sexta-feira, 9 de junho de 2017

Como diminuir a retenção de líquidos

A retenção de líquidos é muitas vezes associada à celulite e ao excesso de peso, contudo, embora isso aconteça, o organismo tende a reter mais líquidos quando sente que os níveis de água estão muito baixos, ou quando se come alimentos com altas quantidades de sódio.

As mulheres são mais vulneráveis a esta situação - seja por culpa da menopausa, da gravidez, da menstruação ou do próprio organismo feminino - mas os homens não devem esquecer o problema, até porque a retenção de líquidos pode ser consequência de uma má alimentação, uma patologia ainda desconhecida ou até mesmo a ingestão insuficiente de água ao longo do dia.
Apesar de ser uma tarefa difícil, a luta contra a retenção de líquidos não tem de ser uma batalha perdida, pelo contrário. Como destaca o Desporte y Vida do jornal AS, existem alguns truques simples e eficazes para dizer 'adeus' à retenção de líquidos e a todas as consequências associadas a esta condição.
O primeiro passo é beber mais água. Na prática, a quantidade mínima deve ser dois litros por dia.
Limitar o consumo de sal é também importante, mas mais importante do que isso é olhar para o sal não apenas como o condimento que se usa na comida. Como lhe mostramos aqui, o sal (sódio) está presente na grande maioria dos alimentos que ingerimos no dia a dia, aumentando consideravelmente (ou até mesmo de forma desmedida) a ingestão deste nutriente.
Mas se é importante travar o consumo elevado de sal, é igualmente importante excluir o máximo possível o açúcar da alimentação.
Uma vez que a alimentação tem um papel determinante na prevenção e combate da retenção de líquidos, a aposta em alimentos ricos em potássio é sempre bem-vinda, pois este micronutriente é dos mais eficazes na hora de promover uma maior fluidez dos líquidos. O arando vermelho, a banana, o abacaxi, o pepino e a grapefruit são as opções mais indicadas.
Optar por não vestir calças muito justas é outra medida que deve ser tomada, assim como dizer 'não' ao sedentarismo e fazer do exercício físico uma rotina diária e um dos momentos mais apreciados do dia.
Por fim, destaca a publicação, uma outra forma de combater a retenção de líquidos é incluir ervas diuréticas na alimentação, como o dente de leão.
Fonte:MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário