sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Kefir- O que é e como faz?

O Kefir pode parecer uma receita complexa quando olhamos certas receitas na internet, mas é mais simples do que parece. Não há necessidade de se assustar com a ideia de fazer o leite Kefir em casa. É uma receita altamente nutritiva, que combina com diversos pratos, e que você pode usar em qualquer culinária.

Kefir: o que é?
O Kefir é um preparo de leite, junto a um fermentado de uma cultura de grãos de Kefir. Essa cultura de grãos tem bactérias que auxiliam a flora intestinal na digestão (assim como os famosos Lactobacilos), e podem ser reutilizados em mais de uma produção de Kefir.
Kefir: receita
Para produzir 1 litro de Kefir, você vai precisar de:
  • 1 colher de sopa de Kefir
  • 1 litro de leite integral
Instruções de preparo do Kefir
Coloque o Kefir no frasco de vidro e encha quase completamente com leite integral (orgânico e não-pasteurizado é preferível). Cubra com um pano limpo e coloque sobre uma mesa. Aguarde 1 a 2 dias, mexendo periodicamente com uma colher de plástico (não de metal). Quando grosso, remova os grãos de kefir com um coador de plástico, mas não esmague os grãos. Coloque-os em um novo vidro, e repita a operação.
Coloque os grãos em um frasco limpo e repita.
Você pode ainda aproveitar a sobras do Kefir. Depois de retirar os grãos, colocar 1-2 fatias de limão ou casca de limão ou uma fava de baunilha de volta no vidro com o kefir. Cubra e deixe descansar na mesa da cozinha até o outro dia. Depois de retirar a casca, saboreie o kefir. Se for do seu agrado, em seguida, cubra com uma tampa de plástico e colocar em geladeira até que esteja pronto para beber. Se não, deixe descansar um pouco mais com a casca.
Se você ficar sem leite ou vai ficar fora da cidade, coloque os grãos em uma jarra de vidro e cubra com água. Coloque uma tampa em frasco e deixe no congelador até estar pronto para usar novamente.
Kefir: benefícios
Facilmente digerido, ele limpa os intestinos, é repleto de bactérias e leveduras benéficas para o organismo, além de vitaminas, minerais, e proteínas completas. Como o Kefir é um alimento tão equilibrado e nutritivo, isso contribui para um sistema imunológico saudável e tem sido usado para ajudar os pacientes que sofrem de AIDS, síndrome da fadiga crônica, herpes e câncer. O seu efeito tranquilizante sobre o sistema nervoso tem beneficiado muitas pessoas que sofrem de distúrbios do sono, depressão e TDAH (déficit de atenção e hiperatividade).
O uso regular de Kefir pode ajudar a aliviar os distúrbios intestinais, promover o movimento do intestino, reduzir a flatulência e criar um sistema digestivo saudável. Além disso, seu efeito de limpeza em todo o corpo ajuda a estabelecer um ecossistema interna equilibrada para uma ótima saúde e longevidade.
Kefir também pode ajudar a eliminar os desejos alimentares pouco saudáveis, tornando o corpo mais nutrido e equilibrado. A sua excelente conteúdo nutricional oferece cura e saúde de manutenção benefícios para as pessoas em todo tipo de condição.
Note que muitos desses benefícios ainda precisam de mais pesquisas para terem sua comprovação científica garantida, mas as evidências já são bem fortes nesse rumo.
Kefir emagrece?
Quem dera o Kefir tivesse esse poder milagroso! Não, o Kefir não emagrece. O que acontece é que a fermentação do Kefir produz organismos que ajudam na sua digestão. Por isso, ao consumir o Kefir ele ajudar no processamento da digestão, ajudando no processo e tornando tudo mais eficiente e muito mais saudável.
Efeitos colaterais do Kefir
Dependendo do consumo do Kefir, ele pode causar constipação ou diarreia. O recomendado é só consumir o Kefir após uma consulta a um nutricionista, dado que pessoas com intolerância a lactose ou com certas sensibilidades a alimentos podem estar mais propensas a desenvolver esses tipos de condições.
Fonte: Saúde Melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário