terça-feira, 15 de agosto de 2017

Como alguns alimentos e temperos podem ajudar na artrose!

As doenças degenerativas das articulações chegam a acometer 40% da população adulta acima dos 60 anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, sua importância pode ser demonstrada com dados fornecidos pela Previdência Social - o problema é responsável por 7,5% dos casos de afastamento do trabalho, a segunda causa de auxílio-doença e a quarta a determinar a aposentadoria.
Conhecida também por osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa, a osteoartrite é hoje a doença articular mais frequente nos idosos. Caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem articular e pode atingir qualquer articulação do corpo, com destaque para os joelhos, os quadris, a coluna e as mãos, representando de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de ortopedia e reumatologia.
"Notamos um aumento no número de pacientes com problemas articulares, o que pode levar à incapacitação do indivíduo. Problemas nas articulações limitam os movimentos e geram dor, o que prejudica as atividades físicas e sociais e diminui a qualidade de vida", explica Gustavo Constantino de Campos, doutor em ortopedia. "O tratamento de uma doença reumática varia conforme sua classificação. No entanto, um ponto comum é a utilização de anti-inflamatórios como medicação de primeira linha", explica a reumatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Elisa Terezinha Hacbarth Freire.
Tratamento pode ser encontrado na natureza


Alguns alimentos, como a cúrcuma, o gengibre, a chia, as frutas cítricas e as frutas vermelhas, além do ômega 3, têm a capacidade de controlar o nível inflamatório no corpo e aliviar as dores crônicas causadas pela artrite e artrose. Esses alimentos possuem compostos que ajudam a controlar o processo anti-inflamatório e melhorar a resistência, podendo ser usados tanto para a prevenção, quanto para o tratamento.
 
"Alguns compostos ajudam a melhorar a absorção dos medicamentos usados para o tratamento e a qualidade de vida", explica a nutricionista clínica Cacilda de Bortole Ribeiro. A dona de casa Sonia Regina Harumi Katsuta tem artrite e faz acompanhamento com um reumatologista. "A partir de agora, vou incluir todos esses alimentos no cardápio", garante. 

Suco verde com gengibre e banana
Ingredientes:
:: 1 folha de coube com o talo
:: 1 banana prata
:: Folhas de hortelã
:: 2 fatias de gengibre
:: 200ml de águadecoco
:: Mel a gosto
Preparo:
:: Bata tudo no liquidificador e tome imediatamente

Condimento anti-inflamatório
Ingredientes:
:: 1 colher (sopa) de gengibre em pó
:: 2 colheres (sopa) de cúrcuma ou açafrão em pó
:: 2 colheres (sopa) de gergelim torrado
Preparo:
:: Bata tudo no liquidificador e guarde em um recipiente de vidro.

CURA NA MESA

Cúrcuma
:: Porque faz bem: graças ao ativo curcumina, pode ajudar na dor da osteoartrite e melhorar a mobilidade
:: Como obter resultado: na raiz fresca, corte em fatias e refogue com arroz e vegetais. Em pó, adicione em sopas e saladas. Em temperos, faça sua própria combinação, usando a cúrcuma com cominho e coentro, por exemplo

Sementes de chia
:: Porque faz bem: boa fonte de ômega 3 (maior do que da linhaça e do salmão), ajuda a controlar a saciedade e é fonte de fibras, cálcio, magnésio, entre outros nutrientes
:: Como obter resultado: na forma de sementes, óleo e farinha. Adicione em saladas, sucos, sopas e mingaus

Sardinha
:: Porque faz bem: o óleo diminui processos inflamatórios e é excelente fonte de vitamina B12 e vitamina D, cálcio, entre outros nutrientes
:: Como obter resultado: na forma enlatada. Adicione em saladas e sanduíches 

Manjerona e orégano
:: Porque faz bem: possuem um composto (carvacrol) capaz de controlar o sistema imunológico, podendo ajudar a prevenir inflamações e proteger contra a artrite.
:: Como obter melhor resultado: frescas ou secas, incorporandoas em molhos de tomate, cobertura de pizza ou em folhas frescas em saladas

Gengibre
:: Porque faz bem: possui compostos anti-inflamatórios, bom para o sistema imunológico e tratamento de artrite
:: Como obter resultado: na raiz fresca, corte em fatias e adicione em vegetais refogados. No chá, ferva a raiz e adicione mel e limão. Em pó, polvilhe sobre frutas frescas ou batido com iogurte

Frutas vermelhas, frutas cítricas e brócolis
:: Porque faz bem: romã, melancia, morango e goiaba são alimentos com uma substância rica em propriedades anti-inflamatórias chamada antocianina. Já as frutas cítricas e o brócolis, pela presença da vitamina C
:: Como obter resultado: consumir frutas in natura ou em suco, e o brócolis, cozido

Cranberries
:: Porque faz bem: possui muitos antioxidantes. Pode nos proteger contra infecções urinárias e as que causam úlceras estomacais 
:: Como obter resultado: são muito ácidas, então, faça um mix com frutas secas. 
Fonte: Diário da região

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