopausa 9
1. Use lignana 

Sabe aquele gel que a linhaça forma quando fica de molho na água. Ele é rico em lignana que funciona como um estrógeno, ou seja, ela vai se ligar ao mesmo receptor que o estrógeno ligaria no seu organismo. Então, esse gelzinho, funciona muito bem como reposição hormonal natural. Se você está na menopausa, use pelo menos 3 vezes ao dia. Ter só TPM, pode usar 2 vezes ao dia. 

Como usar? 

Coloque 1 colh de sopa de semente de linhaça (dourada ou marrom) em meio copo de água. Deixe de molho de 4 a 8 horas. Use o gel puro ou batido com alguma fruta ou iogurte! 

2. Use proteína isolada de soja 
Os benefícios da soja relacionada a controle hormonal já é bem conhecido. Então faça como o gel de linhaça. Use de 2 a 3 vezes ao dia para ver algum resultado. E, pode bater junto com o gel de linhaça e fazer um "shake". 

Existem dois produtos no mercado que é a proteína isolada de soja, que pode ter mais isoflavona do que o extrato de soja. Então, vale mais a pena.

3. Use chás 
O chá de angélica e o chá de amora pode te ajudar nessa missão. Pode tomar quente ou gelado (ainda mais nesse calor), o que não pode é requentar o chá. Tome até de 2 a 4 xícaras por dia. 

4. Se for viajar... 
Procure por cápsulas que vão te ajudar. Existem várias! Tem isoflavonas de soja, tem progesterona natural em creme e tem uma planta que chama Black Cohosh que pode ajudar também nos calorões!

5. Procure por hormônio bioidêntico 
Existe uma grande diferença entre reposição hormonal tradicional e reposição hormonal bioidêntica. O hormônio bioidêntico é muito melhor porque é mais natural! Procure por um especialista! 
CONCLUSÃO
A menopausa é um período onde a mulher tem diversos problemas relacionados aos seus ciclos menstruais e com isso possui diversos sintomas que fazem com que a vida se torne ruim, mas para que isso não aconteça e continue vivendo a sua vida normalmente existe alimentos que ajudam a amenizar os sintomas causados pela época da menopausa. É importante lembrar que a quantidade e indicação de cada nutriente deve ser avaliada individualmente, de acordo com os seus objetivos e necessidades. Procure um Nutricionista.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA – ANVISA. Aprova o regulamento técnico que estabelece as diretrizes básicas para analise e comprovação de propriedades funcionais e ou de saúde alegadas em rotulagem de alimentos. Resolução n. 18, de 3 de dezembro de 1999. 
2. ROBERFROID, M. Functiond food concept and ites application to prbiotics. Digustive and Liver Disease. V. 34, Suppl. 2, p. 105 - 110, 2002.
3. VIEIRA. A. C. P., et al Alimentos funcionais: aspectos relevantes para o consumidor, jul. 2007.
4. ALIMENTOS FUNCIONAIS. Disponível em: . Acesso em 02 set. 2012.
5. ALIMENTOS FUNCIONAIS E MENOPAUSA. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2012.
6. MENOPAUSA. Disponível em: . Acesso em 02 set. 2012.
7. CLIMATÉRIO E MENOPAUSA. Disponível em: . Acesso em 02 set. 2012.
8. ALIMENTOS FUNCIONAIS E MENOPAUSA. Disponível em: < http://www.mundoverde.com.br/Saude/Artigo/2009/03/17/Menopausa/
>. Acesso em: 13 set. 2012.
9. ALIMENTOS FUNCIONAIS E MENOPAUSA. Disponível em: < http://www.drafernandagranja.com/2012/03/semana-da-mulher-climaterio.htm>. Acesso em: 13 set. 2012.
Fonte:Portal da educação

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