sexta-feira, 23 de junho de 2017

Exercício ajuda muito a rejuvenescer!

Quanto mais exercício você faz, menor é o ritmo de envelhecimento do seu organismo. Isso é o que diz um estudo publicado no periódico Preventive Medicine após analisar o DNA de pessoas ativas e sedentárias.

Os pesquisadores examinaram, durante anos, os telômeros — estruturas que se formam nas extremidades dos cromossomos para prevenir o desgaste do material genético — de aproximadamente 6 mil pessoas. Toda vez que uma célula se replica em nosso organismo, os telômeros se encurtam, o que os transforma em ótimos indicadores de envelhecimento (já se sabe que pessoas com telômeros curtos têm uma expectativa de vida menor e correm um risco maior de desenvolver doenças crônicas).

Como foi o estudo

Os participantes registraram por um mês sua rotina de atividades físicas e a intensidade com a qual realizaram esses exercícios. Além disso, forneceram amostras de DNA. O resultado das análises mostrou que a diferença entre pessoas fisicamente ativas e sedentárias era o equivalente a nove anos de envelhecimento celular.
Mas o mais importante é que as pessoas mais jovens a nível celular eram aquelas que não só praticavam atividade física regularmente mas realizavam exercícios intensos e duradouros – cerca de 40 minutos de corrida, cinco dias por semana.
Os autores do estudo descobriram que atividades moderadas também proporcionam um efeito rejuvenescedor, mas não na mesma escala. O ideal é se exercitar de 150 a 200 minutos por semana com sessões longas de esforço.
Então, não existe mais motivo para deixar a malhação para outro dia, não é mesmo? Além de manter a forma, a academia agora é capaz de ajudá-la a parecer mais jovem.
Fonte:MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário