A doença do refluxo gastroesofágico é uma condição na qual o conteúdo do estômago (comida ou líquido) vaza do estômago para o esôfago (o tubo que liga a boca ao estômago). Esta ação pode irritar o esôfago, causando azia e outros sintomas.
Causas do refluxo
Quando você come, o alimento passa da garganta para o estômago através do esôfago. Uma vez que a comida está no estômago, um anel de fibras musculares evita que os alimentos se movam de volta para o esôfago. Estas fibras musculares são chamadas de esfíncter esofágico inferior. Se este músculo do esfíncter não se fecha bem, comida , líquidos e ácido do estômago podem vazar de volta para o esôfago. Isso é chamado de refluxo ou refluxo gastroesofágico. Refluxo pode causar sintomas ou pode até mesmo danificar o esôfago.
Os fatores de risco para o refluxo incluem:
- Álcool (possivelmente);
- Hérnia hiatal (uma condição na qual a parte do estômago se move acima do diafragma , que é o músculo que separa as cavidades torácica e abdominal);
- Obesidade;
- Gravidez;
- Esclerodermia
- Fumo.
Azia e refluxo gastroesofágico podem ser causados ou agravados pela gravidez e muitos medicamentos diferentes. Tais drogas incluem:
- Anticolinérgicos (por exemplo, para enjoo);
- Os beta-bloqueadores para a pressão arterial elevada ou doença cardíaca;
- Broncodilatadores para asma;
- Os bloqueadores dos canais de cálcio para a pressão arterial alta;
- Drogas de dopamina ativas para a doença de Parkinson;
- Progestina para o sangramento menstrual anormal ou controle de natalidade;
- Sedativos para insônia ou ansiedade;
- Os antidepressivos tricíclicos.
Se você suspeitar que um de seus medicamentos podem estar causando azia, fale com o seu médico. Nunca altere ou interrompa uma medicação que você toma regularmente sem falar com o seu médico.
Sintomas do refluxo
Os sintomas mais comuns são:
- Sentir que a comida está preso atrás do esterno;
- Azia ou uma dor de queimação no peito (sob o esterno);
- Aumento com a dobra, inclinação, deitar-se ou comer;
- Mais provável ou pior à noite;
- Aliviada por antiácidos;
- Náusea depois de comer.
Os sintomas menos comuns são:
- Regurgitação;
- Tosse ou pigarreamento;
- Dificuldade em engolir.
- Soluços;
- Rouquidão ou mudança na voz;
- Dor de garganta.
Tratamento para o refluxo
Você pode fazer muitas mudanças de estilo de vida para ajudar a tratar os seus sintomas. Evite alimentos que causam problemas para você. Observe e evite: café, chá mate, chá preto, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, gorduras e chocolate. Fazer alterações em sua rotina antes de ir dormir também pode ajudar.
Evite drogas tais como a aspirina, o ibuprofeno ou naproxeno. Tome paracetamol para aliviar a dor. Tome os medicamentos com água em abundância. Quando o médico lhe ser um novo medicamento, lembre-se de perguntar se ele vai fazer a sua azia pior.
Você pode usar antiácidos após as refeições e antes de dormir, embora eles não durem muito tempo. Efeitos colaterais comuns de antiácidos incluem diarreia ou prisão de ventre. O farmacêutico , médico ou enfermeira podem te dar mais opções paliativas.
Cirurgias anti -refluxo ( fundoplicatura e outros) podem ser uma opção para pacientes cujos sintomas não desaparecem com as mudanças de estilo de vida e medicamentos. Azia e outros sintomas devem melhorar após a cirurgia, mas você ainda pode precisar de tomar medicamentos para a azia. Há também novas terapias para o refluxo que podem ser realizadas através de um endoscópio (um tubo flexível introduzido através da boca para o estômago).
Prognóstico para o refluxo
A maioria das pessoas respondem às mudanças de estilo de vida e medicamentos. No entanto, muitos pacientes precisam continuar a tomar medicamentos para controlar os sintomas. O importante é um trabalho em conjunto com vários profissionais da saúde, começando por um gastroenterologista e passando por um bom nutricionista. Você deve ter consciência do refluxo como um reflexo da sua rotina.
Lembrando que a auto medicação pode atrapalhar um diagnóstico mais preciso pelo seu médico. Portanto, corra disso e busque o profissional para te ajudar.
Fonte: Saúde Melhor
Link: http://obesidade,refluxo,estilo de vida,medicamentos
#refluxo#nuttrisaude#obesidade#fumo#doençagastroesofágica#tosse
Nenhum comentário:
Postar um comentário