sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Alimentos mais ricos em vitamina B, B3, B5 e B12!

Vitaminas do complexo B são uma grande família de diversas vitaminas com um número associado a elas. Cada vitamina que pertence a esta família tem seu próprio comportamento, ação e função, formando uma solução completa para todas as exigências do corpo.
A família do complexo B é composta das vitaminas B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B7, vitamina B9, vitamina B12 e quatro outros suplementos. Os números anexados aos nomes destas vitaminas são baseados na ordem de quando foram descobertos.

Benefícios das vitaminas do complexo B

Os benefícios das vitaminas do complexo B cobrem vários benefícios na saúde de um indivíduo. As 8 vitaminas do complexo B são solúveis da água, o que facilita seu consumo. Além disso, elas trabalham em conjunto para incentivar o crescimento e a divisão celular, reforçam o sistema imunitário e o sistema nervoso, impulsionam o metabolismo, entre outros benefícios.
Para as mulheres, os benefícios das vitaminas do complexo B incluem estados de espírito mais estáveis, aumento da energia, pele, cabelos, e olhos mais saudáveis. O ácido fólico ou vitamina B9 do complexo B ajuda o corpo a formar a hemoglobina. O ácido fólico é importante na gravidez, uma vez que ajuda a prevenir defeitos do sistema nervoso em recém-nascidos. Mulheres que estão grávidas e ou planejando a gravidez devem consumir uma quantidade maior de vitaminas do complexo B, de acordo com recomendação médica.

Efeitos colaterais das vitaminas do Complexo B

Vitaminas do complexo B tem efeitos colaterais que geralmente ocorrem se a vitamina é tomada em excesso e não de acordo com as ordens de um médico. Se for consumida em excesso ou se o indivíduo tiver alguma alergia, as vitaminas B podem causa efeitos secundários graves. Muita vitamina B12 resultará em ansiedade e dormência no rosto. Anemia, pressão arterial baixa, náuseas, vômitos também podem ocorrer devido a uma overdose de vitamina B2. Muito ácido fólico pode causar danos nos rins, inchaço abdominal e perda de apetite. Outros efeitos colaterais do complexo de vitamina B incluem dor no peito, problemas respiratórios, urticária, erupção cutânea ou coceira na pele inchada, insônia, e ataques de pânico. Os efeitos colaterais também podem ser experimentados por pessoas que são sensíveis ou tem uma alergia ao cobalto ou cobalamina.

Frutas com vitamina B e outros alimentos ricos em vitamina B2, B1, B6…

A deficiência em qualquer uma das 8 vitaminas que compõem o complexo B pode causar sérios problemas de saúde. É por esta razão que se deve incluir alimentos ricos em vitaminas do complexo B em sua dieta, e nossa lista compreensiva com esses alimentos pode ajudar a encontrar esses alimentos. Lembrando: só faça mudanças na sua dieta com a orientação de um nutricionista, para garantir que você tem todos os nutrientes devidamente balanceados.
  • Alimentos ricos em vitamina B1: carne de porco, frutas vermelhas, legumes, carnes magras, oleaginosas, leite de soja.
  • Alimentos ricos em vitamina B2: ovos, vegetais verde escuro, peixe, grãos, carne magra, cogumelos.
  • Alimentos ricos em vitamina B3: sementes de girassol, atum, aves, batata, queijo cottage, fígado.
  • Alimentos ricos em vitamina B5: órgãos de animais, abacate, brócolis, cogumelos
  • Alimentos ricos em vitamina B6: feijão verde, grãos integrais, espinafre, peixe, banana.
  • Alimentos ricos em vitamina B7: derivados de soja, gemas de ovo, peixe, carne de órgãos, queijo, batata-doce.
  • Alimentos ricos em vitamina B9: vegetais de folhas verdes, suco de citrinos, legumes, tofu, suco de tomate.
  • Alimentos ricos em vitamina B12: leite, peixe, cereais fortificados, ovos, mariscos.

Deficiência de vitaminas do Complexo B

Deficiências de qualquer uma das 8 vitaminas que compõem o complexo de vitamina B causa vários problemas de saúde e dá origem a diferentes sintomas, dependendo dos problemas. Estes problemas de saúde incluem beribéri, amnésia, distúrbios emocionais, perda de memória, pressão arterial elevada, dermatite, confusão mental, pelagra, inflamação da língua e assim por diante. A deficiência de ácido fólico ou B9 durante a gravidez pode levar a partos prematuros, defeitos de nascimento, abortos, depressão entre outros problemas. Distúrbios do sistema nervoso podem acontecer devido a uma deficiência de vitamina B12, como esta vitamina mantém a saúde do sistema nervoso. Enxaqueca, insônia, irritabilidade são alguns dos sintomas que se podem ser exibidos quando há menos vitamina B6 sendo ingerida.

Cuidado com suplementos alimentares para o complexo da vitamina B!

Muitas pessoas se voltam para suplementos para se beneficiar desta vitamina, mas existem várias fontes naturais de vitamina B. Carne de porco, fígado, grãos integrais, legumes, todos os produtos lácteos, vegetais verdes folhosos, peixes, carne de aves, carnes magras, sementes de girassol, cogumelos, salmão, raízes de beterraba, laranjas e assim por diante. É melhor incorporar os alimentos acima em sua dieta para que você possa levar uma vida saudável do que colocar suplementos alimentares na dieta. Sua saúde agradece!
Fonte: Saúde Melhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário